Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
Texto Completo: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/904
Resumo: Considerando a controversa imagem de Alexandre, o Grande, que recebemos por meio dos textos da Antiguidade, não é de se espantar que sua representação no cinema seja também muito variada e complexa. O mais antigo e menos conhecido dos filmes sobre ele é Sikandar (1941, Índia), de Sohrab Modi, obra interessante não apenas porque a personagem é vista pela perspectiva dos conquistados, mas pela presença muito significativa de Aristóteles e Roxana. Posteriormente, sua história foi levada à tela nos filmes Alexandre o Grande (1956), de Robert Rossen, e Alexandre (2004), de Oliver Stone. Meu objetivo, neste artigo, é o de analisar aspectos desses três filmes, comparativamente, com atenção às imagens de Aristóteles, a fim de compreender como a presença do filósofo é retratada e alinhada à construção da imagem do rei macedônio.
id SBEC_0a3b9a983f93770a8574a712d0fe297f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/904
network_acronym_str SBEC
network_name_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository_id_str
spelling Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e StoneAlexandreAristótelesestudos de recepçãocinema.Considerando a controversa imagem de Alexandre, o Grande, que recebemos por meio dos textos da Antiguidade, não é de se espantar que sua representação no cinema seja também muito variada e complexa. O mais antigo e menos conhecido dos filmes sobre ele é Sikandar (1941, Índia), de Sohrab Modi, obra interessante não apenas porque a personagem é vista pela perspectiva dos conquistados, mas pela presença muito significativa de Aristóteles e Roxana. Posteriormente, sua história foi levada à tela nos filmes Alexandre o Grande (1956), de Robert Rossen, e Alexandre (2004), de Oliver Stone. Meu objetivo, neste artigo, é o de analisar aspectos desses três filmes, comparativamente, com atenção às imagens de Aristóteles, a fim de compreender como a presença do filósofo é retratada e alinhada à construção da imagem do rei macedônio.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)2020-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/90410.24277/classica.v33i1.904Classica; Vol. 33 No. 1 (2020); 245-276Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 33 n. 1 (2020); 245-2762176-64360103-431610.24277/classica.v33i1reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/904/793Copyright (c) 2020 Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira2020-06-15T20:42:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/904Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2020-06-15T20:42:52Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone
title Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone
spellingShingle Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone
Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira
Alexandre
Aristóteles
estudos de recepção
cinema.
title_short Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone
title_full Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone
title_fullStr Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone
title_full_unstemmed Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone
title_sort Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone
author Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira
author_facet Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Alexandre
Aristóteles
estudos de recepção
cinema.
topic Alexandre
Aristóteles
estudos de recepção
cinema.
description Considerando a controversa imagem de Alexandre, o Grande, que recebemos por meio dos textos da Antiguidade, não é de se espantar que sua representação no cinema seja também muito variada e complexa. O mais antigo e menos conhecido dos filmes sobre ele é Sikandar (1941, Índia), de Sohrab Modi, obra interessante não apenas porque a personagem é vista pela perspectiva dos conquistados, mas pela presença muito significativa de Aristóteles e Roxana. Posteriormente, sua história foi levada à tela nos filmes Alexandre o Grande (1956), de Robert Rossen, e Alexandre (2004), de Oliver Stone. Meu objetivo, neste artigo, é o de analisar aspectos desses três filmes, comparativamente, com atenção às imagens de Aristóteles, a fim de compreender como a presença do filósofo é retratada e alinhada à construção da imagem do rei macedônio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/904
10.24277/classica.v33i1.904
url https://revista.classica.org.br/classica/article/view/904
identifier_str_mv 10.24277/classica.v33i1.904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/904/793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
dc.source.none.fl_str_mv Classica; Vol. 33 No. 1 (2020); 245-276
Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 33 n. 1 (2020); 245-276
2176-6436
0103-4316
10.24277/classica.v33i1
reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron:SBEC
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron_str SBEC
institution SBEC
reponame_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
collection Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository.name.fl_str_mv Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
repository.mail.fl_str_mv editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br
_version_ 1797239839886671872