Análise de parâmetros acústicos e psicoacústicos da sonoridade do oboé associados aos diferentes estilos de raspados de palheta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ravi Shankar Viana Domingues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AYZKF2
Resumo: A presente tese trata da análise de parâmetros acústicos e psicoacústicos associados aos dois principais modelos de raspagem de palhetas de oboé: o raspado curto (relativo às palhetas alemãs, ou de raspado europeu) e o raspado longo (correspondente à palheta americana). Os materiais e procedimentos utilizados na produção das palhetas de oboé e os conceitos estéticos relacionados às tipologias de raspado são apresentados na introdução e contextualização, assim como o desenvolvimento histórico do oboé e da sua palheta, os raspados majoritariamente utilizados no Brasil e a importância da palheta na performance musical do oboísta. Realizou-se um estudo descritivo do tipo transversal entre setembro e dezembro de 2017, cuja coleta de dados foi dividida em duas etapas: aplicação de um questionário, semi-estruturado, a 21 oboístas prossionais, brasileiros e estrangeiros, que gravaram dois excertos musicais contrastantes e a realização de um teste subjetivo de percepção em 73 músicos, docentes e discentes de três universidades brasileiras. As gravações foram analisadas segundo descritores acústicos e posterior tratamento estatístico. Contrapôs-se os dados acústicos, extraídos através dos descritores, com os dados coletados no questionário e no teste subjetivo de percepção. Nota-se que os parâmetros físicos dos diferentes raspados das palhetas podem inuenciar a sonoridade e articulação dos oboístas, entretanto as referências e as demandas do seu contexto musical direcionam a maneira como os parâmetros acústicos serão manipulados, inuenciando o processo de produção e os ajustes das palhetas de oboé.
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