A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Silveira, Marielza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Matos Reis, Elisalma, Lorenset, Odimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/18176
Resumo: No presente artigo objetiva-se analisar os desafios e as possibilidades da inclusão da criança com Síndrome de Down (SD) no espaço da Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva e como garantia dos direitos das crianças. Como técnica de levantamento de dados, optou-se pela aplicação de questionários aos professores que cuidam e educam crianças com SD em classes regulares, particularizando os aspectos físico, social, cognitivo e psicológico definidos na legislação brasileira como dimensões fundamentais do desenvolvimento integral humano. Em síntese, com o estudo constata-se que os desafios de incluir uma criança com SD na Educação Infantil se devem à própria complexidade da síndrome e principalmente às escassas condições materiais e à falta de uma melhor organização pedagógica para atender adequadamente as crianças com SD junto às demais crianças. Ainda assim, os professores têm claro que é possível incluir as crianças com SD nas instituições de Educação Infantil e, nesse espaço, garantir-lhes uma educação fundada nos direitos fundamentais e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
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