Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_db8c12f64bc89efe733cd7ea1646c880
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2ZNTL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Juarez Melgaco ValadaresEliane Ferreira de SáCristiane Mendes da Silva Dantas2019-08-10T12:22:50Z2019-08-10T12:22:50Z2018-02-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZNTLA construção de uma proposta curricular é, sem dúvida, um dos pontos de grande tensão, não só entre aqueles que estão envolvidos no processo de investigar e propor ações no campo educacional, mas também entre os próprios professores, que são os responsáveis por colocar, dentro da sala de aula, o currículo em ação. Impulsionada pelas discussões que vêm ocorrendo no cenário educacional atual, a pesquisa aqui relatada tem o objetivo de apresentar uma proposta de seleção de conteúdos curriculares baseada na concepção de educação de Paulo Freire, mais especificamente no conceito de tema gerador. A pesquisa se apoia também nos trabalhos de Demétrio Delizoicov e de Marta Maria Pernambuco, que oferecem suporte teórico para a aplicação das ideias de Paulo Freire no ensino de ciências, uma vez que os trabalhos deste são mais voltados para a alfabetização. Desenvolvida com uma turma de segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, o objetivo principal da pesquisa é buscar novos caminhos para a seleção de conteúdos para o ensino de ciências e, a partir dessa experiência, elaborar um material direcionado aos profissionais da educação que possa ser utilizado nas escolas como apoio para as discussões sobre construção curricular. A expectativa é que, com esse trabalho, professores e professoras passem a se interessar pela temática e sintam-se encorajados a romper com uma forma tradicionalista de educar que, muitas vezes, não contempla anseios e necessidades dos educandos ou da comunidade local.The construction of a curricular proposal is one of the major tension points between those involved in the research and management in the educational field and among the teachers themselves, who are responsible for implementing the curriculum in schools. Driven by the discussions that have been occurring in the current educational scenario, this research aims to present a proposal to select curriculum content based on Paulo Freire's conception of education, more specifically in the concept of theme generator. The research also supports the work of Demetrius Delizoicov and Marta Maria Pernambuco, which offer theoretical support for the implementation of the ideas of Paulo Freire in science teaching. The research was developed with a second-year class of elementary school, in a public school of Belo Horizonte, Brasil. The main objective of the research is to seek new paths to the selection of content for science teaching and, from that experience, to elaborate a didactic material directed to education professionals, which canbe used in schools as support for the discussions about curricular construction. The expectation is that teachers become interested in the thematic, and feel encouraged to break traditionalist practices in education that often do not contemplate the desires and needs of the students or the local community.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiências (Ensino fundamental) Métodos de ensinoCurriculosEducaçãoCiencias (Ensino fundamental) Estudo e ensinoPaulo FreireTema GeradorEnsino de CiênciasCurrículoEnsino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdfapplication/pdf3632108https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2ZNTL/1/mestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf3d517d3e76ee8b833fd990b5eaba7511MD51TEXTmestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf.txtmestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain214120https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2ZNTL/2/mestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf.txtb0d950f0047d456157556223b53da9baMD521843/BUOS-B2ZNTL2019-11-14 06:43:43.679oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2ZNTLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:43:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548257516716032