Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniella Carvalho de Lima Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41128
Resumo: A sociedade contemporânea passou por inúmeras mudanças nos últimos anos sob a influência das tecnologias digitais. Tais mudanças são observadas na vida social, na cultura e nos meios de produção. Ao contrário dos tempos passados as mudanças na atualidade são rápidas e dinâmicas, assim como são as redes digitais. Os alunos mais jovens cresceram cercados por mídias digitais. Estão imersos em bits e acham que isso faz parte da paisagem natural. Essa relação é muito diferente da vivenciada por muitos professores que foram formados com uso de tecnologias analógicas. Os alunos nascidos na era digital têm outra visão da escola e desenvolveram diferentes formas de aprender. Jogam vide games, navegam em celulares, utilizam tablets com grande desenvoltura, contudo demonstram pouca habilidade nos conteúdos escolares. Parece haver uma falta de conexão entre os conteúdos ensinados e as metodologias utilizadas. É preciso desenvolver métodos e práticas nas quais os alunos deixem de ser espectadores para se tornarem protagonistas da sua aprendizagem. Nessa mudança as tecnologias digitais podem ser importantes aliadas pois falam a mesma linguagem apreciada pelas crianças e jovens. Neste estudo científico foram elaboradas cinco sequências didáticas que versam sobre temas diversos do ensino fundamental. Durante a elaboração foram selecionados recursos e tecnologias acessíveis a muitas escolas, além disso foram propostas novas metodologias nas quais os alunos interajam e aprendam por meio das mídias de forma divertida e prazerosa. As sequências embora não aplicadas foram importantes para que eu me incluísse no mundo digital e aprendesse que para ensinar por meio das mídias é preciso estar conectado nas redes. Hoje estou mais conectada nas redes sociais e busco construir aprendizagens mais colaborativas com meus alunos. Um passo importante foi dado. Que venham novos desafios e práticas!
id UFMG_d7e695b80605cb67a273b5c52932c58c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41128
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docenteTecnologias digitaisEducação 3.0Letramento digitalEducação básica - Tecnologias digitaisEducação - Ensino fundamental - Sequências digitaisEducação 3.0 - Práticas de ensino - Tecnologias digitaisA sociedade contemporânea passou por inúmeras mudanças nos últimos anos sob a influência das tecnologias digitais. Tais mudanças são observadas na vida social, na cultura e nos meios de produção. Ao contrário dos tempos passados as mudanças na atualidade são rápidas e dinâmicas, assim como são as redes digitais. Os alunos mais jovens cresceram cercados por mídias digitais. Estão imersos em bits e acham que isso faz parte da paisagem natural. Essa relação é muito diferente da vivenciada por muitos professores que foram formados com uso de tecnologias analógicas. Os alunos nascidos na era digital têm outra visão da escola e desenvolveram diferentes formas de aprender. Jogam vide games, navegam em celulares, utilizam tablets com grande desenvoltura, contudo demonstram pouca habilidade nos conteúdos escolares. Parece haver uma falta de conexão entre os conteúdos ensinados e as metodologias utilizadas. É preciso desenvolver métodos e práticas nas quais os alunos deixem de ser espectadores para se tornarem protagonistas da sua aprendizagem. Nessa mudança as tecnologias digitais podem ser importantes aliadas pois falam a mesma linguagem apreciada pelas crianças e jovens. Neste estudo científico foram elaboradas cinco sequências didáticas que versam sobre temas diversos do ensino fundamental. Durante a elaboração foram selecionados recursos e tecnologias acessíveis a muitas escolas, além disso foram propostas novas metodologias nas quais os alunos interajam e aprendam por meio das mídias de forma divertida e prazerosa. As sequências embora não aplicadas foram importantes para que eu me incluísse no mundo digital e aprendesse que para ensinar por meio das mídias é preciso estar conectado nas redes. Hoje estou mais conectada nas redes sociais e busco construir aprendizagens mais colaborativas com meus alunos. Um passo importante foi dado. Que venham novos desafios e práticas!Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0UFMGLeandra de Castro Gonzaga Figueiróhttp://lattes.cnpq.br/0146313272269022Santer Alvares de MatosDaniella Carvalho de Lima Figueiredo2022-04-25T13:42:33Z2022-04-25T13:42:33Z2019-11-30Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/41128porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-25T13:42:33Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/41128Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-25T13:42:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
title Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
spellingShingle Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
Daniella Carvalho de Lima Figueiredo
Tecnologias digitais
Educação 3.0
Letramento digital
Educação básica - Tecnologias digitais
Educação - Ensino fundamental - Sequências digitais
Educação 3.0 - Práticas de ensino - Tecnologias digitais
title_short Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
title_full Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
title_fullStr Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
title_full_unstemmed Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
title_sort Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
author Daniella Carvalho de Lima Figueiredo
author_facet Daniella Carvalho de Lima Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
http://lattes.cnpq.br/0146313272269022
Santer Alvares de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniella Carvalho de Lima Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Educação 3.0
Letramento digital
Educação básica - Tecnologias digitais
Educação - Ensino fundamental - Sequências digitais
Educação 3.0 - Práticas de ensino - Tecnologias digitais
topic Tecnologias digitais
Educação 3.0
Letramento digital
Educação básica - Tecnologias digitais
Educação - Ensino fundamental - Sequências digitais
Educação 3.0 - Práticas de ensino - Tecnologias digitais
description A sociedade contemporânea passou por inúmeras mudanças nos últimos anos sob a influência das tecnologias digitais. Tais mudanças são observadas na vida social, na cultura e nos meios de produção. Ao contrário dos tempos passados as mudanças na atualidade são rápidas e dinâmicas, assim como são as redes digitais. Os alunos mais jovens cresceram cercados por mídias digitais. Estão imersos em bits e acham que isso faz parte da paisagem natural. Essa relação é muito diferente da vivenciada por muitos professores que foram formados com uso de tecnologias analógicas. Os alunos nascidos na era digital têm outra visão da escola e desenvolveram diferentes formas de aprender. Jogam vide games, navegam em celulares, utilizam tablets com grande desenvoltura, contudo demonstram pouca habilidade nos conteúdos escolares. Parece haver uma falta de conexão entre os conteúdos ensinados e as metodologias utilizadas. É preciso desenvolver métodos e práticas nas quais os alunos deixem de ser espectadores para se tornarem protagonistas da sua aprendizagem. Nessa mudança as tecnologias digitais podem ser importantes aliadas pois falam a mesma linguagem apreciada pelas crianças e jovens. Neste estudo científico foram elaboradas cinco sequências didáticas que versam sobre temas diversos do ensino fundamental. Durante a elaboração foram selecionados recursos e tecnologias acessíveis a muitas escolas, além disso foram propostas novas metodologias nas quais os alunos interajam e aprendam por meio das mídias de forma divertida e prazerosa. As sequências embora não aplicadas foram importantes para que eu me incluísse no mundo digital e aprendesse que para ensinar por meio das mídias é preciso estar conectado nas redes. Hoje estou mais conectada nas redes sociais e busco construir aprendizagens mais colaborativas com meus alunos. Um passo importante foi dado. Que venham novos desafios e práticas!
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
2022-04-25T13:42:33Z
2022-04-25T13:42:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41128
url http://hdl.handle.net/1843/41128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829679834759168