Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shirlei Rezende Sales
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665235
http://hdl.handle.net/1843/77483
https://orcid.org/0000-0003-4446-9508
Resumo: The project systematized here consists of offering the optional discipline "Gender and sexuality in the curricula" for two consecutive semesters in the Pedagogy undergraduate course. The subject was also part of the Transversal Training in Gender and Sexuality - Queer/LGBTI Perspectives. The overall goal was to provide consistent training on issues of great social relevance such as gender and sexuality. Facing a scenario of persistent inequalities, the school is called to include such content in the basic education curricula. However, despite all the struggle of social movements and the complaints of researchers in the field, these themes are often neglected in school. This has become even more intense with the current anti-gender and sexuality offensive led by reactionary sectors of our society, especially those around the "Associação Escola Sem Partido" (School Without a Party Association). The planned format articulated teaching activities and also research systematization, and dissemination, in close articulation with post-graduate studies. The project was developed through the methodology of creating a digital portfolio, later shared on the teacher's blog. This methodological choice led to an intense reflective process about the activities carried out. As a result, the lessons learned produced joy and were meaningful and transformative.
id UFMG_d947c2db1b581e5bdaa4407c35561d6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/77483
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docenteGender and sexuality in the curricula: invention, resistance, and production of joys in a teacher education projectGêneroFormação docenteSexualidadeCurrículoProfessores -- FormaçãoCurriculo escolarSexualidadeThe project systematized here consists of offering the optional discipline "Gender and sexuality in the curricula" for two consecutive semesters in the Pedagogy undergraduate course. The subject was also part of the Transversal Training in Gender and Sexuality - Queer/LGBTI Perspectives. The overall goal was to provide consistent training on issues of great social relevance such as gender and sexuality. Facing a scenario of persistent inequalities, the school is called to include such content in the basic education curricula. However, despite all the struggle of social movements and the complaints of researchers in the field, these themes are often neglected in school. This has become even more intense with the current anti-gender and sexuality offensive led by reactionary sectors of our society, especially those around the "Associação Escola Sem Partido" (School Without a Party Association). The planned format articulated teaching activities and also research systematization, and dissemination, in close articulation with post-graduate studies. The project was developed through the methodology of creating a digital portfolio, later shared on the teacher's blog. This methodological choice led to an intense reflective process about the activities carried out. As a result, the lessons learned produced joy and were meaningful and transformative.O projeto aqui sistematizado consiste na oferta da disciplina optativa “Gêneros e sexualidades nos currículos” por dois semestres consecutivos no curso de graduação em Pedagogia. A disciplina também integrou o quadro de ofertas da Formação Transversal em Gênero e Sexualidade – Perspectivas Queer/LGBTI. O objetivo geral foi proporcionar uma formação consistente em temas da maior relevância social como gênero e sexualidade. Diante de um cenário de persistentes desigualdades, a escola é convocada a incluir nos currículos da educação básica tais conteúdos. No entanto, a despeito de toda luta dos movimentos sociais e das denúncias feiras por pesquisadoras/es da área, tais temas frequentemente são negligenciados na escola. Isso se fez ainda mais intensivo com o atual processo de ofensiva antigênero e sexualidade protagonizada por setores reacionários da sociedade, especialmente aqueles em torno da Associação Escola Sem Partido. O formato planejado articulou atividades de ensino e também pesquisa, sistematização e divulgação, em estreita articulação com a pós-graduação. O projeto foi desenvolvido por meio da metodologia de elaboração de um portfólio digital, posteriormente compartilhado no blog da professora. Essa escolha metodológica propiciou um intenso processo reflexivo sobre as atividades realizadas. Como resultado, as aprendizagens construídas produziram alegria, se mostraram significativas e transformadoras.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARUFMG2024-10-17T17:35:24Z2024-10-17T17:35:24Z2023-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.20396/etd.v25i00.86652351676-2592http://hdl.handle.net/1843/77483https://orcid.org/0000-0003-4446-9508porETD: Educação Temática DigitalShirlei Rezende Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-10-17T17:35:25Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/77483Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-10-17T17:35:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente
Gender and sexuality in the curricula: invention, resistance, and production of joys in a teacher education project
title Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente
spellingShingle Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente
Shirlei Rezende Sales
Gênero
Formação docente
Sexualidade
Currículo
Professores -- Formação
Curriculo escolar
Sexualidade
title_short Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente
title_full Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente
title_fullStr Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente
title_full_unstemmed Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente
title_sort Gêneros e sexualidades nos currículos: invenções, resistências e produção de alegrias em um projeto de formação docente
author Shirlei Rezende Sales
author_facet Shirlei Rezende Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shirlei Rezende Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Formação docente
Sexualidade
Currículo
Professores -- Formação
Curriculo escolar
Sexualidade
topic Gênero
Formação docente
Sexualidade
Currículo
Professores -- Formação
Curriculo escolar
Sexualidade
description The project systematized here consists of offering the optional discipline "Gender and sexuality in the curricula" for two consecutive semesters in the Pedagogy undergraduate course. The subject was also part of the Transversal Training in Gender and Sexuality - Queer/LGBTI Perspectives. The overall goal was to provide consistent training on issues of great social relevance such as gender and sexuality. Facing a scenario of persistent inequalities, the school is called to include such content in the basic education curricula. However, despite all the struggle of social movements and the complaints of researchers in the field, these themes are often neglected in school. This has become even more intense with the current anti-gender and sexuality offensive led by reactionary sectors of our society, especially those around the "Associação Escola Sem Partido" (School Without a Party Association). The planned format articulated teaching activities and also research systematization, and dissemination, in close articulation with post-graduate studies. The project was developed through the methodology of creating a digital portfolio, later shared on the teacher's blog. This methodological choice led to an intense reflective process about the activities carried out. As a result, the lessons learned produced joy and were meaningful and transformative.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
2024-10-17T17:35:24Z
2024-10-17T17:35:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665235
1676-2592
http://hdl.handle.net/1843/77483
https://orcid.org/0000-0003-4446-9508
url https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665235
http://hdl.handle.net/1843/77483
https://orcid.org/0000-0003-4446-9508
identifier_str_mv 1676-2592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823247974674726912