A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/65347 https://orcid.org/0000-0001-7552-5491 https://orcid.org/0000-0003-1588-2109 https://orcid.org/0000-0001-5545-506X |
Resumo: | Introdução: A residência em saúde se caracterizada por um tipo de educação em nível de pós-graduação lato sensu, realizado em instituições de saúde sob a orientação de profissionais qualificados (Nogueira-Martins et al., 2004). Trata-se de um ensino vital para a formação dos profissionais que tem como carga horária semanal 60 horas de dedicação, com pouco tempo para o descanso e muitas cobranças (Moreira et al., 2016, Guido et al., 2012, Asaiag et al., 2010). Essas condições podem trazer consequências negativas para a qualidade de vida do residente, conceituada neste trabalho como a percepção que o individuo tem de si mesmo. Problema de Pesquisa e Objetivo: Como se configura a qualidade de vida dos médicos residentes? Para responder a essa pergunta foi realizado um estudo de caso em um hospital geral localizado em Minas Gerais, tendo como objetivo geral analisar a influência do programa de residência médica na qualidade de vida dos profissionais. Espera-se que o estudo forneça subsídios para ações de melhoria na QV desses residentes e que aponte estratégias de mudança nos programas a fim de garantir melhores condições de aprendizagem (Lourenção, Moscardini, & Soler, 2010). Fundamentação Teórica: Estudos apontam que o ingresso nos cursos de medicina provoca fortes impactos no modo de vida dos acadêmicos, pelo fato de o processo de ensino-aprendizagem exigir intensa carga horária de estudo, em ambiente competitivo e estressante, no qual os estudantes devem lidar com a impossibilidade de dominar todo o conhecimento que necessitam (Vasconcelos et al., 2015). Além disso devem enfrentar o medo de cometer erros e a dificuldade de manter uma vida pessoal satisfatória (Mayer (2017). Metodologia: O método escolhido para a realização da pesquisa foi o estudo de caso único (Yin, 2001), com residentes médicos de um hospital de ensino federal localizado Minas Gerais. Para realizar as entrevistas utilizou-se os domínios do questionário WHOQOL-Bref como inspiração para a construção do roteiro (Figura 1) e elaboração das perguntas. A entrevista semiestruturada foi realizada com oito residentes no local de trabalho, com duração média de 30 minutos, gravadas e transcritas na íntegra. Análise dos Resultados: Os resultados mostram que os fatores associados à qualidade de vida que têm sido mais negativamente afetados pelo programa de residência em estudo são o sono, a qualidade do dormitório enquanto local de descanso durante os plantões, a falta de cuidado com a alimentação, a relação com o preceptor, tempo para o descanso e lazer e o baixo valor da bolsa de estudos. Como limitações do estudo destaca-se o tamanho da amostra e sugere-se a necessidade de aliar dados qualitativos e quantitativos na busca pela melhor compreensão do fenômeno. Conclusão: Os resultados mostram que os fatores associados à qualidade de vida que têm sido mais negativamente afetados pelo programa de residência em estudo são o sono, a qualidade do dormitório enquanto local de descanso durante os plantões, a falta de cuidado com a alimentação, a relação com o preceptor, tempo para o descanso e lazer e o baixo valor da bolsa de estudos. Como limitações do estudo destaca-se o tamanho da amostra e sugere-se a necessidade de aliar dados qualitativos e quantitativos na busca pela melhor compreensão do fenômeno. |
id |
UFMG_ce8f59acca581caf138441b7985faf50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/65347 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federalResidênciaQualidade de vidaHospitalInternato e residênciaQualidade de vidaHospitais de ensinoIntrodução: A residência em saúde se caracterizada por um tipo de educação em nível de pós-graduação lato sensu, realizado em instituições de saúde sob a orientação de profissionais qualificados (Nogueira-Martins et al., 2004). Trata-se de um ensino vital para a formação dos profissionais que tem como carga horária semanal 60 horas de dedicação, com pouco tempo para o descanso e muitas cobranças (Moreira et al., 2016, Guido et al., 2012, Asaiag et al., 2010). Essas condições podem trazer consequências negativas para a qualidade de vida do residente, conceituada neste trabalho como a percepção que o individuo tem de si mesmo. Problema de Pesquisa e Objetivo: Como se configura a qualidade de vida dos médicos residentes? Para responder a essa pergunta foi realizado um estudo de caso em um hospital geral localizado em Minas Gerais, tendo como objetivo geral analisar a influência do programa de residência médica na qualidade de vida dos profissionais. Espera-se que o estudo forneça subsídios para ações de melhoria na QV desses residentes e que aponte estratégias de mudança nos programas a fim de garantir melhores condições de aprendizagem (Lourenção, Moscardini, & Soler, 2010). Fundamentação Teórica: Estudos apontam que o ingresso nos cursos de medicina provoca fortes impactos no modo de vida dos acadêmicos, pelo fato de o processo de ensino-aprendizagem exigir intensa carga horária de estudo, em ambiente competitivo e estressante, no qual os estudantes devem lidar com a impossibilidade de dominar todo o conhecimento que necessitam (Vasconcelos et al., 2015). Além disso devem enfrentar o medo de cometer erros e a dificuldade de manter uma vida pessoal satisfatória (Mayer (2017). Metodologia: O método escolhido para a realização da pesquisa foi o estudo de caso único (Yin, 2001), com residentes médicos de um hospital de ensino federal localizado Minas Gerais. Para realizar as entrevistas utilizou-se os domínios do questionário WHOQOL-Bref como inspiração para a construção do roteiro (Figura 1) e elaboração das perguntas. A entrevista semiestruturada foi realizada com oito residentes no local de trabalho, com duração média de 30 minutos, gravadas e transcritas na íntegra. Análise dos Resultados: Os resultados mostram que os fatores associados à qualidade de vida que têm sido mais negativamente afetados pelo programa de residência em estudo são o sono, a qualidade do dormitório enquanto local de descanso durante os plantões, a falta de cuidado com a alimentação, a relação com o preceptor, tempo para o descanso e lazer e o baixo valor da bolsa de estudos. Como limitações do estudo destaca-se o tamanho da amostra e sugere-se a necessidade de aliar dados qualitativos e quantitativos na busca pela melhor compreensão do fenômeno. Conclusão: Os resultados mostram que os fatores associados à qualidade de vida que têm sido mais negativamente afetados pelo programa de residência em estudo são o sono, a qualidade do dormitório enquanto local de descanso durante os plantões, a falta de cuidado com a alimentação, a relação com o preceptor, tempo para o descanso e lazer e o baixo valor da bolsa de estudos. Como limitações do estudo destaca-se o tamanho da amostra e sugere-se a necessidade de aliar dados qualitativos e quantitativos na busca pela melhor compreensão do fenômeno.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMUFMG2024-03-05T19:25:23Z2024-03-05T19:25:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2177-38661http://hdl.handle.net/1843/65347https://orcid.org/0000-0001-7552-5491https://orcid.org/0000-0003-1588-2109https://orcid.org/0000-0001-5545-506XporSeminários em administração (SEMEAD)Adriane VieiraCarla Aparecida SpagnolJoão Antonio DecontoJoão Paulo Gomes de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-03-05T19:25:23Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/65347Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-03-05T19:25:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal |
title |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal |
spellingShingle |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal Adriane Vieira Residência Qualidade de vida Hospital Internato e residência Qualidade de vida Hospitais de ensino |
title_short |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal |
title_full |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal |
title_fullStr |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal |
title_full_unstemmed |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal |
title_sort |
A residência médica em análise: um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de residentes de um hospital de ensino federal |
author |
Adriane Vieira |
author_facet |
Adriane Vieira Carla Aparecida Spagnol João Antonio Deconto João Paulo Gomes de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Carla Aparecida Spagnol João Antonio Deconto João Paulo Gomes de Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adriane Vieira Carla Aparecida Spagnol João Antonio Deconto João Paulo Gomes de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Qualidade de vida Hospital Internato e residência Qualidade de vida Hospitais de ensino |
topic |
Residência Qualidade de vida Hospital Internato e residência Qualidade de vida Hospitais de ensino |
description |
Introdução: A residência em saúde se caracterizada por um tipo de educação em nível de pós-graduação lato sensu, realizado em instituições de saúde sob a orientação de profissionais qualificados (Nogueira-Martins et al., 2004). Trata-se de um ensino vital para a formação dos profissionais que tem como carga horária semanal 60 horas de dedicação, com pouco tempo para o descanso e muitas cobranças (Moreira et al., 2016, Guido et al., 2012, Asaiag et al., 2010). Essas condições podem trazer consequências negativas para a qualidade de vida do residente, conceituada neste trabalho como a percepção que o individuo tem de si mesmo. Problema de Pesquisa e Objetivo: Como se configura a qualidade de vida dos médicos residentes? Para responder a essa pergunta foi realizado um estudo de caso em um hospital geral localizado em Minas Gerais, tendo como objetivo geral analisar a influência do programa de residência médica na qualidade de vida dos profissionais. Espera-se que o estudo forneça subsídios para ações de melhoria na QV desses residentes e que aponte estratégias de mudança nos programas a fim de garantir melhores condições de aprendizagem (Lourenção, Moscardini, & Soler, 2010). Fundamentação Teórica: Estudos apontam que o ingresso nos cursos de medicina provoca fortes impactos no modo de vida dos acadêmicos, pelo fato de o processo de ensino-aprendizagem exigir intensa carga horária de estudo, em ambiente competitivo e estressante, no qual os estudantes devem lidar com a impossibilidade de dominar todo o conhecimento que necessitam (Vasconcelos et al., 2015). Além disso devem enfrentar o medo de cometer erros e a dificuldade de manter uma vida pessoal satisfatória (Mayer (2017). Metodologia: O método escolhido para a realização da pesquisa foi o estudo de caso único (Yin, 2001), com residentes médicos de um hospital de ensino federal localizado Minas Gerais. Para realizar as entrevistas utilizou-se os domínios do questionário WHOQOL-Bref como inspiração para a construção do roteiro (Figura 1) e elaboração das perguntas. A entrevista semiestruturada foi realizada com oito residentes no local de trabalho, com duração média de 30 minutos, gravadas e transcritas na íntegra. Análise dos Resultados: Os resultados mostram que os fatores associados à qualidade de vida que têm sido mais negativamente afetados pelo programa de residência em estudo são o sono, a qualidade do dormitório enquanto local de descanso durante os plantões, a falta de cuidado com a alimentação, a relação com o preceptor, tempo para o descanso e lazer e o baixo valor da bolsa de estudos. Como limitações do estudo destaca-se o tamanho da amostra e sugere-se a necessidade de aliar dados qualitativos e quantitativos na busca pela melhor compreensão do fenômeno. Conclusão: Os resultados mostram que os fatores associados à qualidade de vida que têm sido mais negativamente afetados pelo programa de residência em estudo são o sono, a qualidade do dormitório enquanto local de descanso durante os plantões, a falta de cuidado com a alimentação, a relação com o preceptor, tempo para o descanso e lazer e o baixo valor da bolsa de estudos. Como limitações do estudo destaca-se o tamanho da amostra e sugere-se a necessidade de aliar dados qualitativos e quantitativos na busca pela melhor compreensão do fenômeno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-03-05T19:25:23Z 2024-03-05T19:25:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2177-3866 1 http://hdl.handle.net/1843/65347 https://orcid.org/0000-0001-7552-5491 https://orcid.org/0000-0003-1588-2109 https://orcid.org/0000-0001-5545-506X |
identifier_str_mv |
2177-3866 1 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/65347 https://orcid.org/0000-0001-7552-5491 https://orcid.org/0000-0003-1588-2109 https://orcid.org/0000-0001-5545-506X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Seminários em administração (SEMEAD) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248281487015936 |