Percepção dos acadêmicos de enfermagem frente ao processo ensino aprendizagem da educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francimara de Souza Morais
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUHNY
Resumo: A educação, atualmente, propicia novos rumos e olhares. É entendida como processo social, popular, amplo e complexo. E a educação em saúde também vem seguir esta nova visão, de transformação social. Como item integrante da promoção da saúde, a educação em saúde é considerada importante ação relacionada às condições de vida e saúde de dada população. Deve ser realizada de forma emancipadora e transformadora abrangendo todos os sujeitos do processo. Este trabalho é uma revisão integrativa sobre a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a educação em saúde. Utilizou-se para a busca os descritores educação em saúde, enfermagem, estudantes e percepção, combinados entre si nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO. Os critérios de inclusão foram definidos como publicações científicas do período de 2004 a 2011 disponíveis na íntegra nas três bases de dados; no idioma português, espanhol e inglês, que abordam a percepção dos alunos do curso de graduação em enfermagem sobre educação em saúde. Percebe-se que a maioria dos alunos de enfermagem ainda associa a educação em saúde como processo tradicional, de orientação da população, podendo não atingir seus objetivos. Enquanto alguns acadêmicos relacionam a educação em saúde em sua totalidade, de forma moderna e reflexiva. Portanto, é essencial a reformulação dos currículos de formação profissional, modificações do processo ensino-aprendizado dos alunos, capacitação de docentes, além de envolver serviçocomunidade- profissionais no processo a fim de qualificar a educação dos futuros enfermeiros tornando-os sujeitos educadores sociais e reflexivos de suas ações.
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