spelling |
Valda da Penha CaldeiraMarisa Antonini Ribeiro BastosSimene de Matos Teixeira2019-08-10T18:34:40Z2019-08-10T18:34:40Z2012-01-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZHQETrata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa que objetivou caracterizar o perfil dos alunos do curso técnico de enfermagem do Centro Técnico Profissional de Carmo do Paranaíba, situado no alto Paranaíba MG. Para o levantamento dos dados utilizou-se um instrumento semi estruturado Perfil do Aluno do Curso Técnico. Os dados foram discutidos, analisados e tratados utilizando-se estatística descritiva. A população é constituída por 33 alunas, adultos jovens, com idades variando de menores 20 a 50 anos, renda familiar de 2 a 3 salários mínimos. Entre a religião mais referida está a católica com 82%, os alunos são em sua maioria solteiros, residem em casa própria, dentre os recursos em suas residências o telefone celular foi o mais citado seguidos da televisão e computador, sendo que com acesso a internet em menor escala. No que diz respeito às dificuldades encontradas para realizar ou concluir o curso técnico de enfermagem foram relevantes; o cansaço físico, referido por 43%, seguidos da não liberação pelo empregador, 15%, 6% a dificuldade de aprendizagem e 36% que informaram não ter nenhuma dificuldade e por último a opção custo de deslocamentos que não foi assinalada por tratar de todos os alunos serem residentes na zona urbana do município. Em relação às áreas de trabalho com mais afinidade foi possível identificar que 46% registraram afinidade pelo Ambulatório, 18% pela Unidade Básica de Saúde e neste mesmo percentual também se referiram ao bloco cirúrgico e clínica médica. O restante, 18% dos participantes, assinalaram a opção outras e justificaram referindo afinidade para Pronto Socorro, assistência a pacientes graves e cuidador de idosos. Quanto a expectativa ao final do curso houve maior descrição de aquisição de conhecimentos e empregabilidade. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a compreensão dos desafios da educação e formação dos profissionais de nível técnico em enfermagem para que novas intervenções, métodos e políticas sejam elaborados, contribuindo para uma prática educacional emancipadora em defesa da melhoria e formação destes profissionais.This is a cross-sectional study with a quantitative approach to characterizing theprofile of students of nursing technicians of the Centre for Professional Paranaíba Carmo, which sits atop Paranaíba - MG. For the data collection instrument used was asemi-structured "Profile of the Student Technical Course." The data were discussed, analyzed and processed using descriptive statistics. The population consists of 33 students, young adults, aged under 20 to 50 years, income from 2 to 3 minimum wages. Among the more common religion is Roman Catholic 82%, students are mostly unmarried, reside in their own home, among the resourcesin their homes the mobile phone was the most cited followed by television and computers, andwith internet access on a smaller scale. With regard to difficulties encountered inperforming or completing the course wererelevant practical nurse, physical fatigue, reported by 43%, followed by release of non-employer, 15%, 6% have learning disabilities and 36% who reported not have nodifficulty, and lastly the option cost offsets thatwas not reported by treating all students who are residents in the urban area. In relation to work areas with higher affinity, we found that 46% reported affinity for the clinic,18% for the Basic Health Unit and that samepercentage also referred to the surgical and medical clinic. The remaining 18% of the participants pointed out the other option and justified referringaffinity for ER, care to critically ill patients andcaregivers for the elderly. The expectation at the end of the course was more description of knowledge acquisition andemployability. It is hoped that these results may contribute to the understanding of the challenges ofeducation and training of technical level nursingfor new interventions, methods and policies are developed, contributing to an emancipatoryeducational practice in defense of improvement and training of health professionals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEnsinoEducação técnico em enfermagemPerfil dos discentes de um curso técnico de enfermagem de uma escola da cidade de Carmo do Paranaíba - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_cefpepe_2012.pdfapplication/pdf976524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DZHQE/1/tcc_cefpepe_2012.pdf1605838e4cf8121c64f2b9900b6f0a44MD51TEXTtcc_cefpepe_2012.pdf.txttcc_cefpepe_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain80887https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DZHQE/2/tcc_cefpepe_2012.pdf.txtdb906dcf04abc7d58970c456b6ea9acdMD521843/BUBD-9DZHQE2019-11-14 09:22:04.15oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DZHQERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:22:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|