Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_cf9f91a4210b1ba35cdf1786d8202a72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBP4A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Claudia Starling BoscoJanine Rocha Ribeiro2019-08-12T13:53:46Z2019-08-12T13:53:46Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP4AAs rodas de conversa fazem parte de uma prática pedagógica recorrente na educação infantil. Elas são de cunho filosófico e têm a finalidade de promover o desenvolvimento da oralidade, além de proporcionar e uma maior interação das crianças com as práticas de discussão de diversos temas. A filosofia para crianças, apesar de já existir há algum tempo, ainda é pouco utilizada na educação infantil. Este trabalho tem por objetivo discutir uma proposta de trabalho com temas filosóficos nas rodas de conversa, enfatizando o desenvolvimento da oralidade e apresentando, em linhas gerais, o que seria filosofia para crianças. Para isso, foram utilizados como referencial teórico os estudos de Ronald Reed (1996), considerado um dos fundadores da Filosofia para Crianças. Sua teoria decorre de uma concepção que tem clareza em seus fundamentos e privilegia a Educação para o Pensar. Foram utilizados os estudos de Soares (2003, 2004 e 2005), de Marcuschi (2007) e de outros pesquisadores que enfatizam a importância do trabalho com a oralidade como uma prática de letramento. Também utilizamos os estudos socio-históricos de Vygotsky (1998) sobre a linguagem e a interação social. Os resultados apontam que a roda de conversa em uma discussão filosófica favorece a autonomia e o desenvolvimento da oralidade, possibilitando às crianças ampliar suas visões sobre o mundo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFilosofia  Estudo e ensinoEducação pre-escolarRoda de ConversaEducação InfantilFilosofiaOralidadeTemas filosóficos nas rodas de conversa na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_final.pdfapplication/pdf1392012https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBP4A/1/acpp_final.pdfba889193198ab47f839f5e72a85b019cMD51TEXTacpp_final.pdf.txtacpp_final.pdf.txtExtracted texttext/plain68921https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBP4A/2/acpp_final.pdf.txtc61dbbbd7a44060ebe23fa58859714ccMD521843/VRNS-9NBP4A2019-11-14 18:03:20.882oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBP4ARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:03:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547532971671552