Netos de Lobato: modos de ler o Sítio do Picapau Amarelo no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pâmela Bastos Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE3K4Z
Resumo: Entre as décadas de 1920 a 1950, Monteiro Lobato trouxe contribuições significativas para a formação do leitor infantil brasileiro, por meio de seu projeto editorial e de sua produção literária que compõe a obra Sítio do Picapau Amarelo, sendo reconhecido como o precursor da literatura infantil brasileira. O escritor descobriu o prazer de escrever para o público infantil e se atentou para o modo como suas obras literárias eram recebidas por seus leitores. A correspondência era o meio de comunicação e interação entre o escritor e os seus leitores, fonte documental para pesquisas que buscaram compreender a recepção dos livros de Lobato naquele período pelas crianças. Contudo, observa-se a escassez de estudos sobre os leitores infantis da literatura infantil lobateana na contemporaneidade e o modo como se apropriam dela. Com o intuito de dar continuidade à construção da história da leitura da literatura infantil lobateana, iniciada com os leitores de Lobato que viveram na mesma época do escritor, a presente pesquisa apresenta o perfil de crianças dos dias atuais que leem a obra infantil de Lobato. Fundamentando-se em autores como Roger Chartier, Michel de Certeau, Jean Marie Goulemot e Edmir Perrotti, a apropriação é entendida como construção de conhecimento e revela-se na pluralidade de usos, interpretações e compreensão dos textos. Como objetivo principal, a presente pesquisa investigou e sistematizou os elementos presentes nos discursos orais transcritos dos leitores infantis, coletados através de entrevistas semiestruturadas, que revelaram seus modos de ler e atribuir sentidos à literatura infantil lobateana na contemporaneidade.
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