O ensaio e as travessias do cinema documentação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-6WLHMK |
Resumo: | A pesquisa procura indicar o lugar e as diferentes modalidades que o ensaio assume no campo cinematográfico e, em particular, no domínio do filme documentário. Para tanto, caracteriza o ensaio como um pensamento experimental (conforme a caracterização de Silvina Rodrigues Lopes) que atravessa a literatura, a filosofia e aciência. A inflexão ensaística no documentário é investigada em três filmes: Lost Lost Lost (Jonas Mekas, 1949-1976), Sans Soleil (Chris Marker, 1982) e Os Catadores e a Catadora (Agnès Varda, 2000). A análise demonstra como cada um dos autores se serve de recursos expressivos singulares para modular a forma do ensaio e renovar o cinema documentário. |
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Cesar Geraldo GuimaraesConsuelo da Luz LinsMaria Ester Maciel de Oliveira BorgesMarilia Rocha de Siqueira2019-08-13T02:07:35Z2019-08-13T02:07:35Z2006-06-14http://hdl.handle.net/1843/VCSA-6WLHMKA pesquisa procura indicar o lugar e as diferentes modalidades que o ensaio assume no campo cinematográfico e, em particular, no domínio do filme documentário. Para tanto, caracteriza o ensaio como um pensamento experimental (conforme a caracterização de Silvina Rodrigues Lopes) que atravessa a literatura, a filosofia e aciência. A inflexão ensaística no documentário é investigada em três filmes: Lost Lost Lost (Jonas Mekas, 1949-1976), Sans Soleil (Chris Marker, 1982) e Os Catadores e a Catadora (Agnès Varda, 2000). A análise demonstra como cada um dos autores se serve de recursos expressivos singulares para modular a forma do ensaio e renovar o cinema documentário.The research indicates the variations assumed by the essay in the cinematic domain, focusing the documentary film. It characterizes the essay as a form of experimental thought that crosses the fields of literature, philosophy and science (as shown by Silvina Rodrigues Lopes). The essayistic mode is searched in the following films: LostLost Lost (Jonas Mekas, 1949-1976), Sunless (Chris Marker, 1982) and The Gleaners and I (Agnès Varda, 2000). The analysis demonstrates how each filmmaker uses specific expressive resources to modulate the essay form and to renovate the documentary cinema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagemDocumentário (Cinema)Les glaneurs et la glaneuse (Filme)ComunicaçãoComunicação de massaSans soleil (Filme)Lost Lost Lost (Filme)Comunicação SocialCinemaDocumentárioO ensaio e as travessias do cinema documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmariliarocha_dissertacao.pdfapplication/pdf3036541https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-6WLHMK/1/mariliarocha_dissertacao.pdf3532b06b9a2318620753e75494a70fcfMD51TEXTmariliarocha_dissertacao.pdf.txtmariliarocha_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain472534https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-6WLHMK/2/mariliarocha_dissertacao.pdf.txt88a08649a7da1f3c4b7814a4d3ce7cc7MD521843/VCSA-6WLHMK2019-11-14 20:42:50.988oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-6WLHMKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:42:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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