A educação em saúde como estratégia para humanização da atenção farmacêutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWJF6 |
Resumo: | Reforçando a luta e conquistas obtidas com a reforma sanitária, a humanização nos serviços de saúde vem revigorar os conceitos da Política Nacional de Saúde. Dessa forma, o cuidado com o paciente implica em uma ação humanizada, onde se dá lugar à palavra do usuário e do profissional, de forma a promover ações e políticas assistenciais com dignidade, ética, respeito, reconhecimento mútuo e solidariedade. Nesse sentido, considerando a importância da humanização na assistência farmacêutica, o objetivo deste estudo é identificar como a educação em saúde pode colaborar com uma atenção farmacêutica humanizada. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas principais bases de dados sendo encontrados 20 artigos e compilado os principais achados sobre a educação em saúde como estratégia para humanização da atenção farmacêutica. Foi possível constatar que a educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde. A Atenção Farmacêutica vem complementar essa ação uma vez que o farmacêutico passa a se responsabilizar e responder às angustias do paciente em relação aos medicamentos. Somado a isso, este estudo demonstrou a necessidade do profissional farmacêutico em aplicar suas habilidades na educação em saúde a fim de construir um sujeito com autonomia e cooperador para o seu bem estar, uma vez que, utilizada de práticas pedagógicas, que possam redesenhar, recriar e traçar novas configurações para os espaços terapêuticos, bem como utilização de dinâmicas para o ensino em equipe e o uso de figuras ilustrativas. A maioria das estratégias educativas descritas neste estudo foi simples e de baixo custo, exigindo apenas criatividade e sensibilidade do farmacêutico para adequá-las aos diferentes usuários que o procuram no dia-a-dia. |
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Delma Aurelia da SilvaRaissa Silva SouzaCamila Gama dos Santos2019-08-10T19:18:58Z2019-08-10T19:18:58Z2014-01-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWJF6Reforçando a luta e conquistas obtidas com a reforma sanitária, a humanização nos serviços de saúde vem revigorar os conceitos da Política Nacional de Saúde. Dessa forma, o cuidado com o paciente implica em uma ação humanizada, onde se dá lugar à palavra do usuário e do profissional, de forma a promover ações e políticas assistenciais com dignidade, ética, respeito, reconhecimento mútuo e solidariedade. Nesse sentido, considerando a importância da humanização na assistência farmacêutica, o objetivo deste estudo é identificar como a educação em saúde pode colaborar com uma atenção farmacêutica humanizada. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas principais bases de dados sendo encontrados 20 artigos e compilado os principais achados sobre a educação em saúde como estratégia para humanização da atenção farmacêutica. Foi possível constatar que a educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde. A Atenção Farmacêutica vem complementar essa ação uma vez que o farmacêutico passa a se responsabilizar e responder às angustias do paciente em relação aos medicamentos. Somado a isso, este estudo demonstrou a necessidade do profissional farmacêutico em aplicar suas habilidades na educação em saúde a fim de construir um sujeito com autonomia e cooperador para o seu bem estar, uma vez que, utilizada de práticas pedagógicas, que possam redesenhar, recriar e traçar novas configurações para os espaços terapêuticos, bem como utilização de dinâmicas para o ensino em equipe e o uso de figuras ilustrativas. A maioria das estratégias educativas descritas neste estudo foi simples e de baixo custo, exigindo apenas criatividade e sensibilidade do farmacêutico para adequá-las aos diferentes usuários que o procuram no dia-a-dia.Reinforcing the struggle and achievements with health reform, humanization in health services comes invigorate concepts of National Health Policy that way, the patient care implies a humanized action, where it gives rise to the word user and professional, in order to promote actions and welfare policies with dignity, ethics, respect, mutual recognition and solidarity. In this sense, considering the importance of humanization in pharmaceutical care, the aim of this study is to identify how health education can collaborate with a humanized pharmaceutical care. An integrative literature review was conducted in major databases and found 20 articles and compiled the key findings on health education as a strategy for humanization of pharmaceutical care. It was found that health education is a set of knowledgeoriented practices oriented towards disease prevention and health promotion. The Pharmaceutical Care complements this action once the pharmacist shall be responsible and respond to the patient's anxieties over drugs. Added to this, this study demonstrated the need for the pharmacist to apply your skills in health education in order to build a subject with autonomy and worker for their welfare, since use of pedagogical practices, they can redesign, rebuild and trace settings for new therapeutic areas, as well as for the use of dynamic team teaching and the use of illustrative figures. Most educational strategies described in this study were simple and inexpensive, requiring only creativity and sensitivity of the pharmacist to adapt them to different users who seek day-to-day.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalSistema Único de SaúdeHumanização da assistênciaAtenção farmacêuticaEducação em saúdeA educação em saúde como estratégia para humanização da atenção farmacêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_educa__o_em_sa_de_como_estrat_gia_para___camila_gama_dos_santos.pdfapplication/pdf104745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MWJF6/1/a_educa__o_em_sa_de_como_estrat_gia_para___camila_gama_dos_santos.pdf3c3deb2788a094e38531839b5fba1c65MD51TEXTa_educa__o_em_sa_de_como_estrat_gia_para___camila_gama_dos_santos.pdf.txta_educa__o_em_sa_de_como_estrat_gia_para___camila_gama_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain42299https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MWJF6/2/a_educa__o_em_sa_de_como_estrat_gia_para___camila_gama_dos_santos.pdf.txtf04fbc5ac73421da6cc921ce8c7f807cMD521843/BUBD-9MWJF62019-11-14 08:32:19.777oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MWJF6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:32:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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