spelling |
Isabela Silva Cancio VellosoMayara Durães Bicalho Oliveira2019-08-10T17:29:49Z2019-08-10T17:29:49Z2014-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRM6EO processo educativo é infinito e inacabado. Educação continuada é uma ação desenvolvida junto aos profissionais que buscam constantemente proporcionar ao indivíduo a aquisição /manutenção/ otimização de conhecimentos, após a sua profissionalização. Esteestudo se justifica pela crença de que uma melhor compreensão acerca do tema irá conduzir à melhoria da assistência de enfermagem e otimizar a segurança ao paciente. O objetivo do estudo foi analisar como a educação continuada tem contribuído para a melhoria do cuidadode enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em seis etapas. A busca foi realizada pela biblioteca virtual de saúde, considerando o período de publicação entre 2003 e 2013 e outros critérios de inclusão/exclusão foram aplicados. Foram efetivamente recuperados para o presente estudo 10 trabalhos. A maioria encontrados em bases internacionais e em inglês, sendo o ano de 2009 com maior número de publicação (05), observou-se que a maioria(50%) tem autores enfermeiros. Sete foram desenvolvidos em hospitais com foco em saúde do adulto. Quanto ao percurso metodológico estudos com aplicação de pré e pós teste (05) foram maioria. A maioria deles tinha o propósito de avaliar a eficiência da capacitação de pessoal(n=07). Verificou-se que a enfermagem tem se importado cada vez mais com a qualidade de assistência e tem buscado respostas para uma assistência qualificada, estando a qualidade vinculada à educação em saúde. O enfermeiro é essencial para o desenvolvimento dessaspráticas. O desenvolvimento desse trabalho foi de grande relevância para se perceber o panorama desse processo em busca da qualidade tão difundida.The educational process is not finite, but unfinished. Continuing education is a program developed by professionals that constantly seek to provide the individual the acquisition/ maintenance / optimization knowledge, after its professionalization, thus being a professionalnecessity. This study is justified by the belief that a better understanding of the subject will lead to the improvement of nursing care and optimize patient safety. The aim of the study was to analyze how the continuing education has contributed to the improvement of nursing care.This is an integrative review was performed in six stages. The search was conducted by virtual health library, considering the publication period between 2003 and 2013 and other criteria for inclusion / exclusion criteria were applied. Were effectively recovered for this study 10 articles. Most found in international databases and English, with the year 2009 withthe highest number of publication (05) Interestingly is that the majority (50%) have nurses as authors. Seven were developed in hospitals with a focus on adult health. Regarding the methodological course studies with application of pre and post-test (05) were the majority. It is observed that most of them had the purpose of measure the effectiveness of staff training (n = 07). It was found that nursing has imported more and more with the quality of assistance and has sought answers qualified care attendance and the quality is linked to health education. The nurse is essential for the development of these practices. The development of this work was of great importance to realize the panorama of this process in pursuit of quality so widespread in the health sector.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação continuada em enfermagemEnfermagemQualidade de assistência a saúdeEducação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__mayara_dur_es_bicalho.pdfapplication/pdf239205https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRM6E/1/tcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf7e298281055f09a1c70f193c8594250fMD51TEXTtcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf.txttcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf.txtExtracted texttext/plain71225https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRM6E/2/tcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf.txt1035a83fbf3827760723ead056364f45MD521843/BUBD-9KRM6E2019-11-14 06:22:01.188oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRM6ERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:22:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|