Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Mendes da Silva Dantas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZNTL
Resumo: A construção de uma proposta curricular é, sem dúvida, um dos pontos de grande tensão, não só entre aqueles que estão envolvidos no processo de investigar e propor ações no campo educacional, mas também entre os próprios professores, que são os responsáveis por colocar, dentro da sala de aula, o currículo em ação. Impulsionada pelas discussões que vêm ocorrendo no cenário educacional atual, a pesquisa aqui relatada tem o objetivo de apresentar uma proposta de seleção de conteúdos curriculares baseada na concepção de educação de Paulo Freire, mais especificamente no conceito de tema gerador. A pesquisa se apoia também nos trabalhos de Demétrio Delizoicov e de Marta Maria Pernambuco, que oferecem suporte teórico para a aplicação das ideias de Paulo Freire no ensino de ciências, uma vez que os trabalhos deste são mais voltados para a alfabetização. Desenvolvida com uma turma de segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, o objetivo principal da pesquisa é buscar novos caminhos para a seleção de conteúdos para o ensino de ciências e, a partir dessa experiência, elaborar um material direcionado aos profissionais da educação que possa ser utilizado nas escolas como apoio para as discussões sobre construção curricular. A expectativa é que, com esse trabalho, professores e professoras passem a se interessar pela temática e sintam-se encorajados a romper com uma forma tradicionalista de educar que, muitas vezes, não contempla anseios e necessidades dos educandos ou da comunidade local.
id UFMG_db8c12f64bc89efe733cd7ea1646c880
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2ZNTL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Juarez Melgaco ValadaresEliane Ferreira de SáCristiane Mendes da Silva Dantas2019-08-10T12:22:50Z2019-08-10T12:22:50Z2018-02-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZNTLA construção de uma proposta curricular é, sem dúvida, um dos pontos de grande tensão, não só entre aqueles que estão envolvidos no processo de investigar e propor ações no campo educacional, mas também entre os próprios professores, que são os responsáveis por colocar, dentro da sala de aula, o currículo em ação. Impulsionada pelas discussões que vêm ocorrendo no cenário educacional atual, a pesquisa aqui relatada tem o objetivo de apresentar uma proposta de seleção de conteúdos curriculares baseada na concepção de educação de Paulo Freire, mais especificamente no conceito de tema gerador. A pesquisa se apoia também nos trabalhos de Demétrio Delizoicov e de Marta Maria Pernambuco, que oferecem suporte teórico para a aplicação das ideias de Paulo Freire no ensino de ciências, uma vez que os trabalhos deste são mais voltados para a alfabetização. Desenvolvida com uma turma de segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, o objetivo principal da pesquisa é buscar novos caminhos para a seleção de conteúdos para o ensino de ciências e, a partir dessa experiência, elaborar um material direcionado aos profissionais da educação que possa ser utilizado nas escolas como apoio para as discussões sobre construção curricular. A expectativa é que, com esse trabalho, professores e professoras passem a se interessar pela temática e sintam-se encorajados a romper com uma forma tradicionalista de educar que, muitas vezes, não contempla anseios e necessidades dos educandos ou da comunidade local.The construction of a curricular proposal is one of the major tension points between those involved in the research and management in the educational field and among the teachers themselves, who are responsible for implementing the curriculum in schools. Driven by the discussions that have been occurring in the current educational scenario, this research aims to present a proposal to select curriculum content based on Paulo Freire's conception of education, more specifically in the concept of theme generator. The research also supports the work of Demetrius Delizoicov and Marta Maria Pernambuco, which offer theoretical support for the implementation of the ideas of Paulo Freire in science teaching. The research was developed with a second-year class of elementary school, in a public school of Belo Horizonte, Brasil. The main objective of the research is to seek new paths to the selection of content for science teaching and, from that experience, to elaborate a didactic material directed to education professionals, which canbe used in schools as support for the discussions about curricular construction. The expectation is that teachers become interested in the thematic, and feel encouraged to break traditionalist practices in education that often do not contemplate the desires and needs of the students or the local community.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiências (Ensino fundamental) Métodos de ensinoCurriculosEducaçãoCiencias (Ensino fundamental) Estudo e ensinoPaulo FreireTema GeradorEnsino de CiênciasCurrículoEnsino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdfapplication/pdf3632108https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2ZNTL/1/mestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf3d517d3e76ee8b833fd990b5eaba7511MD51TEXTmestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf.txtmestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain214120https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2ZNTL/2/mestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf.txtb0d950f0047d456157556223b53da9baMD521843/BUOS-B2ZNTL2019-11-14 06:43:43.679oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2ZNTLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:43:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire
title Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire
spellingShingle Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire
Cristiane Mendes da Silva Dantas
Paulo Freire
Tema Gerador
Ensino de Ciências
Currículo
Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Curriculos
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
title_short Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire
title_full Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire
title_fullStr Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire
title_full_unstemmed Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire
title_sort Ensino de Ciências para anos iniciais: seleção de conteúdos curriculares a partir do conceito de tema gerador de Paulo Freire
author Cristiane Mendes da Silva Dantas
author_facet Cristiane Mendes da Silva Dantas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Juarez Melgaco Valadares
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Eliane Ferreira de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Mendes da Silva Dantas
contributor_str_mv Juarez Melgaco Valadares
Eliane Ferreira de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Tema Gerador
Ensino de Ciências
Currículo
topic Paulo Freire
Tema Gerador
Ensino de Ciências
Currículo
Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Curriculos
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Curriculos
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
description A construção de uma proposta curricular é, sem dúvida, um dos pontos de grande tensão, não só entre aqueles que estão envolvidos no processo de investigar e propor ações no campo educacional, mas também entre os próprios professores, que são os responsáveis por colocar, dentro da sala de aula, o currículo em ação. Impulsionada pelas discussões que vêm ocorrendo no cenário educacional atual, a pesquisa aqui relatada tem o objetivo de apresentar uma proposta de seleção de conteúdos curriculares baseada na concepção de educação de Paulo Freire, mais especificamente no conceito de tema gerador. A pesquisa se apoia também nos trabalhos de Demétrio Delizoicov e de Marta Maria Pernambuco, que oferecem suporte teórico para a aplicação das ideias de Paulo Freire no ensino de ciências, uma vez que os trabalhos deste são mais voltados para a alfabetização. Desenvolvida com uma turma de segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, o objetivo principal da pesquisa é buscar novos caminhos para a seleção de conteúdos para o ensino de ciências e, a partir dessa experiência, elaborar um material direcionado aos profissionais da educação que possa ser utilizado nas escolas como apoio para as discussões sobre construção curricular. A expectativa é que, com esse trabalho, professores e professoras passem a se interessar pela temática e sintam-se encorajados a romper com uma forma tradicionalista de educar que, muitas vezes, não contempla anseios e necessidades dos educandos ou da comunidade local.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T12:22:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T12:22:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZNTL
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZNTL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2ZNTL/1/mestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2ZNTL/2/mestradoprofissionaleducacaodocencia_cristianemendessilvadantas_dissertacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d517d3e76ee8b833fd990b5eaba7511
b0d950f0047d456157556223b53da9ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589526554148864