Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/41128 |
Resumo: | A sociedade contemporânea passou por inúmeras mudanças nos últimos anos sob a influência das tecnologias digitais. Tais mudanças são observadas na vida social, na cultura e nos meios de produção. Ao contrário dos tempos passados as mudanças na atualidade são rápidas e dinâmicas, assim como são as redes digitais. Os alunos mais jovens cresceram cercados por mídias digitais. Estão imersos em bits e acham que isso faz parte da paisagem natural. Essa relação é muito diferente da vivenciada por muitos professores que foram formados com uso de tecnologias analógicas. Os alunos nascidos na era digital têm outra visão da escola e desenvolveram diferentes formas de aprender. Jogam vide games, navegam em celulares, utilizam tablets com grande desenvoltura, contudo demonstram pouca habilidade nos conteúdos escolares. Parece haver uma falta de conexão entre os conteúdos ensinados e as metodologias utilizadas. É preciso desenvolver métodos e práticas nas quais os alunos deixem de ser espectadores para se tornarem protagonistas da sua aprendizagem. Nessa mudança as tecnologias digitais podem ser importantes aliadas pois falam a mesma linguagem apreciada pelas crianças e jovens. Neste estudo científico foram elaboradas cinco sequências didáticas que versam sobre temas diversos do ensino fundamental. Durante a elaboração foram selecionados recursos e tecnologias acessíveis a muitas escolas, além disso foram propostas novas metodologias nas quais os alunos interajam e aprendam por meio das mídias de forma divertida e prazerosa. As sequências embora não aplicadas foram importantes para que eu me incluísse no mundo digital e aprendesse que para ensinar por meio das mídias é preciso estar conectado nas redes. Hoje estou mais conectada nas redes sociais e busco construir aprendizagens mais colaborativas com meus alunos. Um passo importante foi dado. Que venham novos desafios e práticas! |
id |
UFMG_d7e695b80605cb67a273b5c52932c58c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/41128 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docenteTecnologias digitaisEducação 3.0Letramento digitalEducação básica - Tecnologias digitaisEducação - Ensino fundamental - Sequências digitaisEducação 3.0 - Práticas de ensino - Tecnologias digitaisA sociedade contemporânea passou por inúmeras mudanças nos últimos anos sob a influência das tecnologias digitais. Tais mudanças são observadas na vida social, na cultura e nos meios de produção. Ao contrário dos tempos passados as mudanças na atualidade são rápidas e dinâmicas, assim como são as redes digitais. Os alunos mais jovens cresceram cercados por mídias digitais. Estão imersos em bits e acham que isso faz parte da paisagem natural. Essa relação é muito diferente da vivenciada por muitos professores que foram formados com uso de tecnologias analógicas. Os alunos nascidos na era digital têm outra visão da escola e desenvolveram diferentes formas de aprender. Jogam vide games, navegam em celulares, utilizam tablets com grande desenvoltura, contudo demonstram pouca habilidade nos conteúdos escolares. Parece haver uma falta de conexão entre os conteúdos ensinados e as metodologias utilizadas. É preciso desenvolver métodos e práticas nas quais os alunos deixem de ser espectadores para se tornarem protagonistas da sua aprendizagem. Nessa mudança as tecnologias digitais podem ser importantes aliadas pois falam a mesma linguagem apreciada pelas crianças e jovens. Neste estudo científico foram elaboradas cinco sequências didáticas que versam sobre temas diversos do ensino fundamental. Durante a elaboração foram selecionados recursos e tecnologias acessíveis a muitas escolas, além disso foram propostas novas metodologias nas quais os alunos interajam e aprendam por meio das mídias de forma divertida e prazerosa. As sequências embora não aplicadas foram importantes para que eu me incluísse no mundo digital e aprendesse que para ensinar por meio das mídias é preciso estar conectado nas redes. Hoje estou mais conectada nas redes sociais e busco construir aprendizagens mais colaborativas com meus alunos. Um passo importante foi dado. Que venham novos desafios e práticas!Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0UFMGLeandra de Castro Gonzaga Figueiróhttp://lattes.cnpq.br/0146313272269022Santer Alvares de MatosDaniella Carvalho de Lima Figueiredo2022-04-25T13:42:33Z2022-04-25T13:42:33Z2019-11-30Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/41128porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-25T13:42:33Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/41128Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-25T13:42:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente |
title |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente |
spellingShingle |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente Daniella Carvalho de Lima Figueiredo Tecnologias digitais Educação 3.0 Letramento digital Educação básica - Tecnologias digitais Educação - Ensino fundamental - Sequências digitais Educação 3.0 - Práticas de ensino - Tecnologias digitais |
title_short |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente |
title_full |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente |
title_fullStr |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente |
title_sort |
Tecnologias digitais e educação 3.0: do conceito à prática docente |
author |
Daniella Carvalho de Lima Figueiredo |
author_facet |
Daniella Carvalho de Lima Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leandra de Castro Gonzaga Figueiró http://lattes.cnpq.br/0146313272269022 Santer Alvares de Matos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniella Carvalho de Lima Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Educação 3.0 Letramento digital Educação básica - Tecnologias digitais Educação - Ensino fundamental - Sequências digitais Educação 3.0 - Práticas de ensino - Tecnologias digitais |
topic |
Tecnologias digitais Educação 3.0 Letramento digital Educação básica - Tecnologias digitais Educação - Ensino fundamental - Sequências digitais Educação 3.0 - Práticas de ensino - Tecnologias digitais |
description |
A sociedade contemporânea passou por inúmeras mudanças nos últimos anos sob a influência das tecnologias digitais. Tais mudanças são observadas na vida social, na cultura e nos meios de produção. Ao contrário dos tempos passados as mudanças na atualidade são rápidas e dinâmicas, assim como são as redes digitais. Os alunos mais jovens cresceram cercados por mídias digitais. Estão imersos em bits e acham que isso faz parte da paisagem natural. Essa relação é muito diferente da vivenciada por muitos professores que foram formados com uso de tecnologias analógicas. Os alunos nascidos na era digital têm outra visão da escola e desenvolveram diferentes formas de aprender. Jogam vide games, navegam em celulares, utilizam tablets com grande desenvoltura, contudo demonstram pouca habilidade nos conteúdos escolares. Parece haver uma falta de conexão entre os conteúdos ensinados e as metodologias utilizadas. É preciso desenvolver métodos e práticas nas quais os alunos deixem de ser espectadores para se tornarem protagonistas da sua aprendizagem. Nessa mudança as tecnologias digitais podem ser importantes aliadas pois falam a mesma linguagem apreciada pelas crianças e jovens. Neste estudo científico foram elaboradas cinco sequências didáticas que versam sobre temas diversos do ensino fundamental. Durante a elaboração foram selecionados recursos e tecnologias acessíveis a muitas escolas, além disso foram propostas novas metodologias nas quais os alunos interajam e aprendam por meio das mídias de forma divertida e prazerosa. As sequências embora não aplicadas foram importantes para que eu me incluísse no mundo digital e aprendesse que para ensinar por meio das mídias é preciso estar conectado nas redes. Hoje estou mais conectada nas redes sociais e busco construir aprendizagens mais colaborativas com meus alunos. Um passo importante foi dado. Que venham novos desafios e práticas! |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-30 2022-04-25T13:42:33Z 2022-04-25T13:42:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/41128 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/41128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829679834759168 |