Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarbas Pereira Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marilda Teixeira Mendes, Michela Abreu Francisco Alves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/53527
Resumo: A aventura é algo inerente ao ser humano, desde o início da sua existência como forma de sobrevivência, superação de limites, enfrentamento de desafios e aquisição de conhecimentos, onde se recria e reinventa atraindo cada vez mais adeptos. O presente estudo é um relato de experiência com o objetivo de apresentar o carrinho de rolimã como uma das ferramentas de educação para o lazer dentro dos esportes e atividades de aventura, das práticas corporais e pedagogia da aventura nas aulas de educação física na Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira, distrito de Nova Esperança, Município de Montes Claros - MG. Pretendemos trazer reflexões sobre o surgimento e o resgate de um brinquedo construído que atravessa décadas e une gerações, das possibilidades educacionais interdisciplinares inseridas no ambiente escolar, da manifestação social e cultural que envolve a teoria e a prática. Percebemos que ao resgatar o carrinho de rolimã, não o deixamos desaparecer por completo, imprimindo um (re)significado e novas possibilidades de manifestações culturais de lazer, estabelecendo ligações e aproximações ao despertar o desejo nos indivíduos. O ato de construir o próprio brinquedo, baseado na pesquisa, historiografia, cálculo e desenho do projeto, discussões de aerodinâmica, tamanho dos rolamentos, sistemas de frenagem, material a ser utilizado, construção, equipamentos de proteção individuais, até a vivência da prática em si, com a descida da ladeira, acabam por agregar valores e significados aos alunos, professores, familiares e comunidade escolar, onde os saberes se complementam e difundem, na troca de experiências e aproximação de gerações.
id UFMG_d0ad38557bdfa98660d408f7a38bb413
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53527
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfaltoCarrinhos de rolimãEducação para o lazerPedagogia da aventuraLazerEsportes radicaisEducação físicaA aventura é algo inerente ao ser humano, desde o início da sua existência como forma de sobrevivência, superação de limites, enfrentamento de desafios e aquisição de conhecimentos, onde se recria e reinventa atraindo cada vez mais adeptos. O presente estudo é um relato de experiência com o objetivo de apresentar o carrinho de rolimã como uma das ferramentas de educação para o lazer dentro dos esportes e atividades de aventura, das práticas corporais e pedagogia da aventura nas aulas de educação física na Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira, distrito de Nova Esperança, Município de Montes Claros - MG. Pretendemos trazer reflexões sobre o surgimento e o resgate de um brinquedo construído que atravessa décadas e une gerações, das possibilidades educacionais interdisciplinares inseridas no ambiente escolar, da manifestação social e cultural que envolve a teoria e a prática. Percebemos que ao resgatar o carrinho de rolimã, não o deixamos desaparecer por completo, imprimindo um (re)significado e novas possibilidades de manifestações culturais de lazer, estabelecendo ligações e aproximações ao despertar o desejo nos indivíduos. O ato de construir o próprio brinquedo, baseado na pesquisa, historiografia, cálculo e desenho do projeto, discussões de aerodinâmica, tamanho dos rolamentos, sistemas de frenagem, material a ser utilizado, construção, equipamentos de proteção individuais, até a vivência da prática em si, com a descida da ladeira, acabam por agregar valores e significados aos alunos, professores, familiares e comunidade escolar, onde os saberes se complementam e difundem, na troca de experiências e aproximação de gerações.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASUFMG2023-05-17T21:01:43Z2023-05-17T21:01:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf2596-7613http://hdl.handle.net/1843/53527porSeminário GepráxisJarbas Pereira SantosMarilda Teixeira MendesMichela Abreu Francisco Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-05-17T21:25:14Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/53527Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-05-17T21:25:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto
title Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto
spellingShingle Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto
Jarbas Pereira Santos
Carrinhos de rolimã
Educação para o lazer
Pedagogia da aventura
Lazer
Esportes radicais
Educação física
title_short Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto
title_full Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto
title_fullStr Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto
title_full_unstemmed Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto
title_sort Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto
author Jarbas Pereira Santos
author_facet Jarbas Pereira Santos
Marilda Teixeira Mendes
Michela Abreu Francisco Alves
author_role author
author2 Marilda Teixeira Mendes
Michela Abreu Francisco Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jarbas Pereira Santos
Marilda Teixeira Mendes
Michela Abreu Francisco Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Carrinhos de rolimã
Educação para o lazer
Pedagogia da aventura
Lazer
Esportes radicais
Educação física
topic Carrinhos de rolimã
Educação para o lazer
Pedagogia da aventura
Lazer
Esportes radicais
Educação física
description A aventura é algo inerente ao ser humano, desde o início da sua existência como forma de sobrevivência, superação de limites, enfrentamento de desafios e aquisição de conhecimentos, onde se recria e reinventa atraindo cada vez mais adeptos. O presente estudo é um relato de experiência com o objetivo de apresentar o carrinho de rolimã como uma das ferramentas de educação para o lazer dentro dos esportes e atividades de aventura, das práticas corporais e pedagogia da aventura nas aulas de educação física na Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira, distrito de Nova Esperança, Município de Montes Claros - MG. Pretendemos trazer reflexões sobre o surgimento e o resgate de um brinquedo construído que atravessa décadas e une gerações, das possibilidades educacionais interdisciplinares inseridas no ambiente escolar, da manifestação social e cultural que envolve a teoria e a prática. Percebemos que ao resgatar o carrinho de rolimã, não o deixamos desaparecer por completo, imprimindo um (re)significado e novas possibilidades de manifestações culturais de lazer, estabelecendo ligações e aproximações ao despertar o desejo nos indivíduos. O ato de construir o próprio brinquedo, baseado na pesquisa, historiografia, cálculo e desenho do projeto, discussões de aerodinâmica, tamanho dos rolamentos, sistemas de frenagem, material a ser utilizado, construção, equipamentos de proteção individuais, até a vivência da prática em si, com a descida da ladeira, acabam por agregar valores e significados aos alunos, professores, familiares e comunidade escolar, onde os saberes se complementam e difundem, na troca de experiências e aproximação de gerações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-05-17T21:01:43Z
2023-05-17T21:01:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-7613
http://hdl.handle.net/1843/53527
identifier_str_mv 2596-7613
url http://hdl.handle.net/1843/53527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Seminário Gepráxis
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829889436712960