spelling |
Silvania Sousa NascimentoAlessandro Damasio Trani GomesPaulo Sergio BretonesFernando Roberto da Costa Linhares2019-08-14T05:47:26Z2019-08-14T05:47:26Z2019-01-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBPGYDEsta pesquisa tem como objetivo principal compreender os significados que um grupo de visitantes atribui às visitas escolares que realizaram ao Observatório Astronômico Frei Rosário, mediante o estímulo às suas memórias autobiográficas de longo prazo e eventuais marcadores de emoção presentes nos seus discursos. Partimos da hipótese de que atividades educativas consideradas não formais, tais como as visitas escolares, são recursos pedagógicos com potencial de significar muito mais do que uma aula passeio, tendo a capacidade de possibilitar aos visitantes impactos afetivos, mesmo transcorridos muitos anos da visita. A partir de um conjunto inicial de 1.971 fichas de inscrição, preenchidas por alunos de sete instituições escolares que visitaram o observatório, entre os anos de 1998 e 2008, foi possível identificar e compor uma amostra de visitantes. Dessa amostra, coletamos informações por meio de questionários on-line de 90 respondentes e realizamos entrevistas semiestruturadas com 12 jovens, com idades entre 25 e 35 anos, aplicando o método da lembrança estimulada. As informações foram examinadas a partir de uma abordagem qualitativa e com o uso de técnicas de análise de conteúdo e de discurso. Dentre os resultados obtidos, destacamos que os participantes possuem memórias vívidas sobre o episódio da visita, sobretudo em relação ao local e às atividades realizadas. Uma vez que os estudantes refletiam sobre a visita, identificamos que as suas lembranças remetiam a algumas das emoções sentidas na ocasião, como a empolgação por estar conhecendo um lugar considerado novo e diferente; a surpresa e o maravilhamento pelas imagens vistas, que incluem a paisagem local, o tamanho do telescópio principal e o céu livre de poluição luminosa; e ainda os sentimentos de decepção, quando as imagens observadas dos planetas não atendiam às suas expectativas, e de frustração, quando as condições meteorológicas não permitiam a realização de observações astronômicas. Concluímos que o Observatório Astronômico Frei Rosário cumpre um importante papel educativo de divulgação da astronomia, pois utilizando recursos que prendem a atenção, estimulam a curiosidade e o interesse dos estudantes, torna a experiência memorável, significativa e integrada à identidade dos visitantes.This research has as main objective to understand meanings that a group of visitors attributes to the school visits that they carried out to the Frei Rosario Astronomical Observatory, by means of stimulus to their long-term autobiographical memory and possible emotional traits present in their speeches. We start from the hypothesis that activities considered as non-formal education, such as school field trips, are pedagogical resources with the potential to mean much more than a class out, with the capacity to allow visitors affective impacts, even after many years of visit. From an initial set of 1,971 registration forms filled out by students from seven educational institutions that visited the astronomical observatory between 1998 and 2008, it was possible to identify and compose a sample of visitors. From this sample, we collected information through online questionnaires of 90 respondents and conducted semistructured interviews with 12 youngsters, aged between 25 and 35 years old, applying the stimulated recall method. The informations was analyzed, in a qualitative research approach and with the use of content and discourse analysis techniques. Among the obtained results, we emphasize that the participants have vivid memories about the episode of the visit, especially in relation to the place and the activities performed. Once the students reflected on the visit, we identified that their memories referred to some of the emotions felt at the time, such as the excitement of knowing a place considered new and different; the astonishment and wonder at the visual images, which include the local landscape, the size of the telescope, and the sky free of light pollution; and also the feelings of disappointment when the observed images of the planets didnt meet their expectations, and frustration when the meteorological conditions didnt allow the realization of astronomical observations. We conclude that Frei Rosario Astronomical Observatory fulfills an important educational role in the dissemination of Astronomy, because using resources that attract attention, stimulates students' curiosity and interest, and makes the experience memorable, meaningful and integrated to the identity of the visitors.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAstronomia Estudo e ensinoEducaçãoPsicologia educacionalEducação não formalObservatórios astronômicosMemória AutobiográficaObservatórios AstronômicosEmoçãoEducação não FormalVisitas EscolaresOs significados de uma visita a um observatório astronômico: um estudo baseado nas memórias e emoções de estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_linharesfrc.pdfapplication/pdf11793195https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBPGYD/1/tese_linharesfrc.pdf7574bd07c3022af14ece620773ae2343MD51TEXTtese_linharesfrc.pdf.txttese_linharesfrc.pdf.txtExtracted texttext/plain1070313https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBPGYD/2/tese_linharesfrc.pdf.txtc54016cf657dafbae58ec50051ee9c12MD521843/BUOS-BBPGYD2019-11-14 08:30:01.189oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BBPGYDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:30:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|