Pedagogia do lar/oficina: produção, mobilização e aquisição do conhecimento no trabalho das costureiras faccionistas de Divinópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosangela Maria Pereira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-62TJ9A
Resumo: Este trabalho investiga as transformações que, principalmente nos últimos anos, tem levado relevante número de costureiras da fábrica para o trabalho em suas próprias residências. Procuramos entender como as trabalhadoras domiciliares da indústria de confecção de Divinópolis, as faccionistas, vivenciam as novas condições marcadas por formas flexíveis de trabalho e a partir daí as relações estabelecidas entre trabalho domiciliar, qualificação profissional e o saber produzido no processo de trabalho. A hipótese da investigação é de que a precarização das relações de trabalho não provocam, automaticamente, a precarização do conhecimento mobilizado, construído e adquirido pela trabalhadora faccionista no processo de trabalho. Buscamos, no processo de trabalho, no seu acontecendo, o que denominamos a Pedagogia do Lar/Oficina, as dimensões educativas do trabalho domiciliar. Buscamos, assim, entender as dimensões contraditórias deste processo educativo, ou seja, como a relação capital/trabalho, nesse momento histórico atual, tem trazido a precarização das relações contratuais de trabalho, mas simultaneamente tem criado também condições, particularmente nas relações estabelecidas dentro do lar-oficina, no processo de organização do trabalho domiciliar, uma relação da trabalhadora com o saber que recupera o domínio do saber sobre o trabalho total, associado a uma maior capacidade criativa.
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