Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Gomes Alves de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW
Resumo: A inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão.
id UFMG_d1a748683f6722205f458e0c590b5ffb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7CGZW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Evandro Jose Lemos da CunhaFernanda Mauricio da SilvaJussara Vitoria de FreitasPatrícia Gomes Alves de Souza2019-08-11T19:19:37Z2019-08-11T19:19:37Z2018-08-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZWA inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão.The insertion of digital technologies into the educational process is a reality that reflects the way in which cyberculture and new technological tools have increasingly been inserted into the reality of children and young people, interfering in their learning and social development processes. More than inserting itself as a tool, the presence of the technologies in the school environment is a way of following the changes and arousing the students' interest in the offered disciplines, contributing, mainly, as art-education, that awakens the capacity and interest of the express their feelings and world views. Thus, the present work develops with the objective of establishing, in a clearer way, the ways in which digital technologies can be useful and beneficial as a tool to aid the art-educator in the classroom, searching in specialized literature concepts and theories that support this teaching strand and allow its better understanding.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte por computadorArte e tecnologiaEnsino auxiliado por computadorArte Estudo e ensinoEducaçãoArte-EducaçãoTecnologias DigitaisArte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdfapplication/pdf1738894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/1/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdfe25f0f11b3c636128da730cc081bbd88MD51TEXTarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txtarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txtExtracted texttext/plain79161https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/2/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txt15283c7e9e648ff639d31e2494dba59dMD521843/BUOS-B7CGZW2019-11-14 06:39:28.732oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7CGZWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
title Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
spellingShingle Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
Patrícia Gomes Alves de Souza
Educação
Arte-Educação
Tecnologias Digitais
Arte por computador
Arte e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Arte Estudo e ensino
title_short Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
title_full Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
title_fullStr Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
title_full_unstemmed Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
title_sort Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
author Patrícia Gomes Alves de Souza
author_facet Patrícia Gomes Alves de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernanda Mauricio da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jussara Vitoria de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Gomes Alves de Souza
contributor_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
Fernanda Mauricio da Silva
Jussara Vitoria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Arte-Educação
Tecnologias Digitais
topic Educação
Arte-Educação
Tecnologias Digitais
Arte por computador
Arte e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte por computador
Arte e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Arte Estudo e ensino
description A inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T19:19:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T19:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/1/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/2/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e25f0f11b3c636128da730cc081bbd88
15283c7e9e648ff639d31e2494dba59d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589577811689472