Qualidade de vida urbana no município de Belo Horizonte: análise de confronto entre informações subjetivas e indicadores quantitativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natalia Cunha Fahel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2LGEL
Resumo: A qualidade de vida urbana constitui uma questão fundamental a ser considerada visando atender as necessidades e expectativas da população local e atrair investimentos para os centros urbanos. Muitos modelos estatísticos para a análise da qualidade de vida urbana têm sido desenvolvidos. Apesar disso, na maioria dos casos, esses modelos focam exclusivamente em indicadores quantitativos. Portanto, aspectos relevantes em relação à opinião da população, dentro do contexto urbano, não são considerados. Nesse trabalho, um modelo de Regressão Logística Ordenada Multinível é desenvolvido para a análise da qualidade de vida urbana na cidade de Belo Horizonte, baseado em uma pesquisa de dados recente realizada nesta cidade com informações subjetivas da população. Os resultados dessa pesquisa sobre níveis de satisfação da opinião pública em relação ao acesso e disponibilidade de serviços são confrontados, utilizando o modelo proposto, com dados quantitativos tais como o Índice de Qualidade de Vida Urbana de setores de serviços. Conclui-se que o nível de satisfação em relação a acesso a postos de saúde e condições de nível de ruído devido a bares ou vizinhos e comércios não reflete o Índice de Qualidade de Vida Urbana do setor de saúde e meio ambiente respectivamente. Quando se compara o coeficiente do IQVU com o respectivo desvio padrão, observa-se que há significância maior na associação entre os níveis de satisfação declarados e o IQVU de setor de serviço correspondente nos seguintes casos: condições de qualidade do ar, acesso a hospitais, supermercados, escolas particulares do ensino médio e ensino fundamental, disponibilidade de pavimentação de ruas, transporte público e serviço telefônico. Nesta análise considerou-se uma significância forte quando P < 0,001. Os demais IQVU apresentam uma significância menor na associação entre os níveis de satisfação declarados e o IQVU de setor de serviço correspondente nos seguintes casos: condições de áreas verdes, criminalidade, violência, vandalismo, segurança de trânsito e nível de ruído devido ao trânsito, acesso a escolas públicas e disponibilidade de energia elétrica.
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Os resultados dessa pesquisa sobre níveis de satisfação da opinião pública em relação ao acesso e disponibilidade de serviços são confrontados, utilizando o modelo proposto, com dados quantitativos tais como o Índice de Qualidade de Vida Urbana de setores de serviços. Conclui-se que o nível de satisfação em relação a acesso a postos de saúde e condições de nível de ruído devido a bares ou vizinhos e comércios não reflete o Índice de Qualidade de Vida Urbana do setor de saúde e meio ambiente respectivamente. Quando se compara o coeficiente do IQVU com o respectivo desvio padrão, observa-se que há significância maior na associação entre os níveis de satisfação declarados e o IQVU de setor de serviço correspondente nos seguintes casos: condições de qualidade do ar, acesso a hospitais, supermercados, escolas particulares do ensino médio e ensino fundamental, disponibilidade de pavimentação de ruas, transporte público e serviço telefônico. Nesta análise considerou-se uma significância forte quando P < 0,001. Os demais IQVU apresentam uma significância menor na associação entre os níveis de satisfação declarados e o IQVU de setor de serviço correspondente nos seguintes casos: condições de áreas verdes, criminalidade, violência, vandalismo, segurança de trânsito e nível de ruído devido ao trânsito, acesso a escolas públicas e disponibilidade de energia elétrica.The quality of urban life is a key issue to be considered to meet the needs and expectations of local people and attract investments to urban centers. Many statistical models for analyzing the quality of urban life have been developed. Nevertheless, in most cases, these models focus only on quantitative indicators. Therefore, relevant aspects in relation to the opinion of the population, within the urban context, are not considered. In this work, a model of Logistic Regression Ordered Multilevel is developed for analyzing the quality of urban life in the city of Belo Horizonte, based on a recent survey data held in this city with subjective information of the population. The results of this research about satisfaction levels of the public opinion regarding access and availability of services are faced, using the proposed model, with quantitative data such as the Quality of Life Index of service sectors. It is concluded that the level of satisfaction with access to health centers and level of noise conditions due to bars or neighbors and businesses doesnt reflect the Quality of Life Index in the healthcare and environment sectors respectively. When comparing the coefficient of IQVU with a standard error, it is observed that there is bigger significant in the association between the declared satisfaction levels and the IQVU of corresponding service sector in the following cases: quality air conditions, access to hospitals, supermarkets, private schools of high school and elementary school, availability of street paving, public transportation and telephone service. In this analysis it was considered a strong significance when P <0.001. Others IQVU are less significant in the association between the declared satisfaction levels and the IQVU of corresponding service sector in the following cases: conditions of green areas, crime, violence, vandalism, traffic safety and noise due to traffic, access the public schools and availability of electricity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesIndicadores sociaisQualidade de vida Belo Horizonte (MG)Geotecnia e TransportesQualidade de vida urbana no município de Belo Horizonte: análise de confronto entre informações subjetivas e indicadores quantitativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_nataliacunhafahel_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf2315764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2LGEL/1/geotecniatransportes_nataliacunhafahel_dissertacaomestrado.pdf0460b59934f39f8cda2b64db26ad8e4dMD51TEXTgeotecniatransportes_nataliacunhafahel_dissertacaomestrado.pdf.txtgeotecniatransportes_nataliacunhafahel_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain164732https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2LGEL/2/geotecniatransportes_nataliacunhafahel_dissertacaomestrado.pdf.txt75fb3568af7827ec613bec2c234568e4MD521843/BUBD-A2LGEL2019-11-14 05:10:16.539oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2LGELRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:10:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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