Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S
Resumo: Esta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico.
id UFMG_cea14414cd2bcfe024442882fcd1d614
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-899G5S
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Reinaldo Martiniano MarquesEneida Maria de SouzaWander Melo MirandaMelânia Silva de AguiarÂngela Maria DiasRaquel Beatriz Junqueira Guimaraes2019-08-11T09:39:58Z2019-08-11T09:39:58Z2010-09-10http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5SEsta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura comparada Brasileira e européiaLiteratura FilosofiaMimese na literaturaLiteratura comparada Européia e brasileiraRamos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretaçãoNava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretaçãoLeitores Reação críticaCanon (Literatura)Criação (Literária, artística, etc)Memória na literaturaLeituraMemóriaLeitoLiteratura BrasileiraRastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdfapplication/pdf2431031https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/1/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf89902b9ed71822aca19bb5426cf325e7MD51TEXTrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txtrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txtExtracted texttext/plain435106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/2/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txt69070b4e6ac5c2add140afeca54e04efMD521843/ECAP-899G5S2019-11-14 06:06:16.045oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-899G5SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:06:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
title Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
spellingShingle Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes
Leitura
Memória
Leito
Literatura Brasileira
Literatura comparada Brasileira e européia
Literatura Filosofia
Mimese na literatura
Literatura comparada Européia e brasileira
Ramos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretação
Nava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretação
Leitores Reação crítica
Canon (Literatura)
Criação (Literária, artística, etc)
Memória na literatura
title_short Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
title_full Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
title_fullStr Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
title_full_unstemmed Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
title_sort Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
author Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes
author_facet Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reinaldo Martiniano Marques
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eneida Maria de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wander Melo Miranda
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Melânia Silva de Aguiar
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ângela Maria Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes
contributor_str_mv Reinaldo Martiniano Marques
Eneida Maria de Souza
Wander Melo Miranda
Melânia Silva de Aguiar
Ângela Maria Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Memória
Leito
Literatura Brasileira
topic Leitura
Memória
Leito
Literatura Brasileira
Literatura comparada Brasileira e européia
Literatura Filosofia
Mimese na literatura
Literatura comparada Européia e brasileira
Ramos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretação
Nava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretação
Leitores Reação crítica
Canon (Literatura)
Criação (Literária, artística, etc)
Memória na literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Literatura comparada Brasileira e européia
Literatura Filosofia
Mimese na literatura
Literatura comparada Européia e brasileira
Ramos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretação
Nava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretação
Leitores Reação crítica
Canon (Literatura)
Criação (Literária, artística, etc)
Memória na literatura
description Esta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T09:39:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T09:39:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/1/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/2/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 89902b9ed71822aca19bb5426cf325e7
69070b4e6ac5c2add140afeca54e04ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589448143732736