El trabajo del profesor en una universidad peruana originaria de los movimientos estudiantiles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQSGNL |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a atividade, os saberes e valores no trabalho do professor da faculdade de Ciências e Engenharia de uma universidade peruana originaria dos movimentos estudantis, inserida no contexto mercantil e regulação estatal que permeia sua configuração interna. Elegemos a perspectiva ergológica para abordar o trabalho do professor universitário, procurando estudá-lo no nível micro da atividade e não como sujeitos executores de funções, tarefas ou cumprindo normas, mas sim como um espaço vivo. Localizamos neste trabalho o lugar de produção de saberes e circulação de valores, que não são só valores econômicos, reconhecendo o professor trabalhador como um sujeito ético-político, histórico, sociocultural e epistemológico; procurando a compreensão das dificuldades próprias de seu trabalho, dos saberes e valores produzidos; desvelando seu trabalho a partir suas próprias verbalizações como atores; mergulhando com eles em suas atividades, aprofundando em sua singularidade e nas diversas conjunturas (político, social e econômicas) que influenciam. Por ser esta uma pesquisa qualitativa de caráter clínico, sua potência é produtora de singularidades próprias das atividades humanas, afirmando a necessidade de enlaçar o conhecimento com a experiência do trabalho, a qual não pode ser reduzida a enunciados protocolares, ao prescrito ou previsível. Os procedimentos metodológicos utilizados para dialogar e apreender o trabalho do professor foram: a entrevista semi estruturada, o método da instrução ao Sósia e a auto confrontação simples. Análise das verbalizações desvelam como as características institucionais permeiam a atividade do trabalho do professor, o sentido e significado atribuído por ele ao trabalho, as razões para continuar na docência, o impacto do trabalho em sua vida, os modos de operação em sala de aula, conjuntamente com os patrimônios que são acionados para enfrentar diversas variabilidades, nascendo com esse encontro e eleições os saberes em aderência com atividade. |
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Rogerio Cunha de CamposDaisy Moreira CunhaHelena Maria Tarchi CrivellariRomulo Monte AltoEloisa Helena SantosEmilio Hipólito Morillo MirandaDaniel Fabian Roca Flores2019-08-12T08:33:27Z2019-08-12T08:33:27Z2017-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQSGNLEsta pesquisa tem como objetivo analisar a atividade, os saberes e valores no trabalho do professor da faculdade de Ciências e Engenharia de uma universidade peruana originaria dos movimentos estudantis, inserida no contexto mercantil e regulação estatal que permeia sua configuração interna. Elegemos a perspectiva ergológica para abordar o trabalho do professor universitário, procurando estudá-lo no nível micro da atividade e não como sujeitos executores de funções, tarefas ou cumprindo normas, mas sim como um espaço vivo. Localizamos neste trabalho o lugar de produção de saberes e circulação de valores, que não são só valores econômicos, reconhecendo o professor trabalhador como um sujeito ético-político, histórico, sociocultural e epistemológico; procurando a compreensão das dificuldades próprias de seu trabalho, dos saberes e valores produzidos; desvelando seu trabalho a partir suas próprias verbalizações como atores; mergulhando com eles em suas atividades, aprofundando em sua singularidade e nas diversas conjunturas (político, social e econômicas) que influenciam. Por ser esta uma pesquisa qualitativa de caráter clínico, sua potência é produtora de singularidades próprias das atividades humanas, afirmando a necessidade de enlaçar o conhecimento com a experiência do trabalho, a qual não pode ser reduzida a enunciados protocolares, ao prescrito ou previsível. Os procedimentos metodológicos utilizados para dialogar e apreender o trabalho do professor foram: a entrevista semi estruturada, o método da instrução ao Sósia e a auto confrontação simples. Análise das verbalizações desvelam como as características institucionais permeiam a atividade do trabalho do professor, o sentido e significado atribuído por ele ao trabalho, as razões para continuar na docência, o impacto do trabalho em sua vida, os modos de operação em sala de aula, conjuntamente com os patrimônios que são acionados para enfrentar diversas variabilidades, nascendo com esse encontro e eleições os saberes em aderência com atividade.Esta investigación tiene como objetivo analizar la actividad, los saberes y los valores en el trabajo del profesor de la Facultad de Ciencias e Ingeniería de una universidad peruana originaria de los movimientos estudiantiles, inserta en un contexto mercantil y de regulación estatal que afectan su configuración interna. Elegimos la perspectiva de la ergología para abordar el trabajo del profesor universitario, encontrando la posibilidad de estudiarlo en el nivel micro de la actividad y no apenas como sujetos que llevan a cabo una función, ejecutando tareas o cumpliendo normas, sino como un espacio vivo, localizando al trabajo como lugar de producción de saberes y de circulación de valores que no son sólo valores económicos e incorporando al profesor trabajador como un sujeto ético-político, histórico, sociocultural y epistemológico; procurando la comprensión de las dificultades propias de su trabajo, de los saberes y valores producidos, desvelando su trabajo a partir de las verbalizaciones de los propios actores, siendo necesario para ello sumergirnos conjuntamente con él en su actividad, para profundizar en su singularidad y en las diversas coyunturas (político-sociales y económicas) que lo influyen. Al ser esta una investigación cualitativa de carácter clínico, su potencia es productora de singularidades propias de las actividades humanas, afirmando la necesidad de enlazar el conocimiento con la experiencia de trabajo, la cual, no puede ser reducida a enunciados protocolares, a lo prescrito o lo previsible. Los procedimientos metodológicos empleados para dialogar y aprender sobre el trabajo del profesor fueron la entrevista semi estructurada, el método de la instrucción al sósia y la Autoconfrontación simple. El análisis de las verbalizaciones desvelan como las características institucionales permean el trabajo, el sentido y significado atribuido por él sobre su trabajo, las razones para continuar en la docencia, el impacto del trabajo en su vida, los modos de operación en sala de aula, conjuntamente con los patrimonios que son accionados para enfrentar diversas variabilidades, naciendo de ese encuentro y elecciones los saberes en adherencia con la actividad.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ciências PeruProfessores de engenharia PeruEducaçãoEnsino superior PeruMotivação no trabalhoAmbiente escolar PeruUniversidades e faculdades PeruAmbiente de sala de aula PeruAmbiente de trabalhoProfessores Ambiente de trabalhoTrabalho do professorTrabajo del profesorUniversidade peruanaUniversidad peruanaErgologíaEl trabajo del profesor en una universidad peruana originaria de los movimientos estudiantilesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese.roca.2017.pdfapplication/pdf3056358https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQSGNL/1/tese.roca.2017.pdff7bff7d2f5143f269e50d66d7b0fc60bMD51TEXTtese.roca.2017.pdf.txttese.roca.2017.pdf.txtExtracted texttext/plain805488https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQSGNL/2/tese.roca.2017.pdf.txtd5056a49e493a0650b63d28df45641dfMD521843/BUOS-AQSGNL2019-11-14 14:53:06.701oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQSGNLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:53:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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