A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/18176 |
Resumo: | No presente artigo objetiva-se analisar os desafios e as possibilidades da inclusão da criança com Síndrome de Down (SD) no espaço da Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva e como garantia dos direitos das crianças. Como técnica de levantamento de dados, optou-se pela aplicação de questionários aos professores que cuidam e educam crianças com SD em classes regulares, particularizando os aspectos físico, social, cognitivo e psicológico definidos na legislação brasileira como dimensões fundamentais do desenvolvimento integral humano. Em síntese, com o estudo constata-se que os desafios de incluir uma criança com SD na Educação Infantil se devem à própria complexidade da síndrome e principalmente às escassas condições materiais e à falta de uma melhor organização pedagógica para atender adequadamente as crianças com SD junto às demais crianças. Ainda assim, os professores têm claro que é possível incluir as crianças com SD nas instituições de Educação Infantil e, nesse espaço, garantir-lhes uma educação fundada nos direitos fundamentais e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. |
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A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTILSíndrome de Down. Educação Infantil. Inclusão.No presente artigo objetiva-se analisar os desafios e as possibilidades da inclusão da criança com Síndrome de Down (SD) no espaço da Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva e como garantia dos direitos das crianças. Como técnica de levantamento de dados, optou-se pela aplicação de questionários aos professores que cuidam e educam crianças com SD em classes regulares, particularizando os aspectos físico, social, cognitivo e psicológico definidos na legislação brasileira como dimensões fundamentais do desenvolvimento integral humano. Em síntese, com o estudo constata-se que os desafios de incluir uma criança com SD na Educação Infantil se devem à própria complexidade da síndrome e principalmente às escassas condições materiais e à falta de uma melhor organização pedagógica para atender adequadamente as crianças com SD junto às demais crianças. Ainda assim, os professores têm claro que é possível incluir as crianças com SD nas instituições de Educação Infantil e, nesse espaço, garantir-lhes uma educação fundada nos direitos fundamentais e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1817610.55028/gd.v7i01.18176 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/18176/12614https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/18176/12615Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Silveira, Marielzade Matos Reis, ElisalmaLorenset, Odimar2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/18176Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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