Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Emanuele de Oliveira Abreu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBAGWS
Resumo: Este trabalho propõe a análise de um conjunto de estratégias de leitura crítica, dentre elas as oficinas de leitura de diversos textos veiculados na mídia brasileira. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de língua portuguesa, na educação básica, com uma turma de 8º ano de uma escola pública municipal. O trabalho foi dividido em três etapas distintas: a primeira etapa objetivou diagnosticar o perfil socioeconômico e os interesses de leitura dos alunos, tendo em vista os hábitos de consumo de mídias impressas, televisivas e virtuais. Posteriormente, os alunos participaram de oficinas de leitura de textos jornalísticos e publicitários, convergentes com os interesses elencados na primeira etapa, a fim de lançar sobre estes um olhar reflexivo quanto aos posicionamentos adotados pelos veículos de comunicação e também quanto aos impactos sociais da disseminação e recepção passiva desses enunciados. A terceira etapa consistiu na verificação do progresso alcançado com as oficinas de leitura crítica, por meio da produção de vídeos de divulgação e alerta sobre os interesses mercadológicos dos textos veiculados na mídia, a fim de conscientizar o público sobre a importância de uma leitura crítico-reflexiva desses textos jornais, telenovelas, publicidades, etc. Para isso, foi criado um canal na plataforma Youtube, de livre acesso pela comunidade escolar, no qual foram postados os vídeos produzidos pela turma. Os resultados obtidos mostraram-se relevantes no campo da análise discursiva, uma vez que demonstrou a percepção de que todas as escolhas linguísticas, visuais e discursivas não são aleatórias, mas movidas por interesses ideológicos.
id UFMG_d156f0886cc495affe61f24d9e169fae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BBAGWS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leandro Rodrigues Alves DinizElzimar Goettenauer de Marins CostaAna Cecilia Cossi BizonCamila Emanuele de Oliveira Abreu2019-08-10T12:32:00Z2019-08-10T12:32:00Z2018-02-28http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBAGWSEste trabalho propõe a análise de um conjunto de estratégias de leitura crítica, dentre elas as oficinas de leitura de diversos textos veiculados na mídia brasileira. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de língua portuguesa, na educação básica, com uma turma de 8º ano de uma escola pública municipal. O trabalho foi dividido em três etapas distintas: a primeira etapa objetivou diagnosticar o perfil socioeconômico e os interesses de leitura dos alunos, tendo em vista os hábitos de consumo de mídias impressas, televisivas e virtuais. Posteriormente, os alunos participaram de oficinas de leitura de textos jornalísticos e publicitários, convergentes com os interesses elencados na primeira etapa, a fim de lançar sobre estes um olhar reflexivo quanto aos posicionamentos adotados pelos veículos de comunicação e também quanto aos impactos sociais da disseminação e recepção passiva desses enunciados. A terceira etapa consistiu na verificação do progresso alcançado com as oficinas de leitura crítica, por meio da produção de vídeos de divulgação e alerta sobre os interesses mercadológicos dos textos veiculados na mídia, a fim de conscientizar o público sobre a importância de uma leitura crítico-reflexiva desses textos jornais, telenovelas, publicidades, etc. Para isso, foi criado um canal na plataforma Youtube, de livre acesso pela comunidade escolar, no qual foram postados os vídeos produzidos pela turma. Os resultados obtidos mostraram-se relevantes no campo da análise discursiva, uma vez que demonstrou a percepção de que todas as escolhas linguísticas, visuais e discursivas não são aleatórias, mas movidas por interesses ideológicos.This work proposes an analysis of the strategies of critical reading, among them the workshops of reading of several texts conveyed in the Brazilian media. The activities were developed in Portuguese language classes, in basic education, with an 8th grade class from a municipal public school. The work was divided into three distinct stages: the first stage aimed at diagnosing students' socioeconomic profile and reading interests, considering the consumption habits of printed, television and virtual media. Subsequently, the students participated in reading and journalistic texts, converging with the interests listed in the first stage, in order to launch a reflexive look at the positions adopted by the communication vehicles and also on the social impacts of dissemination and dissemination. passive reception of these statements. The third step consisted in verifying the progress made with the critical reading workshops, through the production of publicity videos and warning of the marketing interests of the texts conveyed in the media, in order to make the public aware of the importance of a critical- reflective of these texts - newspapers, soap operas, advertisements, etc. For that, a channel was created on the Youtube platform, freely accessible by the school community, in which the videos produced by the group were posted. The results obtained proved to be relevant in the field of discursive analysis, since it demonstrated the perception that all linguistic, visual and discursive choices are not random, but driven by ideological interests.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCompreensão na leituraDiscurso midiáticoLeitura (Ensino fundamental) Estudo e ensinoGêneros textuaisLeitores Reação críticaLeitura crítica mídia discursoLeitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALleitura_cr_tica_de_textos_da_m_dia___desnaturalizando_discursos_hegem_nicos__em_aulas_de_l_ngua_portuguesa_do_ensino_funda_1.pdfapplication/pdf5232122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBAGWS/1/leitura_cr_tica_de_textos_da_m_dia___desnaturalizando_discursos_hegem_nicos__em_aulas_de_l_ngua_portuguesa_do_ensino_funda_1.pdf45ad10be5502e750d6acf467148099c8MD51TEXTleitura_cr_tica_de_textos_da_m_dia___desnaturalizando_discursos_hegem_nicos__em_aulas_de_l_ngua_portuguesa_do_ensino_funda_1.pdf.txtleitura_cr_tica_de_textos_da_m_dia___desnaturalizando_discursos_hegem_nicos__em_aulas_de_l_ngua_portuguesa_do_ensino_funda_1.pdf.txtExtracted texttext/plain378991https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBAGWS/2/leitura_cr_tica_de_textos_da_m_dia___desnaturalizando_discursos_hegem_nicos__em_aulas_de_l_ngua_portuguesa_do_ensino_funda_1.pdf.txt0e396faaba7b2393ed35720ccc2d17a0MD521843/LETR-BBAGWS2019-11-14 08:20:22.195oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BBAGWSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:20:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
spellingShingle Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
Camila Emanuele de Oliveira Abreu
Leitura crítica mídia discurso
Compreensão na leitura
Discurso midiático
Leitura (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Gêneros textuais
Leitores Reação crítica
title_short Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_full Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_fullStr Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_sort Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
author Camila Emanuele de Oliveira Abreu
author_facet Camila Emanuele de Oliveira Abreu
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leandro Rodrigues Alves Diniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elzimar Goettenauer de Marins Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Cecilia Cossi Bizon
dc.contributor.author.fl_str_mv Camila Emanuele de Oliveira Abreu
contributor_str_mv Leandro Rodrigues Alves Diniz
Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Ana Cecilia Cossi Bizon
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura crítica mídia discurso
topic Leitura crítica mídia discurso
Compreensão na leitura
Discurso midiático
Leitura (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Gêneros textuais
Leitores Reação crítica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Compreensão na leitura
Discurso midiático
Leitura (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Gêneros textuais
Leitores Reação crítica
description Este trabalho propõe a análise de um conjunto de estratégias de leitura crítica, dentre elas as oficinas de leitura de diversos textos veiculados na mídia brasileira. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de língua portuguesa, na educação básica, com uma turma de 8º ano de uma escola pública municipal. O trabalho foi dividido em três etapas distintas: a primeira etapa objetivou diagnosticar o perfil socioeconômico e os interesses de leitura dos alunos, tendo em vista os hábitos de consumo de mídias impressas, televisivas e virtuais. Posteriormente, os alunos participaram de oficinas de leitura de textos jornalísticos e publicitários, convergentes com os interesses elencados na primeira etapa, a fim de lançar sobre estes um olhar reflexivo quanto aos posicionamentos adotados pelos veículos de comunicação e também quanto aos impactos sociais da disseminação e recepção passiva desses enunciados. A terceira etapa consistiu na verificação do progresso alcançado com as oficinas de leitura crítica, por meio da produção de vídeos de divulgação e alerta sobre os interesses mercadológicos dos textos veiculados na mídia, a fim de conscientizar o público sobre a importância de uma leitura crítico-reflexiva desses textos jornais, telenovelas, publicidades, etc. Para isso, foi criado um canal na plataforma Youtube, de livre acesso pela comunidade escolar, no qual foram postados os vídeos produzidos pela turma. Os resultados obtidos mostraram-se relevantes no campo da análise discursiva, uma vez que demonstrou a percepção de que todas as escolhas linguísticas, visuais e discursivas não são aleatórias, mas movidas por interesses ideológicos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T12:32:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T12:32:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBAGWS
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBAGWS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBAGWS/1/leitura_cr_tica_de_textos_da_m_dia___desnaturalizando_discursos_hegem_nicos__em_aulas_de_l_ngua_portuguesa_do_ensino_funda_1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBAGWS/2/leitura_cr_tica_de_textos_da_m_dia___desnaturalizando_discursos_hegem_nicos__em_aulas_de_l_ngua_portuguesa_do_ensino_funda_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 45ad10be5502e750d6acf467148099c8
0e396faaba7b2393ed35720ccc2d17a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589331370115072