Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Heloísa Faria Braga Feichashttp://lattes.cnpq.br/5526675559028850Patrick Kruel SchimdtMarcus Vinícius Medeiros PereiraMarco Antônio Farias ScarassattiHelena Lopes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0822073326668838Euridiana Silva Souza2020-01-27T17:46:12Z2020-01-27T17:46:12Z2019-08-26http://hdl.handle.net/1843/32239O trabalho e a formação de músicos profissionais perpassam diferentes caminhos, uma vez que música, enquanto área de conhecimento, prática social, é concebida partindo do conhecimento prático – do saber-fazer. A carreira em música é caracterizada por atuações múltiplas, trabalhos fragmentados e, muitas vezes, instáveis. Tal realidade propicia a construção de diferentes identidades profissionais nos egressos do curso superior da área. Com o objetivo de investigar a influência do curso superior na formação destas identidades em bacharéis que atuam no ensino, este estudo foi desenhado cruzando dados da formação universitária e da experiência formativa e profissional de egressos de quatro instituições de ensino superior públicas no sudeste do Brasil: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Os documentos para análise foram coletados nos sites das IES – projetos pedagógicos, ementas das disciplinas, grades curriculares – e em questionários online aplicados à 42 graduados nestas instituições. As análises tiveram por base de reflexão as categorias analíticas que constituem a equação da prática (BOURDIEU, 2008): [(habitus) (capital)] + campo = prática. Tal estrutura analítica permitiu localizar habitus profissionais e acadêmicos que ressaltaram as disparidades entre a formação superior e as realidades do mercado de trabalho em música. Emergiram das análises três discussões principais: 1) Sobre os modelos de carreira em música, que produzem multisujeitos atuantes em trajetórias não previsíveis. 2) Sobre os modelos de formação curricular, e as possibilidades oferecidas pelas instituições, favorecendo a reprodução de modelos colonialistas ou permitindo outras formações. 3) A atuação no mercado de ensino e assunção das identidades de professor e educador musical. As discussões apontaram: as lacunas entre o formação universitária e as realidades experienciadas no mercado de trabalho em música; as necessidades de restruturações curriculares e o papel fundamental de reposicionamento dos docentes, e dos próprios discentes no ensino superior; a atuação no mercado de ensino de música apenas como parte do processo de construção das identidades profissionais, não necessariamente determinante na construção dos sujeitos, uma vez que muitos ainda atuam apenas como forma de complementação de renda; a possibilidade de compreensão do ensino superior em música como educAÇÃO musical superior, enquanto processo formativo amplo e libertador.The work and training of professional musicians follow different paths, since music, as a social practice, is conceived from practical knowledge - from know-how. The career in music is characterized by multiple roles, fragmented work and, often, unstable. This reality favors the construction of different professional identities for graduates in higher education in music. This study investigates the influence of higher education in the formation of these identities among bachelors that work in education market. It was designed taking into account data from university education and professional experience of graduates from four public higher education institutions in Southeastern Brazil: University of São Paulo (USP), Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Federal University of Minas Gerais (UFMG), Faculty of Music of Espírito Santo (FAMES). The documents for analysis were collected on the HEIs websites - pedagogical projects, syllabuses, curriculum grades - and online questionnaires applied to 42 graduates in these institutions. The analysis was based on the analytical categories that constitute the practice equation (BOURDIEU, 2008): [(habitus) (capital)] + field = practice. This analytical framework allowed to locate professional and academic habitus, highlighting the disparities between higher education and the realities of the labor market in music. Three main discussions emerged from the analysis: 1) About career models in music, which produce multisubjects acting on unforeseen trajectories. 2) About the models of curricular formation, and the possibilities offered by the institutions, favoring the reproduction of colonialist models or allowing other formations. 3) How graduates act in the market of teaching and how is the assumption of the identities of music teacher and music educator. The discussions pointed out: the gaps between university education and the realities experienced in the labor market in music; the needs of curricular restructuring and the fundamental role of repositioning of teachers and students in higher education; the work in the music teaching market only as part of the process of building professional identities, not necessarily determining in the construction of the subjects, since many still only act in it as a form of income complementation; the possibility of understanding higher education in music as a higher musical educ(ACTION), as a broad and liberating formative process.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsicaEducação musicalMúsica - Instrução e estudoFormação profissionalBacharelado em MúsicaEducação Musical SuperiorIdentidade ProfissionalCurrículo como práticaCarreira em músicaDa arte de (re)posicionar-se: educação musical superior e construções de identidades profissionais de bacharéis em música que atuam no ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese - Euridiana Silva Souza - Da arte de reposicionar-se.pdfTese - Euridiana Silva Souza - Da arte de reposicionar-se.pdfTese de Doutorado em Música / Educação Musicalapplication/pdf5622547https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32239/1/Tese%20-%20Euridiana%20Silva%20Souza%20-%20Da%20arte%20de%20reposicionar-se.pdf424bdf70ad90211139c41874a383db36MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32239/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTTese - Euridiana Silva Souza - Da arte de reposicionar-se.pdf.txtTese - Euridiana Silva Souza - Da arte de reposicionar-se.pdf.txtExtracted texttext/plain621953https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32239/3/Tese%20-%20Euridiana%20Silva%20Souza%20-%20Da%20arte%20de%20reposicionar-se.pdf.txt2dcbdf28a0368f95603f5ea20bd9a99cMD531843/322392020-01-28 03:25:09.963oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-28T06:25:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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