Conhecimento e literacia em saúde bucal de professores do ensino fundamental: o primeiro passo para ações educativas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anna Lucia Melo Igdal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACYG49
Resumo: O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído no Brasil em 2007 e dentre seus objetivos está a aproximação dos setores saúde e educação. Este programa prevê a execução de ações intersetoriais de promoção da saúde em ambiente escolar. Dentro do sistema educacional destacam-se os professores dos anos iniciais do ensinofundamental, pois eles dominam as técnicas de ensino-aprendizagem, convivem diariamente com os alunos, conhecem o contexto social dos mesmos e exercem grande influência no comportamento dos alunos. Portanto, é de extrema importância a atuação deles em programas educativos voltados aos escolares. Mas para contar com a atuaçãode tais profissionais, no contexto da promoção de saúde bucal, primeiro é necessário conhecer o grau de informações que eles possuem (nível de conhecimento) e como obtêm, compreendem e utilizam tais informações para tomadas de decisões (literacia em saúde bucal). Após esse diagnóstico, o próximo passo é capacitar esses profissionais para que possam construir estratégias e ações educativas que possam ser executadas na escola. Este trabalho procurou contar com a participação de tais profissionais para a implementação de ações do PSE no âmbito da promoção da saúde bucal. Teve como objetivos: avaliar o nível de conhecimento e literacia em saúde bucal de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, capacitá-los e construir um material educativo com a participação dos mesmos. Este trabalho constituiu em um estudo de caso realizado com 14 professores de uma escola municipal de ensino fundamental em Nova Lima-MG, Brasil. Foram utilizados dois instrumentos validados no Brasil: um questionário autoaplicável de 19-itens que avaliou o conhecimento em saúde bucal e o teste de literacia em saúde bucal BREALD-30. Os instrumentos foram aplicados antes e depois da capacitação. O programa de capacitação promoveu um aumento significativo nonível de literacia em saúde bucal (p= 0,002). Foi produzido com a ajuda dos professores um material (Guia de Saúde Bucal na Escola) com textos voltados aos professores e sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos. Conclusões: o programa de capacitação realizado por esse trabalho elevou os nível de literacia em saúde bucaldos professores; promoveu a construção coletiva de um material educativo e contribuiu para a aproximação entre os profissionais da educação e saúde.
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Mas para contar com a atuaçãode tais profissionais, no contexto da promoção de saúde bucal, primeiro é necessário conhecer o grau de informações que eles possuem (nível de conhecimento) e como obtêm, compreendem e utilizam tais informações para tomadas de decisões (literacia em saúde bucal). Após esse diagnóstico, o próximo passo é capacitar esses profissionais para que possam construir estratégias e ações educativas que possam ser executadas na escola. Este trabalho procurou contar com a participação de tais profissionais para a implementação de ações do PSE no âmbito da promoção da saúde bucal. Teve como objetivos: avaliar o nível de conhecimento e literacia em saúde bucal de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, capacitá-los e construir um material educativo com a participação dos mesmos. Este trabalho constituiu em um estudo de caso realizado com 14 professores de uma escola municipal de ensino fundamental em Nova Lima-MG, Brasil. Foram utilizados dois instrumentos validados no Brasil: um questionário autoaplicável de 19-itens que avaliou o conhecimento em saúde bucal e o teste de literacia em saúde bucal BREALD-30. Os instrumentos foram aplicados antes e depois da capacitação. O programa de capacitação promoveu um aumento significativo nonível de literacia em saúde bucal (p= 0,002). Foi produzido com a ajuda dos professores um material (Guia de Saúde Bucal na Escola) com textos voltados aos professores e sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos. Conclusões: o programa de capacitação realizado por esse trabalho elevou os nível de literacia em saúde bucaldos professores; promoveu a construção coletiva de um material educativo e contribuiu para a aproximação entre os profissionais da educação e saúde.The Health on School Program (HSP) was established in Brazil in 2007 and among its objectives is the approach of the health and education sectors. This program provides for the implementation of intersectoral health promotion actions in the school environment. Inside the education system stand out the teachers in the early years of elementary school, they dominate the teaching-learning techniques, live daily with thestudents, know the social context of them and have great influence on the students' behavior. Therefore, it is of utmost importance their performance in educational programs for schoolchildren. But to have the performance of such professionals, in the context of oral health promotion, it is first necessary to know the degree of informationthey possess (level of knowledge) and how to obtain, understand and use such information for decision-making (oral health literacy). After this diagnosis, the next step is to train these professionals so they can build strategies and preventive actions that can be performed at school. This study sought to have the actuation of such professionals to implement HSP actions under the oral health promotion. And aimed to: assess the level of knowledge and oral health literacy teachers in the early years of elementary school, train them and build an educational material with their actuation. This study was a case study done with 14 teachers from a municipal elementary school in Nova Lima- MG, Brazil. Two validated instruments were used: a self-administered questionnaire 19 itemsthat assessed the oral health knowledge and the oral health literacy test BREALD-30. The instruments were applied before and after the training. The training program caused a significant increase in oral health literacy level (p = 0.002). It was produced with the help of teachers a material (Guide to Oral Health in Schools) with texts geared to teachers and suggestions for activities to be developed with students. Conclusions: the training program conducted for this study has raised oral health literacy level of teachers; promoted the collective construction of an educational material and provided a connection between the education and health professionals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde escolarSaúde bucalAlfabetização em saúdeEducação em saúde bucalPromoção da saúdeSaúde BucalPromoção de SaúdeAlfabetizaçãoSaúde EscolarEducação em Saúdeem SaúdeConhecimento e literacia em saúde bucal de professores do ensino fundamental: o primeiro passo para ações educativas na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_anna_igdal.pdfapplication/pdf7867321https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACYG49/1/disserta__o_anna_igdal.pdfb2cf40daf6dcfdc93a905b1336f0bfceMD51TEXTdisserta__o_anna_igdal.pdf.txtdisserta__o_anna_igdal.pdf.txtExtracted texttext/plain258205https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACYG49/2/disserta__o_anna_igdal.pdf.txtfe04f865616300a2723fb1a5bff26c74MD521843/BUBD-ACYG492019-11-14 23:02:01.026oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ACYG49Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:02:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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