Currículo e formação em pedagogia: o que dizem estudantes sobre os paradoxos que marcam o trabalho com relações de gênero e sexualidades?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Roney Polato de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferrari,Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100228
Resumo: RESUMO O artigo apresenta discussões elaboradas a partir de uma pesquisa mais abrangente interessada nas relações entre formação docente, currículo, cultura visual e educação. Para este artigo, escolhemos como recorte as ausências e presenças das abordagens das relações de gênero e sexualidades na formação docente e no currículo da pedagogia de uma universidade pública federal, a partir das respostas de estudantes desse curso a um questionário qualitativo. A perspectiva teórico-metodológica que orienta nossas análises é a perspectiva foucaultiana que toma a problematização como uma forma de fazer pesquisa. O procedimento metodológico foi a aplicação de um questionário. Assim, a partir das respostas das estudantes, tomando como foco de análise a presença, a utilização e os efeitos na trajetória de formação e na problematização de seus processos de subjetivação no que diz respeito ao gênero e sexualidade, constatou-se um aspecto paradoxal no trato com as questões de gênero e sexualidade.
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