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Reinaldo Martiniano MarquesEneida Maria de SouzaWander Melo MirandaMelânia Silva de AguiarÂngela Maria DiasRaquel Beatriz Junqueira Guimaraes2019-08-11T09:39:58Z2019-08-11T09:39:58Z2010-09-10http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5SEsta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura comparada Brasileira e européiaLiteratura FilosofiaMimese na literaturaLiteratura comparada Européia e brasileiraRamos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretaçãoNava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretaçãoLeitores Reação críticaCanon (Literatura)Criação (Literária, artística, etc)Memória na literaturaLeituraMemóriaLeitoLiteratura BrasileiraRastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdfapplication/pdf2431031https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/1/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf89902b9ed71822aca19bb5426cf325e7MD51TEXTrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txtrastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txtExtracted texttext/plain435106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-899G5S/2/rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf.txt69070b4e6ac5c2add140afeca54e04efMD521843/ECAP-899G5S2019-11-14 06:06:16.045oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-899G5SRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:06:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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