O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSH7 |
Resumo: | Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica desenvolvido no ano de 2011 na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de 25 alunos de 5 anos. O tema central deste trabalho foi: O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos, que teve como principal objetivo compreender a importância das brincadeiras e dos momentos lúdicos para o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos. Inicialmente fiz uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentei a temática escolhida, sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais eespecíficos. Em seguida apresentei a metodologia utilizada para a realização do trabalho, o desenvolvimento e análise da ação pedagógica. Por fim fiz uma avaliação do trabalho, ressaltando a importância do afeto para o desenvolvimento integral do aluno. Podemos concluir que a contribuição do afeto presente nas brincadeiras, somente se tornará possível, se tais atividades forem significativas, bem planejadas e com a real participação do docente. |
id |
UFMG_d41f7117eb60386b8957ce5e94262ee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVSH7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Kely Cristina Nogueira SoutoMaria Elisa de Araujo GrossiJuliana Oliveira Assis da Silva2019-08-10T19:23:10Z2019-08-10T19:23:10Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSH7Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica desenvolvido no ano de 2011 na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de 25 alunos de 5 anos. O tema central deste trabalho foi: O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos, que teve como principal objetivo compreender a importância das brincadeiras e dos momentos lúdicos para o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos. Inicialmente fiz uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentei a temática escolhida, sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais eespecíficos. Em seguida apresentei a metodologia utilizada para a realização do trabalho, o desenvolvimento e análise da ação pedagógica. Por fim fiz uma avaliação do trabalho, ressaltando a importância do afeto para o desenvolvimento integral do aluno. Podemos concluir que a contribuição do afeto presente nas brincadeiras, somente se tornará possível, se tais atividades forem significativas, bem planejadas e com a real participação do docente.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAfetividadeEducação pre-escolarBrincarEducação InfantilAfetoO brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf2108030https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVSH7/1/juliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdfab84000e9bcb3b72f03b824c50371b06MD51TEXTjuliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf.txtjuliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain57403https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVSH7/2/juliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf.txt5bb1016d4cc21ab7df76242c6f031efcMD521843/VRNS-9NVSH72019-11-14 09:19:59.925oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVSH7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:19:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos |
title |
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos |
spellingShingle |
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos Juliana Oliveira Assis da Silva Brincar Educação Infantil Afeto Afetividade Educação pre-escolar |
title_short |
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos |
title_full |
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos |
title_fullStr |
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos |
title_full_unstemmed |
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos |
title_sort |
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos |
author |
Juliana Oliveira Assis da Silva |
author_facet |
Juliana Oliveira Assis da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kely Cristina Nogueira Souto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Elisa de Araujo Grossi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliana Oliveira Assis da Silva |
contributor_str_mv |
Kely Cristina Nogueira Souto Maria Elisa de Araujo Grossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Educação Infantil Afeto |
topic |
Brincar Educação Infantil Afeto Afetividade Educação pre-escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Afetividade Educação pre-escolar |
description |
Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica desenvolvido no ano de 2011 na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de 25 alunos de 5 anos. O tema central deste trabalho foi: O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos, que teve como principal objetivo compreender a importância das brincadeiras e dos momentos lúdicos para o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos. Inicialmente fiz uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentei a temática escolhida, sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais eespecíficos. Em seguida apresentei a metodologia utilizada para a realização do trabalho, o desenvolvimento e análise da ação pedagógica. Por fim fiz uma avaliação do trabalho, ressaltando a importância do afeto para o desenvolvimento integral do aluno. Podemos concluir que a contribuição do afeto presente nas brincadeiras, somente se tornará possível, se tais atividades forem significativas, bem planejadas e com a real participação do docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T19:23:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T19:23:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSH7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSH7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVSH7/1/juliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVSH7/2/juliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab84000e9bcb3b72f03b824c50371b06 5bb1016d4cc21ab7df76242c6f031efc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589275447459840 |