Livros de Psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos - Mário Casassanta (1927)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQJQR |
Resumo: | A segunda década do século XX conta com uma interessante produção de livros voltados para a Educação e formação docente. Trata-se de um momento em que a Psicologia será apontada como uma das principais ciências capazes de contribuir para o melhoramento dos conhecimentos educacionais. Assim, analisar a indicação de livros de Psicologia para aformação de professores contribui para a compreensão dos processos de desenvolvimento da Educação e Psicologia como campos de produção científica. O objetivo desta pesquisa é analisar o conjunto de referências bibliográficas indicado na reforma educacional conhecidacomo Reforma Francisco Campos-Mário Casasanta em Minas Gerais no ano de 1927, para a formação de professores na disciplina de Psicologia do segundo ano do curso de Adaptação da Escola Normal de Belo Horizonte. Assim, identificamos quais eram as referências bibliográficas de Psicologia indicadas pela lei da reforma para a formação de professores nas escolas normais; analisando, por meio destas referências, que saberes de Psicologia foram propostos para a formação dos professores mineiros, compreendendo de que modo o Estado mineiro adotou estas referências como uma estratégia indispensável para a formação dos professores no âmbito da Reforma. Por meio de um estudo historiográfico, analisou-se como fontes documentais, o texto do decreto/lei nº 8225 de 1928 que orienta os programas de ensino do curso normal no Estado mineiro, elaborado a partir da reforma educacional de 1927, texto que indica a lista dos livros/referências bibliográficas a serem adotados na disciplina de Psicologia, dos quais analisamos seu sumário com o propósito de verificar que saberes deveriam vigorar no âmbito da reforma e se apresentar como auxiliares para a Educação. E em conjunto, analisou-se a Revista do Ensino de Minas Gerais, especificamenteos textos que trabalham temas relacionados à Psicologia da época; verificando um panorama conjuntural de como esta ciência foi se tornando parte do cotidiano dos agentes educacionais mineiros. Utilizou-se como suporte teórico para a realização da análise, os conceitos de "estratégia" de Michel de Certeau e de "coletivo de pensamento" e "estilo de pensamento" de Ludwik Fleck; buscando compreender quais foram os grupos envolvidos no processo deseleção das referências bibliográficas. Concluindo assim, que o governo mineiro por meio dos livros e saberes da Psicologia, voltado para a formação de professores realiza uma estratégia política visando escolher uma orientação psicológica para a educação no Estado; afirmando-se os conhecimentos do Instituto Jean-Jacques Rousseau por meio de Helena Antipoff. |
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O objetivo desta pesquisa é analisar o conjunto de referências bibliográficas indicado na reforma educacional conhecidacomo Reforma Francisco Campos-Mário Casasanta em Minas Gerais no ano de 1927, para a formação de professores na disciplina de Psicologia do segundo ano do curso de Adaptação da Escola Normal de Belo Horizonte. Assim, identificamos quais eram as referências bibliográficas de Psicologia indicadas pela lei da reforma para a formação de professores nas escolas normais; analisando, por meio destas referências, que saberes de Psicologia foram propostos para a formação dos professores mineiros, compreendendo de que modo o Estado mineiro adotou estas referências como uma estratégia indispensável para a formação dos professores no âmbito da Reforma. Por meio de um estudo historiográfico, analisou-se como fontes documentais, o texto do decreto/lei nº 8225 de 1928 que orienta os programas de ensino do curso normal no Estado mineiro, elaborado a partir da reforma educacional de 1927, texto que indica a lista dos livros/referências bibliográficas a serem adotados na disciplina de Psicologia, dos quais analisamos seu sumário com o propósito de verificar que saberes deveriam vigorar no âmbito da reforma e se apresentar como auxiliares para a Educação. E em conjunto, analisou-se a Revista do Ensino de Minas Gerais, especificamenteos textos que trabalham temas relacionados à Psicologia da época; verificando um panorama conjuntural de como esta ciência foi se tornando parte do cotidiano dos agentes educacionais mineiros. Utilizou-se como suporte teórico para a realização da análise, os conceitos de "estratégia" de Michel de Certeau e de "coletivo de pensamento" e "estilo de pensamento" de Ludwik Fleck; buscando compreender quais foram os grupos envolvidos no processo deseleção das referências bibliográficas. Concluindo assim, que o governo mineiro por meio dos livros e saberes da Psicologia, voltado para a formação de professores realiza uma estratégia política visando escolher uma orientação psicológica para a educação no Estado; afirmando-se os conhecimentos do Instituto Jean-Jacques Rousseau por meio de Helena Antipoff.The second decade of the twentieth century has an interesting production of books focused on Education and teacher training. That was a time when Psychology will be identified as one of the main sciences capable of contributing to the improvement of educational knowledge.Thus, analyzing the indication of Psychology books for teacher training contributes to the understanding of the development processes of Education and Psychology as fields of scientific production. The objective of this research is to analyze the set of bibliographical references indicated in the educational reform known as the Francisco Campos-Mário Casasanta Reform in Minas Gerais in 1927, for the training of teachers in the discipline of Psychology of the second year of the course of Adaptation of the Normal School Of Belo Horizonte. Thus, we identified which were the bibliographical references of Psychologyindicated by the reform law for the formation of teachers in normal schools; Analyzing, through these references, which knowledge of Psychology was proposed for the training of teachers in Minas Gerais, understanding how the State of Minas Gerais adopted these references as an indispensable strategy for the training of teachers in the scope of the Reformation. Through a historiographical study we analyzed as documentary sources the text of decree / law nº 8225 of 1928 that guides the program of education of the normal course in the State of Minas Gerais, elaborated from the educational reform of 1927, text that indicatesthe list of books / bibliographical references to be adopted in the discipline of Psychology, from which we analyze its summary with the purpose of verifying that knowledge should be in force within the scope of the reform and present itself as an auxiliary to Education. And together, we analyze the Journal of Teaching in Minas Gerais, specifically texts that work on themes related to Psychology of the time; Verifying a conjunctural panorama of how this science became part of the daily life of the educational agents of Minas Gerais. We use as theoretical support for the analysis, the concepts of "strategy" of Michel de Certeau and of "thinking collective" and "style of thought" by Ludwik Fleck; Seeking to understand which were the groups involved in the process of selection of bibliographic references. Concluding, therefore, that the Minas Gerais Government, through the books and knowledge of Psychology, aimed at teacher training, develops a polítical strategy aimed at choosing apsychological orientation for education in the State; Affirming the knowledge of the Institute Jean-Jacques Rousseau through Helena Antipoff.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReforma do ensino HistóriaPsicologia educacional HistóriaCiencia HistoriaPsicologia HistóriaEducaçãoEducação HistoriaProfessores Formação HistóriaBrasil [Decreto-Lei n8225, de 11 de fevereiro de 1928]Minas Gerais EducaçãoEscola NormalHistória da psicologia escolar/educacionalHistória da CiênciaFormação de ProfessoresLivros de Psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos - Mário Casassanta (1927)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlan_a__lu_._disserta__o_fae_ufmg.pdfapplication/pdf2128724https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQJQR/1/lan_a__lu_._disserta__o_fae_ufmg.pdf671e454571a855e48106cb0109818812MD51TEXTlan_a__lu_._disserta__o_fae_ufmg.pdf.txtlan_a__lu_._disserta__o_fae_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain279998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQJQR/2/lan_a__lu_._disserta__o_fae_ufmg.pdf.txt6ea24c8c38deaf5d0697cf4301458c2aMD521843/BUOS-AQQJQR2019-11-14 16:24:24.664oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQQJQRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:24:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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