Migração conceitual entre Sistemas de Recuperação da Informação e Ciências Cognitivas: uma análise discursiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECID-8MJNRF |
Resumo: | Esta tese investiga a migração de conceitos entre as áreas de Sistemas de Recuperação da Informação e Ciências Cognitivas, no âmbito da Ciência da Informação, partindo da hipótese de que a migração conceitual entre as ciências é realizada sob a égide de diversas formações discursivas e ideológicas que se imbricam para estruturar o conceito migrado, utilizando como ferramental metodológico os princípios da Análise do Discurso de linha francesa. As migraçõesconceituais fazem parte do trabalho científico e servem como um catalisador da evolução incessante do conhecimento que se alarga e aprofunda-se sobre si mesmo, podendo, muitas vezes, incorrer no risco de alterar o seu sentido e comprometer a comunicação científica e,consequentemente, toda a gestão e disseminação dessa informação. Nesse panorama, a Ciência da Informação, devido à sua extensa fronteira disciplinar, se vê frequentemente às voltas com conceitos que migram entre as suas áreas limítrofes, especialmente quando os pesquisadores em Sistemas de Recuperação da Informação se apropriam de conceitos oriundos das Ciências Cognitivas - áreas emergentes nos estudos informacionais. Como corpora de investigação, foram analisados artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais da Ciência da Informação. Pelos artigos analisados foi possível constatar que, quando os pesquisadores de Sistemas de Recuperação da Informação se apropriam de conceitos das Ciências Cognitivas, recorrem fundamentalmente aos princípios da Autopoiese, do conexionismo e da psicologia clássica em forma de aliança, no âmbito do interdiscurso, o que leva a uma deformação dos conceitos, caracterizada como ecletismo conceitual. Tais migrações ocorrem sob a forma de simulacro, por meio do qual os conceitos são estruturados, tendo como diretrizes áreas do conhecimento que seagregam para formar o conceito central |
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