A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabio Lucas Belotte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/55089
Resumo: The study investigates the subjective nature of memory and its storage and recall processes in relation to the nature of frame-by-frame animation. The specific focus of this study is on the impact of traumatic memories and their ramifications and possibilities in the narrative of animation. From this overlap, structural concepts are raised that can correlate and produce their own effects. Examples include plasticity, fragmentation, dream elaboration, and testimony. Additionally, the philosophical study of memory and forgetting will also be addressed, with emphasis on the ethical and existential implications of the processes of selection and elimination of information. The investigation of neurobiological processes of information storage is used to understand the consequences of these events and how they relate to the subject matter. The goal is to conceptualize a sensory field for audiovisual recording conventions by investigating interactions beyond verbal and written language and discussing its direct relationship with the subject matter. Non-fictional animation offers an expectation based on reality, with elements that anchor it but do not claim it, concerned with presenting the world with a breadth and depth that live-action, depending on the problem, cannot achieve.
id UFMG_db038f68df24b5442694425ab0137028
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/55089
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memóriasThe subjectivity of matter: the poetics of the animated image in the process of materializing memoriesAnimaçãoAnimação não-ficcionalDocumentário animadoMemóriaTraumaDocumentárioAnimação (Cinematografia)Documentário (Cinema)Memória na arteMemória (Filosofia)MemóriaArte e filosofiaThe study investigates the subjective nature of memory and its storage and recall processes in relation to the nature of frame-by-frame animation. The specific focus of this study is on the impact of traumatic memories and their ramifications and possibilities in the narrative of animation. From this overlap, structural concepts are raised that can correlate and produce their own effects. Examples include plasticity, fragmentation, dream elaboration, and testimony. Additionally, the philosophical study of memory and forgetting will also be addressed, with emphasis on the ethical and existential implications of the processes of selection and elimination of information. The investigation of neurobiological processes of information storage is used to understand the consequences of these events and how they relate to the subject matter. The goal is to conceptualize a sensory field for audiovisual recording conventions by investigating interactions beyond verbal and written language and discussing its direct relationship with the subject matter. Non-fictional animation offers an expectation based on reality, with elements that anchor it but do not claim it, concerned with presenting the world with a breadth and depth that live-action, depending on the problem, cannot achieve.Este trabalho investiga a natureza subjetiva da memória e seus processos de armazenamento e evocação, relacionando-os à natureza do registro quadro a quadro da animação. O interesse específico deste estudo é o impacto das memórias traumáticas, seus desdobramentos e possibilidades na narrativa de uma animação. A partir dessa sobreposição, levantam-se conceitos estruturais que podem se correlacionar e produzir efeitos próprios. Alguns exemplos incluem a plasticidade, fragmentação, elaboração onírica e testemunho. Além disso, se aborda o estudo filosófico sobre memória e esquecimento, com ênfase nas implicações éticas e existenciais dos processos de seleção e eliminação de informações. A investigação dos processos neurobiológicos de armazenamento de informações é usada para o entendimento das consequências desses eventos e como eles se relacionam com a matéria. O objetivo é conceituar um campo sensorial para as convenções do registro audiovisual, investigando interações além da linguagem verbal e escrita, a fim de discutir sua relação direta com a matéria. A animação não ficcional oferece uma expectativa embasada na realidade, com elementos que a ancoram, mas que não a reclamam, preocupada em apresentar o mundo de uma amplitude e profundidade que o live-action, a depender do problema, não consegue alcançar.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGLeonardo Alvares Vidigalhttp://lattes.cnpq.br/9435647910410137Pedro Cardoso AspahanMarina Estela GraçaCarlos Henrique Rezende FalciMaria Claudia Bolshaw GomesFabio Lucas Belotte2023-06-19T12:09:54Z2023-06-19T12:09:54Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/55089porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-19T12:09:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/55089Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-19T12:09:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
The subjectivity of matter: the poetics of the animated image in the process of materializing memories
title A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
spellingShingle A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
Fabio Lucas Belotte
Animação
Animação não-ficcional
Documentário animado
Memória
Trauma
Documentário
Animação (Cinematografia)
Documentário (Cinema)
Memória na arte
Memória (Filosofia)
Memória
Arte e filosofia
title_short A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
title_full A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
title_fullStr A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
title_full_unstemmed A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
title_sort A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
author Fabio Lucas Belotte
author_facet Fabio Lucas Belotte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leonardo Alvares Vidigal
http://lattes.cnpq.br/9435647910410137
Pedro Cardoso Aspahan
Marina Estela Graça
Carlos Henrique Rezende Falci
Maria Claudia Bolshaw Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabio Lucas Belotte
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Animação não-ficcional
Documentário animado
Memória
Trauma
Documentário
Animação (Cinematografia)
Documentário (Cinema)
Memória na arte
Memória (Filosofia)
Memória
Arte e filosofia
topic Animação
Animação não-ficcional
Documentário animado
Memória
Trauma
Documentário
Animação (Cinematografia)
Documentário (Cinema)
Memória na arte
Memória (Filosofia)
Memória
Arte e filosofia
description The study investigates the subjective nature of memory and its storage and recall processes in relation to the nature of frame-by-frame animation. The specific focus of this study is on the impact of traumatic memories and their ramifications and possibilities in the narrative of animation. From this overlap, structural concepts are raised that can correlate and produce their own effects. Examples include plasticity, fragmentation, dream elaboration, and testimony. Additionally, the philosophical study of memory and forgetting will also be addressed, with emphasis on the ethical and existential implications of the processes of selection and elimination of information. The investigation of neurobiological processes of information storage is used to understand the consequences of these events and how they relate to the subject matter. The goal is to conceptualize a sensory field for audiovisual recording conventions by investigating interactions beyond verbal and written language and discussing its direct relationship with the subject matter. Non-fictional animation offers an expectation based on reality, with elements that anchor it but do not claim it, concerned with presenting the world with a breadth and depth that live-action, depending on the problem, cannot achieve.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19T12:09:54Z
2023-06-19T12:09:54Z
2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/55089
url http://hdl.handle.net/1843/55089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248046226407424