Análise constitutiva do discurso das mães de crianças em tratamento fonoaudiológico sobre a interação com o profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria de Fatima Garrido Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVMTK
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar sob a perspectiva das Teorias Linguísticas da Gramática Sistêmico-Funcional, da Semiótica Social e da Análise Crítica de Discurso, os textos resultantes das entrevistas com as mães de crianças em tratamento fonoaudiológico com o pesquisador sobre interação, em uma clínica conveniada com a rede pública de saúde, e a linguagem que permeia essa interação, utilizando como base a macro-análise ou análise discursiva. A micro-análise ou análise semântica dos textos foi utilizada para identificar: a) as funções de linguagem com base na Gramática Sistêmico-Funcional e analisar os participantes e os processos ligados à metafunção ideacional; b) a polaridade e a modalidade, aspectos estes ligados à metafunção interpessoal; c) os recursos usados nas sequências semânticas das orações e as relações táticas e lógico-semânticas existentes. Estes objetivos foram desdobrados em outros mais específicos, tais como: i) interpretar as formações discursivas identitárias nos discursos; ii) caracterizar o perfil social das mães. A amostra foi caracterizada por textos produzidos por cinco mães, cujos filhos se encontram em tratamento fonoaudiológico em uma clínica conveniada com a rede pública de saúde. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de gravações em áudio e a pesquisa quantitativa por meio de um protocolo para traçar o perfil social das participantes. Os resultados mostraram as mães como principais participantes, envolvidos em processos mentais, verbais, comportamentais e materiais. Constatamos o seu papel de provedoras de informações sobre a criança por meio das orações como proposições, e o papel da fonoaudióloga como solicitante por informações, mas também como provedora, expressas pela polaridade e pela modalidade. Os discursos das mães revelaram o ponto de vista das mesmas sobre a interação e os textos se configuraram como narrativas de fatos construídos em episódios relacionados à importância, à finalidade das interações e ao tratamento. Concluímos que o modelo de interação mais informativo foi mantido, porém com mudanças consideradas importantes para uma relação mais solidária.
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A micro-análise ou análise semântica dos textos foi utilizada para identificar: a) as funções de linguagem com base na Gramática Sistêmico-Funcional e analisar os participantes e os processos ligados à metafunção ideacional; b) a polaridade e a modalidade, aspectos estes ligados à metafunção interpessoal; c) os recursos usados nas sequências semânticas das orações e as relações táticas e lógico-semânticas existentes. Estes objetivos foram desdobrados em outros mais específicos, tais como: i) interpretar as formações discursivas identitárias nos discursos; ii) caracterizar o perfil social das mães. A amostra foi caracterizada por textos produzidos por cinco mães, cujos filhos se encontram em tratamento fonoaudiológico em uma clínica conveniada com a rede pública de saúde. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de gravações em áudio e a pesquisa quantitativa por meio de um protocolo para traçar o perfil social das participantes. Os resultados mostraram as mães como principais participantes, envolvidos em processos mentais, verbais, comportamentais e materiais. Constatamos o seu papel de provedoras de informações sobre a criança por meio das orações como proposições, e o papel da fonoaudióloga como solicitante por informações, mas também como provedora, expressas pela polaridade e pela modalidade. Os discursos das mães revelaram o ponto de vista das mesmas sobre a interação e os textos se configuraram como narrativas de fatos construídos em episódios relacionados à importância, à finalidade das interações e ao tratamento. Concluímos que o modelo de interação mais informativo foi mantido, porém com mudanças consideradas importantes para uma relação mais solidária.In daily conversation, people express their opinion using language organized in clauses which represent their knowledge about internal and external world, as an exchange of goods and services or information, to maintain or to construct relationships and representing in semantic sequences of clause complexes a narrative. The aim of this study is to analyse by the Linguistic theories of Systemic Functional Grammar, Social Semiotic and Critical Discourse Analysis, discourse and textual production by mothers of children in speech therapy in an institution which receives patients from public health service and the researcher in an interview about what they think of interaction. We based on a macro-analysis or discursive one and on a micro-analysis or semantic one to identify: a) language functions which construe the experience of world by participants and processes of transitivity system; b) polarity and modality expressed in interpersonal metafunction; c) linguistics resources used in taxes relations and types of logic-semantics relations. These general purposes can be distributed more specifically in others: i) to explain discursive formations and identities in discourses; ii) to characterize the social profile of the participants. The qualitative research was constituted of texts produced by five mothers who have their children in speech therapy. The method used was an audio recorded conversation with them. The quantitative register of mothers social profile had the purpose to know the participants. The results showed mothers as principal participants involved in different mental, verbal, behavioral and material processes. Their role as suppliers of information about their children, expressed by polarity and modality and the speech therapist role as seeker of information demanded, but as supplier too. Mothers discourses revealed their points of view about interaction and the texts were configured in narratives, constructed as a series of episodes related with its importance, purposes and the speech therapy. We concluded that the model of interaction by means of information was sustained. However some important changes were observed to construct more solidarity in this kind of relationship.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaAnálise do discursoFuncionalismo (Linguística)Interação socialRelações humanasFonoaudiólogosfonoaudiólogointeraçãoanálise discursivamãeAnálise constitutiva do discurso das mães de crianças em tratamento fonoaudiológico sobre a interação com o profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1363m.pdfapplication/pdf1025249https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVMTK/1/1363m.pdff8c7a4d67dec88e3a1c930739afbed5dMD51TEXT1363m.pdf.txt1363m.pdf.txtExtracted texttext/plain325316https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVMTK/2/1363m.pdf.txt763f324190b6df1ae4218e23bace8351MD521843/LETR-8SVMTK2019-11-14 04:11:37.077oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8SVMTKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:11:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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