A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriane Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carla Aparecida Spagnol, João Antonio Deconto, João Paulo Gomes de Carvalho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/65347
https://orcid.org/0000-0001-7552-5491
https://orcid.org/0000-0003-1588-2109
https://orcid.org/0000-0001-5545-506X
Resumo: Introdução: A residência em saúde se caracterizada por um tipo de educação em nível de pós-graduação lato sensu, realizado em instituições de saúde sob a orientação de profissionais qualificados (Nogueira-Martins et al., 2004). Trata-se de um ensino vital para a formação dos profissionais que tem como carga horária semanal 60 horas de dedicação, com pouco tempo para o descanso e muitas cobranças (Moreira et al., 2016, Guido et al., 2012, Asaiag et al., 2010). Essas condições podem trazer consequências negativas para a qualidade de vida do residente, conceituada neste trabalho como a percepção que o individuo tem de si mesmo. Problema de Pesquisa e Objetivo: Como se configura a qualidade de vida dos médicos residentes? Para responder a essa pergunta foi realizado um estudo de caso em um hospital geral localizado em Minas Gerais, tendo como objetivo geral analisar a influência do programa de residência médica na qualidade de vida dos profissionais. Espera-se que o estudo forneça subsídios para ações de melhoria na QV desses residentes e que aponte estratégias de mudança nos programas a fim de garantir melhores condições de aprendizagem (Lourenção, Moscardini, & Soler, 2010). Fundamentação Teórica: Estudos apontam que o ingresso nos cursos de medicina provoca fortes impactos no modo de vida dos acadêmicos, pelo fato de o processo de ensino-aprendizagem exigir intensa carga horária de estudo, em ambiente competitivo e estressante, no qual os estudantes devem lidar com a impossibilidade de dominar todo o conhecimento que necessitam (Vasconcelos et al., 2015). Além disso devem enfrentar o medo de cometer erros e a dificuldade de manter uma vida pessoal satisfatória (Mayer (2017). Metodologia: O método escolhido para a realização da pesquisa foi o estudo de caso único (Yin, 2001), com residentes médicos de um hospital de ensino federal localizado Minas Gerais. Para realizar as entrevistas utilizou-se os domínios do questionário WHOQOL-Bref como inspiração para a construção do roteiro (Figura 1) e elaboração das perguntas. A entrevista semiestruturada foi realizada com oito residentes no local de trabalho, com duração média de 30 minutos, gravadas e transcritas na íntegra. Análise dos Resultados: Os resultados mostram que os fatores associados à qualidade de vida que têm sido mais negativamente afetados pelo programa de residência em estudo são o sono, a qualidade do dormitório enquanto local de descanso durante os plantões, a falta de cuidado com a alimentação, a relação com o preceptor, tempo para o descanso e lazer e o baixo valor da bolsa de estudos. Como limitações do estudo destaca-se o tamanho da amostra e sugere-se a necessidade de aliar dados qualitativos e quantitativos na busca pela melhor compreensão do fenômeno. Conclusão: Os resultados mostram que os fatores associados à qualidade de vida que têm sido mais negativamente afetados pelo programa de residência em estudo são o sono, a qualidade do dormitório enquanto local de descanso durante os plantões, a falta de cuidado com a alimentação, a relação com o preceptor, tempo para o descanso e lazer e o baixo valor da bolsa de estudos. Como limitações do estudo destaca-se o tamanho da amostra e sugere-se a necessidade de aliar dados qualitativos e quantitativos na busca pela melhor compreensão do fenômeno.
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