Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Luisa de Castro Coimbra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31005
Resumo: This research traces the filmography of a Bahia’s director Alexandre Robatto Filho with the objective of noting how people appear in the images and how different cinematographic treatments are operated for these apparitions to happen. We understand that his films, whether by order for others or personal produtions, have put images and imaginaries about Bahia, but especially of his people, helping to forge through the cinema a kind of inonlyventory of popular figures, even when the primordial intention was not to portray them. This presences on screen - that shines or flashes - emanate a power leading not to a critical and analytical look at the work of Alexandre Robatto Filho, since, from these apparitions, we put in dialogue other works cinematographic and visual.
id UFMG_cf407542c536f8aa5b26a3aa7d9a6746
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31005
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povosAlexandre Robatto FilhoCinemaPovosBahiaHistóriaDiretores e produtores de cinema - BrasilCinema - BahiaRobatto Filho, AlexandreThis research traces the filmography of a Bahia’s director Alexandre Robatto Filho with the objective of noting how people appear in the images and how different cinematographic treatments are operated for these apparitions to happen. We understand that his films, whether by order for others or personal produtions, have put images and imaginaries about Bahia, but especially of his people, helping to forge through the cinema a kind of inonlyventory of popular figures, even when the primordial intention was not to portray them. This presences on screen - that shines or flashes - emanate a power leading not to a critical and analytical look at the work of Alexandre Robatto Filho, since, from these apparitions, we put in dialogue other works cinematographic and visual.Esta pesquisa percorre a filmografia do realizador baiano Alexandre Robatto Filho com o objetivo de notar como os povos aparecem nas imagens e como se operam diferentes tratamentos cinematográficos para que essas aparições aconteçam. Compreendemos que seus filmes, sejam os de encomenda ou os autorais, colocaram em cena imagens e imaginários sobre a Bahia, mas, sobretudo de seu povo, contribuindo para forjar, pelo cinema, uma espécie de inventário das figuras populares, mesmo quando o intuito primordial não era retratá-las. As presenças em tela – que resplandecem ou lampejam – emanam uma potência conduzindo-nos não somente para uma mirada crítica e analítica à obra de Alexandre Robatto Filho, uma vez que, a partir dessas aparições, colocamos em diálogo outras obras cinematográficas e visuais.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGLuiz Roberto Pinto Nazáriohttp://lattes.cnpq.br/6941387272802380Izabel de Fátima Cruz MeloGlaura Aparecida Siqueira Cardoso ValeEduardo Antonio de JesusAna Luisa de Castro Coimbra2019-11-18T15:21:28Z2019-11-18T15:21:28Z2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/31005porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-02-19T10:07:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/31005Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-02-19T10:07:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos
title Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos
spellingShingle Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos
Ana Luisa de Castro Coimbra
Alexandre Robatto Filho
Cinema
Povos
Bahia
História
Diretores e produtores de cinema - Brasil
Cinema - Bahia
Robatto Filho, Alexandre
title_short Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos
title_full Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos
title_fullStr Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos
title_full_unstemmed Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos
title_sort Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povos
author Ana Luisa de Castro Coimbra
author_facet Ana Luisa de Castro Coimbra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luiz Roberto Pinto Nazário
http://lattes.cnpq.br/6941387272802380
Izabel de Fátima Cruz Melo
Glaura Aparecida Siqueira Cardoso Vale
Eduardo Antonio de Jesus
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Luisa de Castro Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Alexandre Robatto Filho
Cinema
Povos
Bahia
História
Diretores e produtores de cinema - Brasil
Cinema - Bahia
Robatto Filho, Alexandre
topic Alexandre Robatto Filho
Cinema
Povos
Bahia
História
Diretores e produtores de cinema - Brasil
Cinema - Bahia
Robatto Filho, Alexandre
description This research traces the filmography of a Bahia’s director Alexandre Robatto Filho with the objective of noting how people appear in the images and how different cinematographic treatments are operated for these apparitions to happen. We understand that his films, whether by order for others or personal produtions, have put images and imaginaries about Bahia, but especially of his people, helping to forge through the cinema a kind of inonlyventory of popular figures, even when the primordial intention was not to portray them. This presences on screen - that shines or flashes - emanate a power leading not to a critical and analytical look at the work of Alexandre Robatto Filho, since, from these apparitions, we put in dialogue other works cinematographic and visual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T15:21:28Z
2019-11-18T15:21:28Z
2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31005
url http://hdl.handle.net/1843/31005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829597791027200