Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW |
Resumo: | A inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão. |
id |
UFMG_d1a748683f6722205f458e0c590b5ffb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7CGZW |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Evandro Jose Lemos da CunhaFernanda Mauricio da SilvaJussara Vitoria de FreitasPatrícia Gomes Alves de Souza2019-08-11T19:19:37Z2019-08-11T19:19:37Z2018-08-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZWA inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão.The insertion of digital technologies into the educational process is a reality that reflects the way in which cyberculture and new technological tools have increasingly been inserted into the reality of children and young people, interfering in their learning and social development processes. More than inserting itself as a tool, the presence of the technologies in the school environment is a way of following the changes and arousing the students' interest in the offered disciplines, contributing, mainly, as art-education, that awakens the capacity and interest of the express their feelings and world views. Thus, the present work develops with the objective of establishing, in a clearer way, the ways in which digital technologies can be useful and beneficial as a tool to aid the art-educator in the classroom, searching in specialized literature concepts and theories that support this teaching strand and allow its better understanding.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte por computadorArte e tecnologiaEnsino auxiliado por computadorArte Estudo e ensinoEducaçãoArte-EducaçãoTecnologias DigitaisArte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdfapplication/pdf1738894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/1/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdfe25f0f11b3c636128da730cc081bbd88MD51TEXTarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txtarte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txtExtracted texttext/plain79161https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/2/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txt15283c7e9e648ff639d31e2494dba59dMD521843/BUOS-B7CGZW2019-11-14 06:39:28.732oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7CGZWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador |
title |
Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador |
spellingShingle |
Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador Patrícia Gomes Alves de Souza Educação Arte-Educação Tecnologias Digitais Arte por computador Arte e tecnologia Ensino auxiliado por computador Arte Estudo e ensino |
title_short |
Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador |
title_full |
Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador |
title_fullStr |
Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador |
title_full_unstemmed |
Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador |
title_sort |
Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador |
author |
Patrícia Gomes Alves de Souza |
author_facet |
Patrícia Gomes Alves de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernanda Mauricio da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jussara Vitoria de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrícia Gomes Alves de Souza |
contributor_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha Fernanda Mauricio da Silva Jussara Vitoria de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Arte-Educação Tecnologias Digitais |
topic |
Educação Arte-Educação Tecnologias Digitais Arte por computador Arte e tecnologia Ensino auxiliado por computador Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte por computador Arte e tecnologia Ensino auxiliado por computador Arte Estudo e ensino |
description |
A inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T19:19:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T19:19:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/1/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7CGZW/2/arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e25f0f11b3c636128da730cc081bbd88 15283c7e9e648ff639d31e2494dba59d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589577811689472 |