Oferta e demanda de transportes integrados: um estudo de caso em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liliana Delgado Hermont
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWHGE
Resumo: Os sistemas de transporte consomem cada vez mais tempo, energia, espaço e recursos financeiros. O cenário geral no Brasil é caracterizado por uma mobilidade dependente do sistema rodoviário, no qual o transporte por ônibus é cada vez mais afetado pelo aumento do transporte individual. Nesse cenário, são comuns congestionamentos, ineficiência, custos elevados e contínua migração dos sistemas coletivos para os individuais, sobretudo nos casos de queda da qualidade do transporte coletivo. O ciclo vicioso implica ainda lentidão, acidentes, poluição e desigualdades urbanas. A qualidade do serviço público de transporte e a escolha de soluções tecnológicas e operacionais adequadas para cada demanda e cenário são fatores de grande importância na conformação do desenvolvimento urbano das grandes cidades, com impacto direto na qualidade de vida da população. A tecnologia de transporte público adotada representa uma variável especialmente importante, haja vista a variedade de soluções tecnológicas e operacionais existentes para atender a uma mesma demanda. O presente estudo aborda o impacto das escolhas dos modos de transporte de alta capacidade no desenvolvimento urbano das grandes cidades, apontando aspectos que podem ser considerados no planejamento das redes de transporte. Discute-se o caráter estrutural dos sistemas de BRT em implantação e se esse tipo de medida atende apenas a uma demanda operacional por melhor funcionamento do sistema de ônibus, apresentando, por conseguinte, investimentos significativos cujo benefício pode vir a ser esgotado em um curto espaço de tempo. Mais especificamente, este trabalho tem como objetivo analisar as estimativas para a oferta e a demanda consideradas no projeto do sistema de BRT de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados encontrados apontam dificuldades encontradas em promover uma priorização total de circulação dos sistemas BRT, uma vez que a necessária segregação da circulação dos ônibus encontra obstáculos na solução em nível, principalmente devido às diversas interferências com o tráfego geral e os acessos de pedestres, como parte de um contexto urbano já consolidado. Além disso, o trabalho examina a importância estratégica do planejamento de transportes na esfera metropolitana, onde a implantação de tecnologias de maior capacidade como o metrô pode ser mais bem determinada. Não obstante a cultura já consolidada de transporte de passageiros sobre pneus como única solução estruturante disponível, baseada em estimativas de custo de implantação e de tempos de viagem isolados, consolidada por contratos longos de concessão dos sistemas, parte-se do pressuposto de que é necessário avançar na avaliação das economias e deseconomias urbanas geradas, considerando-se as especificidades de cada município, cada sistema e cada corredor de transporte.
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A qualidade do serviço público de transporte e a escolha de soluções tecnológicas e operacionais adequadas para cada demanda e cenário são fatores de grande importância na conformação do desenvolvimento urbano das grandes cidades, com impacto direto na qualidade de vida da população. A tecnologia de transporte público adotada representa uma variável especialmente importante, haja vista a variedade de soluções tecnológicas e operacionais existentes para atender a uma mesma demanda. O presente estudo aborda o impacto das escolhas dos modos de transporte de alta capacidade no desenvolvimento urbano das grandes cidades, apontando aspectos que podem ser considerados no planejamento das redes de transporte. Discute-se o caráter estrutural dos sistemas de BRT em implantação e se esse tipo de medida atende apenas a uma demanda operacional por melhor funcionamento do sistema de ônibus, apresentando, por conseguinte, investimentos significativos cujo benefício pode vir a ser esgotado em um curto espaço de tempo. Mais especificamente, este trabalho tem como objetivo analisar as estimativas para a oferta e a demanda consideradas no projeto do sistema de BRT de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados encontrados apontam dificuldades encontradas em promover uma priorização total de circulação dos sistemas BRT, uma vez que a necessária segregação da circulação dos ônibus encontra obstáculos na solução em nível, principalmente devido às diversas interferências com o tráfego geral e os acessos de pedestres, como parte de um contexto urbano já consolidado. Além disso, o trabalho examina a importância estratégica do planejamento de transportes na esfera metropolitana, onde a implantação de tecnologias de maior capacidade como o metrô pode ser mais bem determinada. Não obstante a cultura já consolidada de transporte de passageiros sobre pneus como única solução estruturante disponível, baseada em estimativas de custo de implantação e de tempos de viagem isolados, consolidada por contratos longos de concessão dos sistemas, parte-se do pressuposto de que é necessário avançar na avaliação das economias e deseconomias urbanas geradas, considerando-se as especificidades de cada município, cada sistema e cada corredor de transporte.The means of transport are increasingly more time, energy, space, and financial resources consuming. In Brazil, mobility is essentially dependent on the road system, where the bus travels have been substantially affected by the increased use of individual cars. This has led to a number of shortfalls, including traffic jams, inefficiency, high costs and migration from public to private transportation systems, especially in cases of unsatisfactory public transportation. The vicious cycle leads to further slowness, accidents, pollution and urban inequalities. The quality of the public transportation service and the choice of demandspecific technological and operational solutions are important factors in shaping the development of large urban cities, with direct impact on quality of life. The technology adopted for public transportation is a particularly important variable, given the variety of technological and operational solutions available to meet the same demand. This study addresses the impact of choices of high-capacity transport modes on the urban development of major cities, which is expected point to aspects which should be considered for planning transport networks. A major issue is the structural character of BRT systems and whether they serve only to an operational demand for better functioning of the bus system. If this is true, BRT systems, therefore, imply significant investments that are able to produce only shortterm benefit. More specifically, this thesis aims to analyze the estimates for transportation supply and demand considered in the Bus Rapid System of Belo Horizonte. The results point to difficulties in promoting prioritized mobility through the BRT systems, since the necessary bus segregation encounters obstacles at the solution level, largely because of the several instances of interference with the general traffic and pedestrian access which result from the previous urban design. In addition, the thesis examines the strategic importance of planning transportation at the metropolitan level, at which policy makers and engineers can study the potential of implementing larger capacity technologies, such as a subway network. Regardless the existing configuration of bus systems as the only structuring solution, which particularly results from long time concession contracts and is based on estimates of implementation costs and isolated travel times, the discussion in this thesis assumes that it is necessary to advance in the assessment of urban economies and diseconomies generated considering the specificities of each city, each system and each transport corridor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMetro Belo Horizonte (MG)Transportes PlanejamentoTransportes coletivos Belo Horizonte (MG)Escolha da modalidade de transporteTransporte público de passageirosMetrôBRTModos de transporteOferta e demanda de transportes integrados: um estudo de caso em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_lilianadelgadohermont_dissertacao.pdfapplication/pdf15122024https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RWHGE/1/geotecniatransportes_lilianadelgadohermont_dissertacao.pdf91288363d3184a8da746c5758b94af8bMD51TEXTgeotecniatransportes_lilianadelgadohermont_dissertacao.pdf.txtgeotecniatransportes_lilianadelgadohermont_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain363577https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RWHGE/2/geotecniatransportes_lilianadelgadohermont_dissertacao.pdf.txtdf1ac1704087930b3229dcf53c157ad8MD521843/BUOS-9RWHGE2020-01-30 16:04:12.677oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RWHGERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T19:04:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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