Vantagem competitiva no setor do comércio: criação de valor por meio de métricas contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mônica Lucindo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9GV9
Resumo: Esta dissertação é um estudo sobre a vantagem competitiva no setor de comércio. E o principal objetivo desta pesquisa é investigar se os indicadores adotados nesta pesquisa explicam a vantagem competitiva das firmas no setor de comércio, utilizando métricas contidas na estrutura das demonstrações contábeis, verificando o efeito das variáveis internas e externas. A motivação desta pesquisa é investigar a capacidade que as métricas contidas na estrutura das demonstrações contábeis tem de explicar a vantagem competitiva da empresa. O universo da pesquisa foi composto por todas as empresas do setor de comércio listadas na BM&F Bovespa detentoras de ações ordinárias no período de 2006 a 2016 sendo os dados anuais. Do total de 28 empresas 11 foram retiradas por apresentarem dados ausentes. Foi preciso efetuar a padronização dos dados por meio da seguinte operacionalização: o valor observado menos a média dividida pela amplitude máxima subtraída da amplitude mínima devido a diferença de escala entre as variáveis. No estudo foi utilizado o método científico empírico-analítico quantitativo através de pesquisa não experimental e a técnica estatística modelo dados em painel curto, porque o período analisado de 10 anos é menor que a quantidade de empresas que compõe a amostra. O principal achado da pesquisa é que as variáveis que explicam a vantagem competitiva no setor do comércio são: Capital de giro, Lucro por ação, valor Patrimonial por ação e índice de herfindahl que apresentaram Beta estatisticamente diferente de zero. O restante das variáveis do modelo teve betas considerados estatisticamente iguais a zero. A contribuição desde estudo está em fomentar debate sobre os setores da economia brasileira por meio de métricas contábeis e variáveis externas em torno do tema desempenho.
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