Mensagens dos tambores no morro: significados musicais, educação e projeto social pelo Grupo Arautos do Gueto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9ATPNV |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo uma análise etnomusicológica do trabalho artístico e sociopedagógico do Grupo Arautos do Gueto, sediado no Morro das Pedras, favela da região Oeste de Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada através de uma etnografia, com especial atenção dada à construção de significados na prática musical e pedagógica. Para a análise dos significados musicais foram utilizadas entrevistas registradas em vídeo, conversas com os membros do Grupo, registro em caderno de campo de observações e a transcrição de música para partitura. O grupo existe desde 1996, é formado por membros da comunidade e atua com música e projeto social, visando, além da produção artística, criar mecanismos em torno da prática da música que auxilie o combate à influência do tráfico de drogas sobre as crianças e adolescentes da comunidade. Sua música é feita com base na prática da percussão afro-brasileira em bloco. Seu trabalho social se fundamenta em elaborações teóricas próprias, a respeito da realidade que vivem e da efetividade de seu trabalho social, construído em base às suas experiências de sucesso e insucesso ao longo dos seus 17 anos de atuação. A diversidade dos timbres e das alturas de seus tambores, a diversidade de nuances dos toques, as polirritmias e as complexas relações sonoras estabelecem uma rica construção de camadas de significados em interação com a multifacetada construção identitária do negro urbano e morador de periferia, o ambiente marcado pela ação do tráfico de drogas e violência, a intenção de transformação da realidade vivida na favela através da ação social, e as especificidades presentes no contexto de cada situação de performance musical. Para a análise de significados musicais, parto da ótica dos integrantes do Grupo, ou seja, a partir de suas experiências reais, de suas elaborações e expectativas, me apoiando num quadro teórico construído a partir das elaborações teóricas de Lucy Green sobre significado musical e de Lukács sobre ideologia. |
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Glaura LucasHelena Lopes da SilvaRosangela Pereira de TugnyRubens de Oliveira Aredes2019-08-12T02:14:14Z2019-08-12T02:14:14Z2013-07-15http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9ATPNVEsse trabalho teve como objetivo uma análise etnomusicológica do trabalho artístico e sociopedagógico do Grupo Arautos do Gueto, sediado no Morro das Pedras, favela da região Oeste de Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada através de uma etnografia, com especial atenção dada à construção de significados na prática musical e pedagógica. Para a análise dos significados musicais foram utilizadas entrevistas registradas em vídeo, conversas com os membros do Grupo, registro em caderno de campo de observações e a transcrição de música para partitura. O grupo existe desde 1996, é formado por membros da comunidade e atua com música e projeto social, visando, além da produção artística, criar mecanismos em torno da prática da música que auxilie o combate à influência do tráfico de drogas sobre as crianças e adolescentes da comunidade. Sua música é feita com base na prática da percussão afro-brasileira em bloco. Seu trabalho social se fundamenta em elaborações teóricas próprias, a respeito da realidade que vivem e da efetividade de seu trabalho social, construído em base às suas experiências de sucesso e insucesso ao longo dos seus 17 anos de atuação. A diversidade dos timbres e das alturas de seus tambores, a diversidade de nuances dos toques, as polirritmias e as complexas relações sonoras estabelecem uma rica construção de camadas de significados em interação com a multifacetada construção identitária do negro urbano e morador de periferia, o ambiente marcado pela ação do tráfico de drogas e violência, a intenção de transformação da realidade vivida na favela através da ação social, e as especificidades presentes no contexto de cada situação de performance musical. Para a análise de significados musicais, parto da ótica dos integrantes do Grupo, ou seja, a partir de suas experiências reais, de suas elaborações e expectativas, me apoiando num quadro teórico construído a partir das elaborações teóricas de Lucy Green sobre significado musical e de Lukács sobre ideologia.This research aimed at an ethnomusicological analysis of the artistic and sociopedagogical work of Group Arautos do Gueto, headquartered in Morro das Pedras, slum of the western region of Belo Horizonte. The study was conducted through an ethnography, with special attention given to the construction of meanings in musical practice and teaching process. The analysis of musical meaning were developed videotaped interviews, conversations with group members, record in the study ofobservations and transcription of music to music transcription. The group exists since 1996, and consists of members of the community. It develops work with music and social project, aiming beyond artistic production, mechanisms around the practice of music that helps combat the influence of drug trafficking on children and adolescents the community. Not only the artistic production, but also their music is made on the practice of african-Brazilian percussion group. Their social work is based on their own theoretical elaborations, about the reality they live in and the effectiveness of their social work, built on the basis of their experiences of success and failure throughout itsyears of existence. The diversity of the sounds colours and heights of their drums, the diversity of nuances of patterns in the drums, the complex polyrhythms, all establish a rich layer of meaning in interaction together with the construction of a multifaceted identity of black urban, dweller of from the periphery; the environment characterized by the action of the drug trafficking and violence; the intention of transforming of reality lived in the slumsthrough social action, and the specific context of each musical performance. The analysis of musical meaning were based on their actual experiences, expectations, and elaborations, supporting me and on a theoretical framework built from the theoretical elaborations of Lucy Green about musical meaning and that of Lukács about ideology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSignificado (Música)MusicaEtnomusicologiaEducação musicalSignificados musicaisTrabalho socialIdeologiaEducação musicalMensagens dos tambores no morro: significados musicais, educação e projeto social pelo Grupo Arautos do Guetoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_odigital.pdfapplication/pdf7260428https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9ATPNV/1/vers_odigital.pdfcaa03b6dd73a7a641b9d99d6271b8ca7MD51TEXTvers_odigital.pdf.txtvers_odigital.pdf.txtExtracted texttext/plain355608https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9ATPNV/2/vers_odigital.pdf.txtdc585bc6cf536dfd2dc2b6566fd28339MD521843/AAGS-9ATPNV2019-11-14 07:44:34.729oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9ATPNVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:44:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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