Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/58893 |
Resumo: | O presente trabalho toma como objeto os filmes Deus e o diabo na terra do sol (1964) e Terra em transe (1967), buscando analisar nestas obras como o estilo transforma a derrocada do populismo e a contrarrevolução em uma representação de cunho crítico do processo de modernização do capitalismo nacional. Entendemos que essa representação se expressa alegoricamente, ou seja, não veremos as questões historicamente colocadas no início da década de 1960 de forma imediata na fatura, mas a partir de uma série de recursos cinematográficos que organizam e condensam os dados concretos da conjuntura de então, realizando a sobreposição de tempos históricos. A análise feita busca clarificar algumas questões por trás do estilo representativo, tentando compreender os parâmetros teóricos e formais que constroem a expressão alegórica de nossos objetos, para tal, nos aprofundamos em leituras acerca do cinema de vanguarda das décadas de 40 a 50, da arte popular revolucionária brasileira, do teatro épico de Brecht e do cinema intelectual de Eisenstein. Também buscamos compreender uma leitura historiográfica, almejando melhor entendimento das questões históricas expressas alegoricamente, como o avanço capitalista no Brasil, o populismo e sua derrocada, o processo regressivo de 64, a luta armada, a reorganização econômica do sertão na velha república e os fenômenos do milenarismo e do cangaço que ocorreram no mesmo local e época. |
id |
UFMG_dbed938841c0034f0fae1c57858b31ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/58893 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcos Rogério Cordeiro Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/9503179036205972Marcelino Rodrigues da SilvaLuis Alberto Nogueira Alveshttp://lattes.cnpq.br/4694804665054719Gabriel Caixeta de Paula Muller2023-09-25T14:11:07Z2023-09-25T14:11:07Z2023-03-30http://hdl.handle.net/1843/58893O presente trabalho toma como objeto os filmes Deus e o diabo na terra do sol (1964) e Terra em transe (1967), buscando analisar nestas obras como o estilo transforma a derrocada do populismo e a contrarrevolução em uma representação de cunho crítico do processo de modernização do capitalismo nacional. Entendemos que essa representação se expressa alegoricamente, ou seja, não veremos as questões historicamente colocadas no início da década de 1960 de forma imediata na fatura, mas a partir de uma série de recursos cinematográficos que organizam e condensam os dados concretos da conjuntura de então, realizando a sobreposição de tempos históricos. A análise feita busca clarificar algumas questões por trás do estilo representativo, tentando compreender os parâmetros teóricos e formais que constroem a expressão alegórica de nossos objetos, para tal, nos aprofundamos em leituras acerca do cinema de vanguarda das décadas de 40 a 50, da arte popular revolucionária brasileira, do teatro épico de Brecht e do cinema intelectual de Eisenstein. Também buscamos compreender uma leitura historiográfica, almejando melhor entendimento das questões históricas expressas alegoricamente, como o avanço capitalista no Brasil, o populismo e sua derrocada, o processo regressivo de 64, a luta armada, a reorganização econômica do sertão na velha república e os fenômenos do milenarismo e do cangaço que ocorreram no mesmo local e época.The following thesis takes as its object the films Black god, white devil (1964) and Entranced earth (1967), trying to analyze how its style transforms brazilian populism's destruction and the subsequent counterrevolution into a critical representation of brazillian’s historic process of capitalist modernization. We understand that this representation is expressed allegorically, which means that we won’t be seeing the historical problems from early 1960 immediately in these works, but laid across a series of cinematic resources that organize and condense hard historical data from them, superposing different historical times. The present analysis tries to clarify some problems behind the representative style, trying to understand formal and theoretical parameters that build up the allegorical expression in our object, in such way, we deepen into readings about avant-garde cinema from the 40s to the 50s, brazilian popular-revolutionary art, Brecht's epic theater and Eisenstein intellectual cinema. We also make a historiographic reading, attempting a better understanding of historical questions allegorically expressed, like brazilian capitalist advancement, populism and it’s defeat, the regressive process that initiates in 1964, the armed fight against the military and it’s dictatorial state, the sertão’s economic reorganization in the old republic and the millenarist and the cangaço phenomena that occur in the same space and time.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Glauber, 1939-1981.Deus e o diabo na terra do sol (Filme)Terra em transe (Filme)Realismo no cinemaSimbolismo no cinemaPopulismoCinema brasileiroGlauber RochaAlegoriaPopulismoRevolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58893/2/license_rdfd434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4eMD52ORIGINALRevolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. (2).pdfRevolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. (2).pdfRevolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha.application/pdf1687493https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58893/4/Revolu%c3%a7%c3%a3o%20e%20contrarrevolu%c3%a7%c3%a3o%20no%20cinema%20realista%20de%20Glauber%20Rocha.%20%282%29.pdf8f4b0191abf9e60a72da6239b545dd13MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58893/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/588932023-09-25 11:11:08.001oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-25T14:11:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. |
title |
Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. |
spellingShingle |
Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. Gabriel Caixeta de Paula Muller Glauber Rocha Alegoria Populismo Rocha, Glauber, 1939-1981. Deus e o diabo na terra do sol (Filme) Terra em transe (Filme) Realismo no cinema Simbolismo no cinema Populismo Cinema brasileiro |
title_short |
Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. |
title_full |
Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. |
title_fullStr |
Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. |
title_full_unstemmed |
Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. |
title_sort |
Revolução e contrarrevolução no cinema realista de Glauber Rocha. |
author |
Gabriel Caixeta de Paula Muller |
author_facet |
Gabriel Caixeta de Paula Muller |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcos Rogério Cordeiro Fernandes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9503179036205972 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcelino Rodrigues da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luis Alberto Nogueira Alves |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4694804665054719 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel Caixeta de Paula Muller |
contributor_str_mv |
Marcos Rogério Cordeiro Fernandes Marcelino Rodrigues da Silva Luis Alberto Nogueira Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Glauber Rocha Alegoria Populismo |
topic |
Glauber Rocha Alegoria Populismo Rocha, Glauber, 1939-1981. Deus e o diabo na terra do sol (Filme) Terra em transe (Filme) Realismo no cinema Simbolismo no cinema Populismo Cinema brasileiro |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rocha, Glauber, 1939-1981. Deus e o diabo na terra do sol (Filme) Terra em transe (Filme) Realismo no cinema Simbolismo no cinema Populismo Cinema brasileiro |
description |
O presente trabalho toma como objeto os filmes Deus e o diabo na terra do sol (1964) e Terra em transe (1967), buscando analisar nestas obras como o estilo transforma a derrocada do populismo e a contrarrevolução em uma representação de cunho crítico do processo de modernização do capitalismo nacional. Entendemos que essa representação se expressa alegoricamente, ou seja, não veremos as questões historicamente colocadas no início da década de 1960 de forma imediata na fatura, mas a partir de uma série de recursos cinematográficos que organizam e condensam os dados concretos da conjuntura de então, realizando a sobreposição de tempos históricos. A análise feita busca clarificar algumas questões por trás do estilo representativo, tentando compreender os parâmetros teóricos e formais que constroem a expressão alegórica de nossos objetos, para tal, nos aprofundamos em leituras acerca do cinema de vanguarda das décadas de 40 a 50, da arte popular revolucionária brasileira, do teatro épico de Brecht e do cinema intelectual de Eisenstein. Também buscamos compreender uma leitura historiográfica, almejando melhor entendimento das questões históricas expressas alegoricamente, como o avanço capitalista no Brasil, o populismo e sua derrocada, o processo regressivo de 64, a luta armada, a reorganização econômica do sertão na velha república e os fenômenos do milenarismo e do cangaço que ocorreram no mesmo local e época. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-25T14:11:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-25T14:11:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/58893 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/58893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58893/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58893/4/Revolu%c3%a7%c3%a3o%20e%20contrarrevolu%c3%a7%c3%a3o%20no%20cinema%20realista%20de%20Glauber%20Rocha.%20%282%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58893/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4e 8f4b0191abf9e60a72da6239b545dd13 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589356505530368 |