Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valeria Ribeiro de Castro Zacharias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARPQF
Resumo: Este estudo realizou uma análise de onze roteiros de aulas publicados no Espaço da Aula, no Portal do Professor do MEC. Seu objetivo foi identificar como os professores do Ensino Fundamental da Educação Básica têm elaborado propostas para introduzir as tecnologias digitais no desenvolvimento da leitura na perspectiva do letramento. Para proceder à interpretação foram levadas em consideração as concepções de ensino e aprendizagem, as concepções de linguagem e as noções de letramentos subjacentes aos roteiros descritos pelos docentes. A escolha do Portal do Professor do MEC se deveu, principalmente, por ser um ambiente criado para fomentar, nos professores da Educação Básica, a utilização das tecnologias digitais e por ser instituído pelo poder público federal, o que, pressupostamente, lhe garante legitimidade e confiabilidade. O Espaço da Aula, um dos links disponíveis no Portal, traz Sugestões de Aulas elaboradas por professores das mais diversas redes de ensino do Brasil, constituindo um amplo universo de investigação sobre os seus discursos e suas práticas. A integração das tecnologias digitais na educação pressupõe um novo olhar para os processos de ensino e aprendizagem da leitura, que passam a ter a tela como suporte de múltiplos textos que integram um conjunto de linguagens aos objetos de ler, tais como imagens, som, movimento e escrita verbal. Além disso, as mudanças nas formas de comunicação, originadas pela introdução dos computadores aos contextos da vida cotidiana, vêm exigindo das instituições educativas práticas de ensino que contribuam efetivamente para a formação de alunos que saibam atuar no universo colaborativo e interativo, tão necessários na sociedade contemporânea. O resultado das análises verificou que, apesar dos avanços teóricos na compreensão da aprendizagem como construção e da linguagem como atividade sociodiscursiva, as recomendações apresentadas nas atividades analisadas pouco contribuem para desenvolver o letramento digital. Os roteiros das aulas revelam que o ensino da leitura ainda preserva as perspectivas das metodologias tradicionais adotadas para o ambiente impresso, mesmo quando a seleção de conteúdos incluem gêneros das mídias digitais. Isso significa que a abordagem pedagógica com as novas práticas de linguagem não incorporam os mecanismos de navegação e os novos gestos de leitura implicados nos hipertextos digitais.
id UFMG_daa0286460e99c9c62c8a5ccf5080195
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-9ARPQF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carla Viana CoscarelliLuiz Antônio dos PrazeresDeise Prina DutraValeria Ribeiro de Castro Zacharias2019-08-14T04:26:21Z2019-08-14T04:26:21Z2013-07-12http://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARPQFEste estudo realizou uma análise de onze roteiros de aulas publicados no Espaço da Aula, no Portal do Professor do MEC. Seu objetivo foi identificar como os professores do Ensino Fundamental da Educação Básica têm elaborado propostas para introduzir as tecnologias digitais no desenvolvimento da leitura na perspectiva do letramento. Para proceder à interpretação foram levadas em consideração as concepções de ensino e aprendizagem, as concepções de linguagem e as noções de letramentos subjacentes aos roteiros descritos pelos docentes. A escolha do Portal do Professor do MEC se deveu, principalmente, por ser um ambiente criado para fomentar, nos professores da Educação Básica, a utilização das tecnologias digitais e por ser instituído pelo poder público federal, o que, pressupostamente, lhe garante legitimidade e confiabilidade. O Espaço da Aula, um dos links disponíveis no Portal, traz Sugestões de Aulas elaboradas por professores das mais diversas redes de ensino do Brasil, constituindo um amplo universo de investigação sobre os seus discursos e suas práticas. A integração das tecnologias digitais na educação pressupõe um novo olhar para os processos de ensino e aprendizagem da leitura, que passam a ter a tela como suporte de múltiplos textos que integram um conjunto de linguagens aos objetos de ler, tais como imagens, som, movimento e escrita verbal. Além disso, as mudanças nas formas de comunicação, originadas pela introdução dos computadores aos contextos da vida cotidiana, vêm exigindo das instituições educativas práticas de ensino que contribuam efetivamente para a formação de alunos que saibam atuar no universo colaborativo e interativo, tão necessários na sociedade contemporânea. O resultado das análises verificou que, apesar dos avanços teóricos na compreensão da aprendizagem como construção e da linguagem como atividade sociodiscursiva, as recomendações apresentadas nas atividades analisadas pouco contribuem para desenvolver o letramento digital. Os roteiros das aulas revelam que o ensino da leitura ainda preserva as perspectivas das metodologias tradicionais adotadas para o ambiente impresso, mesmo quando a seleção de conteúdos incluem gêneros das mídias digitais. Isso significa que a abordagem pedagógica com as novas práticas de linguagem não incorporam os mecanismos de navegação e os novos gestos de leitura implicados nos hipertextos digitais.This study presents an analysis of eleven classes plans published in Espaço da Aula (Classroom Space) at Portal do Professor do MEC. Their goal was to identify how the elementary school teachers of Basic Education elaborate proposals to introduce digital technologies to develop reading skills in the perspective of literacy. To proceed the interpretation the conceptions of teaching and learning were considered, as well as conceptions of language and the underlying notions of literacy described by teachers. The choice of the Portal do Professor do MEC was due, mainly, to this site be an environment created to foster teachers of basic education to use of digital technologies and because it is proposed by the federal government, which, supposedly, will guarantee its legitimacy and reliability. Classroom Space, (Espaço da Aula), one of the links available on the Portal, brings suggestions of classes developed by teachers from various school systems in Brazil, providing a broad universe of research on their discourses and practices. The integration of digital technologies in education requires a new look at the processes of teaching and learning how to read, which are replaced by the screen as support of multiple texts that include a set of languages to read objects, such as images, sound, movement written and verbal. In addition, changes in the forms of communication, caused by the introduction of computers in the contexts of everyday life, are demanding from educational institutions to teach practices that contribute effectively to the training of students, who need to know how to act in the universe of a collaborative contemporary society. The results of the analysis found that, in spite of advances in the theoretical understanding of learning as a construction and of language as social and rhetorical activity, the recommendations presented in the analyzed activities contribute little to develop digital literacy. The classes plans analyzed reveal that teaching reading skills still preserves the perspectives of traditional methodologies adopted for the print environment, even when the content selection include genres of digital media. This means that the pedagogical approach with the new language practices do not incorporate the mechanisms and new navigation gestures involved in reading hypertext digital.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura Meios auxiliaresLeitura (Ensino de primeiro grau)LetramentoBrasil Ministério da Educação e Cultura Portal do ProfessorTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorPortal do professor do MECConcepção de aprendizagemLetramento digitalMultiletramentoOs ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_valeria_final_v02_fichas.pdfapplication/pdf1640571https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-9ARPQF/1/dissertacao_valeria_final_v02_fichas.pdf2ed75fb2fe58ace2fc0120ccf779640cMD51TEXTdissertacao_valeria_final_v02_fichas.pdf.txtdissertacao_valeria_final_v02_fichas.pdf.txtExtracted texttext/plain261684https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-9ARPQF/2/dissertacao_valeria_final_v02_fichas.pdf.txtd5938444fbc65389d7a466cfc7bce8d2MD521843/LETR-9ARPQF2019-11-14 16:11:58.134oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-9ARPQFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:11:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC
title Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC
spellingShingle Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC
Valeria Ribeiro de Castro Zacharias
Portal do professor do MEC
Concepção de aprendizagem
Letramento digital
Multiletramento
Leitura Meios auxiliares
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Letramento
Brasil Ministério da Educação e Cultura Portal do Professor
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
title_short Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC
title_full Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC
title_fullStr Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC
title_full_unstemmed Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC
title_sort Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC
author Valeria Ribeiro de Castro Zacharias
author_facet Valeria Ribeiro de Castro Zacharias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carla Viana Coscarelli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Antônio dos Prazeres
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Deise Prina Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Valeria Ribeiro de Castro Zacharias
contributor_str_mv Carla Viana Coscarelli
Luiz Antônio dos Prazeres
Deise Prina Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Portal do professor do MEC
Concepção de aprendizagem
Letramento digital
Multiletramento
topic Portal do professor do MEC
Concepção de aprendizagem
Letramento digital
Multiletramento
Leitura Meios auxiliares
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Letramento
Brasil Ministério da Educação e Cultura Portal do Professor
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura Meios auxiliares
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Letramento
Brasil Ministério da Educação e Cultura Portal do Professor
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
description Este estudo realizou uma análise de onze roteiros de aulas publicados no Espaço da Aula, no Portal do Professor do MEC. Seu objetivo foi identificar como os professores do Ensino Fundamental da Educação Básica têm elaborado propostas para introduzir as tecnologias digitais no desenvolvimento da leitura na perspectiva do letramento. Para proceder à interpretação foram levadas em consideração as concepções de ensino e aprendizagem, as concepções de linguagem e as noções de letramentos subjacentes aos roteiros descritos pelos docentes. A escolha do Portal do Professor do MEC se deveu, principalmente, por ser um ambiente criado para fomentar, nos professores da Educação Básica, a utilização das tecnologias digitais e por ser instituído pelo poder público federal, o que, pressupostamente, lhe garante legitimidade e confiabilidade. O Espaço da Aula, um dos links disponíveis no Portal, traz Sugestões de Aulas elaboradas por professores das mais diversas redes de ensino do Brasil, constituindo um amplo universo de investigação sobre os seus discursos e suas práticas. A integração das tecnologias digitais na educação pressupõe um novo olhar para os processos de ensino e aprendizagem da leitura, que passam a ter a tela como suporte de múltiplos textos que integram um conjunto de linguagens aos objetos de ler, tais como imagens, som, movimento e escrita verbal. Além disso, as mudanças nas formas de comunicação, originadas pela introdução dos computadores aos contextos da vida cotidiana, vêm exigindo das instituições educativas práticas de ensino que contribuam efetivamente para a formação de alunos que saibam atuar no universo colaborativo e interativo, tão necessários na sociedade contemporânea. O resultado das análises verificou que, apesar dos avanços teóricos na compreensão da aprendizagem como construção e da linguagem como atividade sociodiscursiva, as recomendações apresentadas nas atividades analisadas pouco contribuem para desenvolver o letramento digital. Os roteiros das aulas revelam que o ensino da leitura ainda preserva as perspectivas das metodologias tradicionais adotadas para o ambiente impresso, mesmo quando a seleção de conteúdos incluem gêneros das mídias digitais. Isso significa que a abordagem pedagógica com as novas práticas de linguagem não incorporam os mecanismos de navegação e os novos gestos de leitura implicados nos hipertextos digitais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T04:26:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T04:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARPQF
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARPQF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-9ARPQF/1/dissertacao_valeria_final_v02_fichas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-9ARPQF/2/dissertacao_valeria_final_v02_fichas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ed75fb2fe58ace2fc0120ccf779640c
d5938444fbc65389d7a466cfc7bce8d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676753851121664