Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2 |
Resumo: | O estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena. |
id |
UFMG_ceaa6aa3ba7f12d02d1c2e51202c9c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85TPT2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Maria Rabelo GomesLucia Helena Alvarez LeiteLuciola Licinio de C P SantosMacae Maria Evaristo dos Santos2019-08-12T04:01:02Z2019-08-12T04:01:02Z2006-09-25http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2O estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas XacriabáPráticas instituintes de gestão das escolas Xacriabáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000616.pdfapplication/pdf5866291https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TPT2/1/1000000616.pdff11f81c8aa12ccf645ccd372fc41a2bcMD51TEXT1000000616.pdf.txt1000000616.pdf.txtExtracted texttext/plain328070https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TPT2/2/1000000616.pdf.txt8c5faa619b28521d60e241f4c133e592MD521843/FAEC-85TPT22019-11-14 11:24:00.221oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85TPT2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
title |
Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
spellingShingle |
Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá Macae Maria Evaristo dos Santos Escolas Xacriabá Educação |
title_short |
Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
title_full |
Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
title_fullStr |
Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
title_full_unstemmed |
Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
title_sort |
Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
author |
Macae Maria Evaristo dos Santos |
author_facet |
Macae Maria Evaristo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Maria Rabelo Gomes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lucia Helena Alvarez Leite |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciola Licinio de C P Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macae Maria Evaristo dos Santos |
contributor_str_mv |
Ana Maria Rabelo Gomes Lucia Helena Alvarez Leite Luciola Licinio de C P Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Xacriabá |
topic |
Escolas Xacriabá Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação |
description |
O estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-09-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T04:01:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T04:01:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TPT2/1/1000000616.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TPT2/2/1000000616.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f11f81c8aa12ccf645ccd372fc41a2bc 8c5faa619b28521d60e241f4c133e592 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589487703359488 |