Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S |
Resumo: | Esta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico. |
id |
UFMG_cea14414cd2bcfe024442882fcd1d614 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-899G5S |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Reinaldo Martiniano MarquesEneida Maria de SouzaWander Melo MirandaMelânia Silva de AguiarÂngela Maria DiasRaquel Beatriz Junqueira Guimaraes2019-08-11T09:39:58Z2019-08-11T09:39:58Z2010-09-10http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5SEsta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura comparada Brasileira e européiaLiteratura FilosofiaMimese na literaturaLiteratura comparada Européia e brasileiraRamos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretaçãoNava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretaçãoLeitores Reação críticaCanon (Literatura)Criação (Literária, artística, etc)Memória na literaturaLeituraMemóriaLeitoLiteratura BrasileiraRastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdfapplication/pdf2431031https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/1/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf89902b9ed71822aca19bb5426cf325e7MD51TEXTrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txtrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txtExtracted texttext/plain435106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/2/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txt69070b4e6ac5c2add140afeca54e04efMD521843/ECAP-899G5S2019-11-14 06:06:16.045oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-899G5SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:06:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos |
title |
Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos |
spellingShingle |
Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes Leitura Memória Leito Literatura Brasileira Literatura comparada Brasileira e européia Literatura Filosofia Mimese na literatura Literatura comparada Européia e brasileira Ramos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretação Nava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretação Leitores Reação crítica Canon (Literatura) Criação (Literária, artística, etc) Memória na literatura |
title_short |
Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos |
title_full |
Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos |
title_fullStr |
Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos |
title_full_unstemmed |
Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos |
title_sort |
Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos |
author |
Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes |
author_facet |
Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reinaldo Martiniano Marques |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eneida Maria de Souza |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Wander Melo Miranda |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Melânia Silva de Aguiar |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ângela Maria Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes |
contributor_str_mv |
Reinaldo Martiniano Marques Eneida Maria de Souza Wander Melo Miranda Melânia Silva de Aguiar Ângela Maria Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Memória Leito Literatura Brasileira |
topic |
Leitura Memória Leito Literatura Brasileira Literatura comparada Brasileira e européia Literatura Filosofia Mimese na literatura Literatura comparada Européia e brasileira Ramos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretação Nava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretação Leitores Reação crítica Canon (Literatura) Criação (Literária, artística, etc) Memória na literatura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura comparada Brasileira e européia Literatura Filosofia Mimese na literatura Literatura comparada Européia e brasileira Ramos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretação Nava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretação Leitores Reação crítica Canon (Literatura) Criação (Literária, artística, etc) Memória na literatura |
description |
Esta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-09-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T09:39:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T09:39:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/1/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/2/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89902b9ed71822aca19bb5426cf325e7 69070b4e6ac5c2add140afeca54e04ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589448143732736 |