Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40804 |
Resumo: | Esta pesquisa teve, como objetivo geral, compreender como os alunos de clarineta constroem significados sobre o repertório exigido na aprendizagem desse instrumento em uma escola de música especializada. Os objetivos específicos foram identificar qual o repertório praticado pelos estudantes nas aulas de clarineta, analisar como ocorreu a receptividade e apropriação deste repertório e entender como o contexto social dos alunos influenciou no tipo de relação que eles tiveram com essas músicas. Para a discussão teórica, foram adotadas contribuições de autores(as) que discutem sobre a socialização dos indivíduos (BERGER; LUCKMANN, 1985), o habitus conservatorial presente nas escolas formais de música (PEREIRA, 2014) e os significados que emergem da experiência do ser humano com arte musical (GREEN, 1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso com o uso de análise de documentos, como o plano do curso técnico de clarineta da instituição pesquisada, e também foram realizadas entrevistas semiestruturadas presenciais com quatro alunos que estavam no último ano do referido curso. Dos quatro participantes da pesquisa, dois são originários do interior do estado de Pernambuco e os outros dois são da Região Metropolitana do Recife. O contexto sociocultural dos entrevistados proporcionou a vivência de manifestações culturais características de suas localidades de origem e a esse fator somou-se o gosto musical dos pais e parentes próximos que causou influência sobre os participantes. Na escola especializada no ensino de música, os quatro entrevistados informaram que tiveram uma reação inicial de grande estranhamento com o repertório exclusivamente erudito aplicado nas aulas de clarineta. Os resultados da pesquisa apontam que, para construir significados sobre essas obras, os participantes fizeram uso de ferramentas como a escuta musical e a pesquisa bibliográfica sobre assuntos contextuais que envolvem o repertório. Estes fatores permitiram uma familiaridade com essas músicas eruditas e uma melhor interpretação dos símbolos abstratos presentes na notação musical ocidental. |
id |
UFPE_e1ba59905eb8fe309698ece0409c6ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40804 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
CARDOSO, Emerson Rodrigo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8611630507754425http://lattes.cnpq.br/7567236180576595http://lattes.cnpq.br/1207366985465257ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino deCOUTO, Ana Carolina Nudes do2021-08-06T14:32:18Z2021-08-06T14:32:18Z2021-02-25CARDOSO, Emerson Rodrigo de Oliveira. Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40804Esta pesquisa teve, como objetivo geral, compreender como os alunos de clarineta constroem significados sobre o repertório exigido na aprendizagem desse instrumento em uma escola de música especializada. Os objetivos específicos foram identificar qual o repertório praticado pelos estudantes nas aulas de clarineta, analisar como ocorreu a receptividade e apropriação deste repertório e entender como o contexto social dos alunos influenciou no tipo de relação que eles tiveram com essas músicas. Para a discussão teórica, foram adotadas contribuições de autores(as) que discutem sobre a socialização dos indivíduos (BERGER; LUCKMANN, 1985), o habitus conservatorial presente nas escolas formais de música (PEREIRA, 2014) e os significados que emergem da experiência do ser humano com arte musical (GREEN, 1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso com o uso de análise de documentos, como o plano do curso técnico de clarineta da instituição pesquisada, e também foram realizadas entrevistas semiestruturadas presenciais com quatro alunos que estavam no último ano do referido curso. Dos quatro participantes da pesquisa, dois são originários do interior do estado de Pernambuco e os outros dois são da Região Metropolitana do Recife. O contexto sociocultural dos entrevistados proporcionou a vivência de manifestações culturais características de suas localidades de origem e a esse fator somou-se o gosto musical dos pais e parentes próximos que causou influência sobre os participantes. Na escola especializada no ensino de música, os quatro entrevistados informaram que tiveram uma reação inicial de grande estranhamento com o repertório exclusivamente erudito aplicado nas aulas de clarineta. Os resultados da pesquisa apontam que, para construir significados sobre essas obras, os participantes fizeram uso de ferramentas como a escuta musical e a pesquisa bibliográfica sobre assuntos contextuais que envolvem o repertório. Estes fatores permitiram uma familiaridade com essas músicas eruditas e uma melhor interpretação dos símbolos abstratos presentes na notação musical ocidental.CAPESThis research had as general objective to comprise how clarinet students build meanings about the repertoire required in learning this instrument in a specialized music school. The specific objectives were to identify the repertoire practiced by students in clarinet classes, analyze how the receptivity and appropriation of this repertoire occurred and understand how the student’s social context influenced the type of relationship they had with these songs. For the theoretical discussion, contributions from authors who discuss the individual’s socialization (BERGER; LUCKMANN, 1985), the conservatorial habitus present in formal music schools (PEREIRA, 2014) and the meanings that emerge from human experience with musical art (GREEN, 1997). The methodology used was the case study methodology with the use of document analysis, such as the clarinet technical course plan of the researched institution, and were conducted face-to- face semi-structured interviews with four students who were in the last year of that course. Of the four research participants, two are from the interior of the state of Pernambuco and the other two are from the metropolitan region of Recife. The socio-cultural context of the interviewees provided the experience of cultural manifestations characteristic of their localities of origin and to this factor was added the musical taste of parents and close relatives that caused influence on the participants. At the school specializing in music education, the four interviewees reported that they had an initial reaction of great strangeness with the exclusively erudite repertoire applied in clarinet classes. The results of the research show that to build the meanings about these songs, the participants used tools such as listening to music and bibliographical research on contextual issues involving the repertoire. These factors allowed a familiarity with these classical music and a better interpretation of the abstract symbols present in western musical notation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsicaSignificados musicaisAprendizado de ClarinetaEscuta musicalConstrução de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Emerson Rodrigo de Oliveira Cardoso.pdfDISSERTAÇÃO Emerson Rodrigo de Oliveira Cardoso.pdfapplication/pdf3196890https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emerson%20Rodrigo%20de%20Oliveira%20Cardoso.pdfcb1e1d1139d1f6458883bbe6292acc8bMD51TEXTDISSERTAÇÃO Emerson Rodrigo de Oliveira Cardoso.pdf.txtDISSERTAÇÃO Emerson Rodrigo de Oliveira Cardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain248888https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emerson%20Rodrigo%20de%20Oliveira%20Cardoso.pdf.txtecd2e6260570a08be843743fbc7d49d4MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Emerson Rodrigo de Oliveira Cardoso.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Emerson Rodrigo de Oliveira Cardoso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emerson%20Rodrigo%20de%20Oliveira%20Cardoso.pdf.jpg2d97fec6ae925a3dda25000c49a1a024MD55123456789/408042021-08-07 02:14:29.231oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-08-07T05:14:29Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada |
title |
Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada |
spellingShingle |
Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada CARDOSO, Emerson Rodrigo de Oliveira Música Significados musicais Aprendizado de Clarineta Escuta musical |
title_short |
Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada |
title_full |
Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada |
title_fullStr |
Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada |
title_full_unstemmed |
Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada |
title_sort |
Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada |
author |
CARDOSO, Emerson Rodrigo de Oliveira |
author_facet |
CARDOSO, Emerson Rodrigo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8611630507754425 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7567236180576595 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1207366985465257 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARDOSO, Emerson Rodrigo de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
COUTO, Ana Carolina Nudes do |
contributor_str_mv |
ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de COUTO, Ana Carolina Nudes do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Significados musicais Aprendizado de Clarineta Escuta musical |
topic |
Música Significados musicais Aprendizado de Clarineta Escuta musical |
description |
Esta pesquisa teve, como objetivo geral, compreender como os alunos de clarineta constroem significados sobre o repertório exigido na aprendizagem desse instrumento em uma escola de música especializada. Os objetivos específicos foram identificar qual o repertório praticado pelos estudantes nas aulas de clarineta, analisar como ocorreu a receptividade e apropriação deste repertório e entender como o contexto social dos alunos influenciou no tipo de relação que eles tiveram com essas músicas. Para a discussão teórica, foram adotadas contribuições de autores(as) que discutem sobre a socialização dos indivíduos (BERGER; LUCKMANN, 1985), o habitus conservatorial presente nas escolas formais de música (PEREIRA, 2014) e os significados que emergem da experiência do ser humano com arte musical (GREEN, 1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso com o uso de análise de documentos, como o plano do curso técnico de clarineta da instituição pesquisada, e também foram realizadas entrevistas semiestruturadas presenciais com quatro alunos que estavam no último ano do referido curso. Dos quatro participantes da pesquisa, dois são originários do interior do estado de Pernambuco e os outros dois são da Região Metropolitana do Recife. O contexto sociocultural dos entrevistados proporcionou a vivência de manifestações culturais características de suas localidades de origem e a esse fator somou-se o gosto musical dos pais e parentes próximos que causou influência sobre os participantes. Na escola especializada no ensino de música, os quatro entrevistados informaram que tiveram uma reação inicial de grande estranhamento com o repertório exclusivamente erudito aplicado nas aulas de clarineta. Os resultados da pesquisa apontam que, para construir significados sobre essas obras, os participantes fizeram uso de ferramentas como a escuta musical e a pesquisa bibliográfica sobre assuntos contextuais que envolvem o repertório. Estes fatores permitiram uma familiaridade com essas músicas eruditas e uma melhor interpretação dos símbolos abstratos presentes na notação musical ocidental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-06T14:32:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-06T14:32:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARDOSO, Emerson Rodrigo de Oliveira. Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40804 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Emerson Rodrigo de Oliveira. Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emerson%20Rodrigo%20de%20Oliveira%20Cardoso.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emerson%20Rodrigo%20de%20Oliveira%20Cardoso.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40804/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emerson%20Rodrigo%20de%20Oliveira%20Cardoso.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd573a5ca8288eb7272482765f819534 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 cb1e1d1139d1f6458883bbe6292acc8b ecd2e6260570a08be843743fbc7d49d4 2d97fec6ae925a3dda25000c49a1a024 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310652674441216 |