Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6V |
Resumo: | É notório nos tempos atuais falar e/ou debater acerca da inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes escolares. Isso reflete o ideário do paradigma vigente ainda considerado recente. Atualmente, quando adentramos nas salas de aula de turmas regulares é possível observar a presença de alunos com deficiência. Esta tem sido uma realidade cada vez mais presente, atualmente alcançando a educação infantil, recentemente incorporada na educação básica. Diante do exposto, o objetivo dessa monografia é verificar se por meio de um projeto pedagógico de intervenção é possível trabalhar o desenvolvimento da autonomia na criança com Síndrome de Down (SD). O tema apresenta relevância pelo fato da SD ainda apresentar algumas dificuldades no processo de aprendizagem do aluno, bem como para o educador no que se refere às práticas pedagógicas mais cabíveis às suas peculiaridades. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa com estratégia em estudo de caso. Concluiu-se que a autonomia de uma criança com SD pode ser desenvolvida a partir de um trabalho pedagógico elaborado que inclua jogos, brincadeiras e demais estratégias de interação e comunicação. |
id |
UFMG_d586a1ea3e5fa61c5de75418a4758091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEHP6V |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Liberia Rodrigues NevesErnesto Andres Anzalone VazquezDeusy Maria Rocha Saliba2019-08-10T18:13:04Z2019-08-10T18:13:04Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6VÉ notório nos tempos atuais falar e/ou debater acerca da inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes escolares. Isso reflete o ideário do paradigma vigente ainda considerado recente. Atualmente, quando adentramos nas salas de aula de turmas regulares é possível observar a presença de alunos com deficiência. Esta tem sido uma realidade cada vez mais presente, atualmente alcançando a educação infantil, recentemente incorporada na educação básica. Diante do exposto, o objetivo dessa monografia é verificar se por meio de um projeto pedagógico de intervenção é possível trabalhar o desenvolvimento da autonomia na criança com Síndrome de Down (SD). O tema apresenta relevância pelo fato da SD ainda apresentar algumas dificuldades no processo de aprendizagem do aluno, bem como para o educador no que se refere às práticas pedagógicas mais cabíveis às suas peculiaridades. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa com estratégia em estudo de caso. Concluiu-se que a autonomia de uma criança com SD pode ser desenvolvida a partir de um trabalho pedagógico elaborado que inclua jogos, brincadeiras e demais estratégias de interação e comunicação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDown, Sindrome de Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Educação especial Projeto pedagógicoInclusãoEducação InfantilSíndrome de DownDeficiênciaPráticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdeusy_maria_rocha_saliba.pdfapplication/pdf651607https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHP6V/1/deusy_maria_rocha_saliba.pdfbee48abf8d42e12dfc8e6f78d7e06a41MD51TEXTdeusy_maria_rocha_saliba.pdf.txtdeusy_maria_rocha_saliba.pdf.txtExtracted texttext/plain119836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHP6V/2/deusy_maria_rocha_saliba.pdf.txt5d49bb1065c2f3f29b7d1e4b9f11fa59MD521843/BUBD-AEHP6V2019-11-14 05:32:59.992oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEHP6VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:32:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down |
title |
Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down Deusy Maria Rocha Saliba Projeto pedagógico Inclusão Educação Infantil Síndrome de Down Deficiência Down, Sindrome de Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Educação especial |
title_short |
Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down |
title_full |
Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down |
title_sort |
Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down |
author |
Deusy Maria Rocha Saliba |
author_facet |
Deusy Maria Rocha Saliba |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Liberia Rodrigues Neves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ernesto Andres Anzalone Vazquez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deusy Maria Rocha Saliba |
contributor_str_mv |
Liberia Rodrigues Neves Ernesto Andres Anzalone Vazquez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Inclusão Educação Infantil Síndrome de Down Deficiência |
topic |
Projeto pedagógico Inclusão Educação Infantil Síndrome de Down Deficiência Down, Sindrome de Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Educação especial |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Down, Sindrome de Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Educação especial |
description |
É notório nos tempos atuais falar e/ou debater acerca da inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes escolares. Isso reflete o ideário do paradigma vigente ainda considerado recente. Atualmente, quando adentramos nas salas de aula de turmas regulares é possível observar a presença de alunos com deficiência. Esta tem sido uma realidade cada vez mais presente, atualmente alcançando a educação infantil, recentemente incorporada na educação básica. Diante do exposto, o objetivo dessa monografia é verificar se por meio de um projeto pedagógico de intervenção é possível trabalhar o desenvolvimento da autonomia na criança com Síndrome de Down (SD). O tema apresenta relevância pelo fato da SD ainda apresentar algumas dificuldades no processo de aprendizagem do aluno, bem como para o educador no que se refere às práticas pedagógicas mais cabíveis às suas peculiaridades. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa com estratégia em estudo de caso. Concluiu-se que a autonomia de uma criança com SD pode ser desenvolvida a partir de um trabalho pedagógico elaborado que inclua jogos, brincadeiras e demais estratégias de interação e comunicação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T18:13:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T18:13:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6V |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6V |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHP6V/1/deusy_maria_rocha_saliba.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHP6V/2/deusy_maria_rocha_saliba.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bee48abf8d42e12dfc8e6f78d7e06a41 5d49bb1065c2f3f29b7d1e4b9f11fa59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803581571148546048 |