Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deusy Maria Rocha Saliba
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6V
Resumo: É notório nos tempos atuais falar e/ou debater acerca da inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes escolares. Isso reflete o ideário do paradigma vigente ainda considerado recente. Atualmente, quando adentramos nas salas de aula de turmas regulares é possível observar a presença de alunos com deficiência. Esta tem sido uma realidade cada vez mais presente, atualmente alcançando a educação infantil, recentemente incorporada na educação básica. Diante do exposto, o objetivo dessa monografia é verificar se por meio de um projeto pedagógico de intervenção é possível trabalhar o desenvolvimento da autonomia na criança com Síndrome de Down (SD). O tema apresenta relevância pelo fato da SD ainda apresentar algumas dificuldades no processo de aprendizagem do aluno, bem como para o educador no que se refere às práticas pedagógicas mais cabíveis às suas peculiaridades. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa com estratégia em estudo de caso. Concluiu-se que a autonomia de uma criança com SD pode ser desenvolvida a partir de um trabalho pedagógico elaborado que inclua jogos, brincadeiras e demais estratégias de interação e comunicação.
id UFMG_d586a1ea3e5fa61c5de75418a4758091
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEHP6V
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Liberia Rodrigues NevesErnesto Andres Anzalone VazquezDeusy Maria Rocha Saliba2019-08-10T18:13:04Z2019-08-10T18:13:04Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6VÉ notório nos tempos atuais falar e/ou debater acerca da inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes escolares. Isso reflete o ideário do paradigma vigente ainda considerado recente. Atualmente, quando adentramos nas salas de aula de turmas regulares é possível observar a presença de alunos com deficiência. Esta tem sido uma realidade cada vez mais presente, atualmente alcançando a educação infantil, recentemente incorporada na educação básica. Diante do exposto, o objetivo dessa monografia é verificar se por meio de um projeto pedagógico de intervenção é possível trabalhar o desenvolvimento da autonomia na criança com Síndrome de Down (SD). O tema apresenta relevância pelo fato da SD ainda apresentar algumas dificuldades no processo de aprendizagem do aluno, bem como para o educador no que se refere às práticas pedagógicas mais cabíveis às suas peculiaridades. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa com estratégia em estudo de caso. Concluiu-se que a autonomia de uma criança com SD pode ser desenvolvida a partir de um trabalho pedagógico elaborado que inclua jogos, brincadeiras e demais estratégias de interação e comunicação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDown, Sindrome de Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Educação especial Projeto pedagógicoInclusãoEducação InfantilSíndrome de DownDeficiênciaPráticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdeusy_maria_rocha_saliba.pdfapplication/pdf651607https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHP6V/1/deusy_maria_rocha_saliba.pdfbee48abf8d42e12dfc8e6f78d7e06a41MD51TEXTdeusy_maria_rocha_saliba.pdf.txtdeusy_maria_rocha_saliba.pdf.txtExtracted texttext/plain119836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHP6V/2/deusy_maria_rocha_saliba.pdf.txt5d49bb1065c2f3f29b7d1e4b9f11fa59MD521843/BUBD-AEHP6V2019-11-14 05:32:59.992oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEHP6VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:32:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
title Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
spellingShingle Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
Deusy Maria Rocha Saliba
Projeto pedagógico
Inclusão
Educação Infantil
Síndrome de Down
Deficiência
Down, Sindrome de 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva 
Educação especial 
title_short Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
title_full Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
title_fullStr Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
title_sort Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
author Deusy Maria Rocha Saliba
author_facet Deusy Maria Rocha Saliba
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liberia Rodrigues Neves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ernesto Andres Anzalone Vazquez
dc.contributor.author.fl_str_mv Deusy Maria Rocha Saliba
contributor_str_mv Liberia Rodrigues Neves
Ernesto Andres Anzalone Vazquez
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Inclusão
Educação Infantil
Síndrome de Down
Deficiência
topic Projeto pedagógico
Inclusão
Educação Infantil
Síndrome de Down
Deficiência
Down, Sindrome de 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva 
Educação especial 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Down, Sindrome de 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva 
Educação especial 
description É notório nos tempos atuais falar e/ou debater acerca da inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes escolares. Isso reflete o ideário do paradigma vigente ainda considerado recente. Atualmente, quando adentramos nas salas de aula de turmas regulares é possível observar a presença de alunos com deficiência. Esta tem sido uma realidade cada vez mais presente, atualmente alcançando a educação infantil, recentemente incorporada na educação básica. Diante do exposto, o objetivo dessa monografia é verificar se por meio de um projeto pedagógico de intervenção é possível trabalhar o desenvolvimento da autonomia na criança com Síndrome de Down (SD). O tema apresenta relevância pelo fato da SD ainda apresentar algumas dificuldades no processo de aprendizagem do aluno, bem como para o educador no que se refere às práticas pedagógicas mais cabíveis às suas peculiaridades. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa com estratégia em estudo de caso. Concluiu-se que a autonomia de uma criança com SD pode ser desenvolvida a partir de um trabalho pedagógico elaborado que inclua jogos, brincadeiras e demais estratégias de interação e comunicação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T18:13:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T18:13:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6V
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6V
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHP6V/1/deusy_maria_rocha_saliba.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHP6V/2/deusy_maria_rocha_saliba.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bee48abf8d42e12dfc8e6f78d7e06a41
5d49bb1065c2f3f29b7d1e4b9f11fa59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803581571148546048