Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayara Durães Bicalho Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRM6E
Resumo: O processo educativo é infinito e inacabado. Educação continuada é uma ação desenvolvida junto aos profissionais que buscam constantemente proporcionar ao indivíduo a aquisição /manutenção/ otimização de conhecimentos, após a sua profissionalização. Esteestudo se justifica pela crença de que uma melhor compreensão acerca do tema irá conduzir à melhoria da assistência de enfermagem e otimizar a segurança ao paciente. O objetivo do estudo foi analisar como a educação continuada tem contribuído para a melhoria do cuidadode enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em seis etapas. A busca foi realizada pela biblioteca virtual de saúde, considerando o período de publicação entre 2003 e 2013 e outros critérios de inclusão/exclusão foram aplicados. Foram efetivamente recuperados para o presente estudo 10 trabalhos. A maioria encontrados em bases internacionais e em inglês, sendo o ano de 2009 com maior número de publicação (05), observou-se que a maioria(50%) tem autores enfermeiros. Sete foram desenvolvidos em hospitais com foco em saúde do adulto. Quanto ao percurso metodológico estudos com aplicação de pré e pós teste (05) foram maioria. A maioria deles tinha o propósito de avaliar a eficiência da capacitação de pessoal(n=07). Verificou-se que a enfermagem tem se importado cada vez mais com a qualidade de assistência e tem buscado respostas para uma assistência qualificada, estando a qualidade vinculada à educação em saúde. O enfermeiro é essencial para o desenvolvimento dessaspráticas. O desenvolvimento desse trabalho foi de grande relevância para se perceber o panorama desse processo em busca da qualidade tão difundida.
id UFMG_db5b7805c562978c8e5d489222ca559b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRM6E
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Isabela Silva Cancio VellosoMayara Durães Bicalho Oliveira2019-08-10T17:29:49Z2019-08-10T17:29:49Z2014-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRM6EO processo educativo é infinito e inacabado. Educação continuada é uma ação desenvolvida junto aos profissionais que buscam constantemente proporcionar ao indivíduo a aquisição /manutenção/ otimização de conhecimentos, após a sua profissionalização. Esteestudo se justifica pela crença de que uma melhor compreensão acerca do tema irá conduzir à melhoria da assistência de enfermagem e otimizar a segurança ao paciente. O objetivo do estudo foi analisar como a educação continuada tem contribuído para a melhoria do cuidadode enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em seis etapas. A busca foi realizada pela biblioteca virtual de saúde, considerando o período de publicação entre 2003 e 2013 e outros critérios de inclusão/exclusão foram aplicados. Foram efetivamente recuperados para o presente estudo 10 trabalhos. A maioria encontrados em bases internacionais e em inglês, sendo o ano de 2009 com maior número de publicação (05), observou-se que a maioria(50%) tem autores enfermeiros. Sete foram desenvolvidos em hospitais com foco em saúde do adulto. Quanto ao percurso metodológico estudos com aplicação de pré e pós teste (05) foram maioria. A maioria deles tinha o propósito de avaliar a eficiência da capacitação de pessoal(n=07). Verificou-se que a enfermagem tem se importado cada vez mais com a qualidade de assistência e tem buscado respostas para uma assistência qualificada, estando a qualidade vinculada à educação em saúde. O enfermeiro é essencial para o desenvolvimento dessaspráticas. O desenvolvimento desse trabalho foi de grande relevância para se perceber o panorama desse processo em busca da qualidade tão difundida.The educational process is not finite, but unfinished. Continuing education is a program developed by professionals that constantly seek to provide the individual the acquisition/ maintenance / optimization knowledge, after its professionalization, thus being a professionalnecessity. This study is justified by the belief that a better understanding of the subject will lead to the improvement of nursing care and optimize patient safety. The aim of the study was to analyze how the continuing education has contributed to the improvement of nursing care.This is an integrative review was performed in six stages. The search was conducted by virtual health library, considering the publication period between 2003 and 2013 and other criteria for inclusion / exclusion criteria were applied. Were effectively recovered for this study 10 articles. Most found in international databases and English, with the year 2009 withthe highest number of publication (05) Interestingly is that the majority (50%) have nurses as authors. Seven were developed in hospitals with a focus on adult health. Regarding the methodological course studies with application of pre and post-test (05) were the majority. It is observed that most of them had the purpose of measure the effectiveness of staff training (n = 07). It was found that nursing has imported more and more with the quality of assistance and has sought answers qualified care attendance and the quality is linked to health education. The nurse is essential for the development of these practices. The development of this work was of great importance to realize the panorama of this process in pursuit of quality so widespread in the health sector.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação continuada em enfermagemEnfermagemQualidade de assistência a saúdeEducação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__mayara_dur_es_bicalho.pdfapplication/pdf239205https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRM6E/1/tcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf7e298281055f09a1c70f193c8594250fMD51TEXTtcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf.txttcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf.txtExtracted texttext/plain71225https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRM6E/2/tcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf.txt1035a83fbf3827760723ead056364f45MD521843/BUBD-9KRM6E2019-11-14 06:22:01.188oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRM6ERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:22:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa
title Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa
spellingShingle Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa
Mayara Durães Bicalho Oliveira
Educação em enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Enfermagem
Qualidade de assistência a saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa
title_full Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa
title_fullStr Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa
title_sort Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa
author Mayara Durães Bicalho Oliveira
author_facet Mayara Durães Bicalho Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabela Silva Cancio Velloso
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayara Durães Bicalho Oliveira
contributor_str_mv Isabela Silva Cancio Velloso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Enfermagem
Qualidade de assistência a saúde
topic Educação em enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Enfermagem
Qualidade de assistência a saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O processo educativo é infinito e inacabado. Educação continuada é uma ação desenvolvida junto aos profissionais que buscam constantemente proporcionar ao indivíduo a aquisição /manutenção/ otimização de conhecimentos, após a sua profissionalização. Esteestudo se justifica pela crença de que uma melhor compreensão acerca do tema irá conduzir à melhoria da assistência de enfermagem e otimizar a segurança ao paciente. O objetivo do estudo foi analisar como a educação continuada tem contribuído para a melhoria do cuidadode enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em seis etapas. A busca foi realizada pela biblioteca virtual de saúde, considerando o período de publicação entre 2003 e 2013 e outros critérios de inclusão/exclusão foram aplicados. Foram efetivamente recuperados para o presente estudo 10 trabalhos. A maioria encontrados em bases internacionais e em inglês, sendo o ano de 2009 com maior número de publicação (05), observou-se que a maioria(50%) tem autores enfermeiros. Sete foram desenvolvidos em hospitais com foco em saúde do adulto. Quanto ao percurso metodológico estudos com aplicação de pré e pós teste (05) foram maioria. A maioria deles tinha o propósito de avaliar a eficiência da capacitação de pessoal(n=07). Verificou-se que a enfermagem tem se importado cada vez mais com a qualidade de assistência e tem buscado respostas para uma assistência qualificada, estando a qualidade vinculada à educação em saúde. O enfermeiro é essencial para o desenvolvimento dessaspráticas. O desenvolvimento desse trabalho foi de grande relevância para se perceber o panorama desse processo em busca da qualidade tão difundida.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T17:29:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T17:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRM6E
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRM6E
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRM6E/1/tcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRM6E/2/tcc__mayara_dur_es_bicalho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e298281055f09a1c70f193c8594250f
1035a83fbf3827760723ead056364f45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589537479262208