Variações sobre o mesmo tonto: o herói cômico e a construção dramatúrgica do humor no cinema de Francis Veber
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8JYGUS |
Resumo: | Esta pesquisa aventura-se num campo bastante popular entre o público cinematográfico, mas menos valorizado por teóricos e críticos de arte a comédia, especialmente o filme cômico e tem como corpus a obra de um artista pouco estudado, mesmo entre os especialistas da área de Cinema e em seu próprio país: o francês Francis Veber, veterano que já roteirizou mais de 30 filmes e dirigiu 12.O duplo objetivo da pesquisa foi contribuir para a discussão do cinema de entretenimento, sobretudo em seu aspecto dramatúrgico e, ao mesmo tempo, lançar mais luzes sobre a obra de Veber, artista que demonstra habilidade em lidar com a construção da narrativa humorística, com os vários tipos de comicidade e que em muitos momentos ultrapassa os cânones da comédia. Dessa forma, procurou-se conciliar o estudo do chamado cinema de gênero (no caso, a comédia) e do cinema de autor (buscando as marcas estilísticas do cineasta), valorizando o diálogo entre estes dois campos e não os tratando como divergentes. Para isso, partiu-se de três eixos conceituais: a caracterização do herói cômico em suas várias manifestações; a estrutura da narrativa cômica no cinema; e as diversas formas de comicidade: burlesca, de situação, satírica, paródica e verbal,sempre as relacionando com a produção de Francis Veber. Além disso, foram estudadas duas características da filmografia de Veber, mais especificamente na chamada Saga Pignon: sua peculiar estratégia de casting ao longo desta série de filmes, e também a transformação de François Pignon de personagem em meta-personagem.Essas reflexões podem auxiliar no estudo de filmes e na elaboração de roteiros cinematográficos que levem em conta a comicidade e/ou o envolvimento do espectador na construção do discurso fílmico. |
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Ana Lucia Menezes de AndradeThiago SoaresNisio Antonio Teixeira FerreiraHeitor Capuzzo FilhoMariana de Lima e MunizLeonardo Antunes Cunha2019-08-11T18:35:25Z2019-08-11T18:35:25Z2011-06-20http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8JYGUSEsta pesquisa aventura-se num campo bastante popular entre o público cinematográfico, mas menos valorizado por teóricos e críticos de arte a comédia, especialmente o filme cômico e tem como corpus a obra de um artista pouco estudado, mesmo entre os especialistas da área de Cinema e em seu próprio país: o francês Francis Veber, veterano que já roteirizou mais de 30 filmes e dirigiu 12.O duplo objetivo da pesquisa foi contribuir para a discussão do cinema de entretenimento, sobretudo em seu aspecto dramatúrgico e, ao mesmo tempo, lançar mais luzes sobre a obra de Veber, artista que demonstra habilidade em lidar com a construção da narrativa humorística, com os vários tipos de comicidade e que em muitos momentos ultrapassa os cânones da comédia. Dessa forma, procurou-se conciliar o estudo do chamado cinema de gênero (no caso, a comédia) e do cinema de autor (buscando as marcas estilísticas do cineasta), valorizando o diálogo entre estes dois campos e não os tratando como divergentes. Para isso, partiu-se de três eixos conceituais: a caracterização do herói cômico em suas várias manifestações; a estrutura da narrativa cômica no cinema; e as diversas formas de comicidade: burlesca, de situação, satírica, paródica e verbal,sempre as relacionando com a produção de Francis Veber. Além disso, foram estudadas duas características da filmografia de Veber, mais especificamente na chamada Saga Pignon: sua peculiar estratégia de casting ao longo desta série de filmes, e também a transformação de François Pignon de personagem em meta-personagem.Essas reflexões podem auxiliar no estudo de filmes e na elaboração de roteiros cinematográficos que levem em conta a comicidade e/ou o envolvimento do espectador na construção do discurso fílmico.This research ventures into a field that is very popular among movie audiences but not as highly valued in cinema studies: film comedy. Its chosen corpus encloses films written and directed by an artist that is also scarcely studied, even among experts in the field of Cinema and even in his own country: Francis Veber, the French veteran who has written over 30 films and directed 12.The dual purpose of the research is to contribute to the discussion of cinema as entertainment, mainly in its dramaturgical aspect, and also to shed more light on the work of Veber, an artist who shows ability on dealing with the construction of humorous narratives and on blending various types of comicality, and one that often excels the canons of comedy. Therefore, the research intends to combine the study of so-called "genre cinema" (comedy, in this case) and "auteur cinema" (by seeking the stylistic traits of the filmmaker), valuing the dialogue between these two fields and not treating as divergent. To this end, it follows three conceptual axes: the characterization of the comic hero in its various manifestations; the narrative structures in film comedy; and the various forms of comicality (burlesque, situational, satirical, parodic and verbal), all the while linking these axes with Vebers films. Next the research studies two specific traits in Vebers oeuvre, notably in the so-called "Pignon Saga": his peculiar strategy of casting throughout the saga,and also the transformation of François Pignon from character to meta-character.These reflections may help in the study or development of screenplays that take comicality into account and that value the involvement of the spectator in the construction of film discourse.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVeber, Francis, 1937- Critica e interpretaçãoNarrativa no cinemaComediaComédias cinematográficasCinemacomédiacinemanarrativaFrancis VeberVariações sobre o mesmo tonto: o herói cômico e a construção dramatúrgica do humor no cinema de Francis Veberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_leonardo_cunha_ufmg.pdfapplication/pdf19276490https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8JYGUS/1/tese_leonardo_cunha_ufmg.pdf21aefae6755661e192ba7fd8ca5e74acMD51TEXTtese_leonardo_cunha_ufmg.pdf.txttese_leonardo_cunha_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain645671https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8JYGUS/2/tese_leonardo_cunha_ufmg.pdf.txt30821c1f1bfa329230f46bb03470c000MD521843/JSSS-8JYGUS2019-11-14 06:39:27.189oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8JYGUSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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