Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macae Maria Evaristo dos Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2
Resumo: O estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena.
id UFMG_ceaa6aa3ba7f12d02d1c2e51202c9c7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85TPT2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Maria Rabelo GomesLucia Helena Alvarez LeiteLuciola Licinio de C P SantosMacae Maria Evaristo dos Santos2019-08-12T04:01:02Z2019-08-12T04:01:02Z2006-09-25http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2O estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas XacriabáPráticas instituintes de gestão das escolas Xacriabáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000616.pdfapplication/pdf5866291https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TPT2/1/1000000616.pdff11f81c8aa12ccf645ccd372fc41a2bcMD51TEXT1000000616.pdf.txt1000000616.pdf.txtExtracted texttext/plain328070https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TPT2/2/1000000616.pdf.txt8c5faa619b28521d60e241f4c133e592MD521843/FAEC-85TPT22019-11-14 11:24:00.221oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85TPT2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
title Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
spellingShingle Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
Macae Maria Evaristo dos Santos
Escolas Xacriabá
Educação
title_short Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
title_full Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
title_fullStr Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
title_full_unstemmed Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
title_sort Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
author Macae Maria Evaristo dos Santos
author_facet Macae Maria Evaristo dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucia Helena Alvarez Leite
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciola Licinio de C P Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Macae Maria Evaristo dos Santos
contributor_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
Lucia Helena Alvarez Leite
Luciola Licinio de C P Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Xacriabá
topic Escolas Xacriabá
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
description O estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T04:01:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T04:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TPT2/1/1000000616.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TPT2/2/1000000616.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f11f81c8aa12ccf645ccd372fc41a2bc
8c5faa619b28521d60e241f4c133e592
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589487703359488