Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_d1a748683f6722205f458e0c590b5ffb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7CGZW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Evandro Jose Lemos da CunhaFernanda Mauricio da SilvaJussara Vitoria de FreitasPatrícia Gomes Alves de Souza2019-08-11T19:19:37Z2019-08-11T19:19:37Z2018-08-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZWA inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão.The insertion of digital technologies into the educational process is a reality that reflects the way in which cyberculture and new technological tools have increasingly been inserted into the reality of children and young people, interfering in their learning and social development processes. More than inserting itself as a tool, the presence of the technologies in the school environment is a way of following the changes and arousing the students' interest in the offered disciplines, contributing, mainly, as art-education, that awakens the capacity and interest of the express their feelings and world views. Thus, the present work develops with the objective of establishing, in a clearer way, the ways in which digital technologies can be useful and beneficial as a tool to aid the art-educator in the classroom, searching in specialized literature concepts and theories that support this teaching strand and allow its better understanding.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte por computadorArte e tecnologiaEnsino auxiliado por computadorArte Estudo e ensinoEducaçãoArte-EducaçãoTecnologias DigitaisArte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdfapplication/pdf1738894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/1/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdfe25f0f11b3c636128da730cc081bbd88MD51TEXTarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txtarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txtExtracted texttext/plain79161https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/2/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txt15283c7e9e648ff639d31e2494dba59dMD521843/BUOS-B7CGZW2019-11-14 06:39:28.732oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7CGZWRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548375449010176