Pedagogia do lar/oficina: produção, mobilização e aquisição do conhecimento no trabalho das costureiras faccionistas de Divinópolis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-62TJ9A |
Resumo: | Este trabalho investiga as transformações que, principalmente nos últimos anos, tem levado relevante número de costureiras da fábrica para o trabalho em suas próprias residências. Procuramos entender como as trabalhadoras domiciliares da indústria de confecção de Divinópolis, as faccionistas, vivenciam as novas condições marcadas por formas flexíveis de trabalho e a partir daí as relações estabelecidas entre trabalho domiciliar, qualificação profissional e o saber produzido no processo de trabalho. A hipótese da investigação é de que a precarização das relações de trabalho não provocam, automaticamente, a precarização do conhecimento mobilizado, construído e adquirido pela trabalhadora faccionista no processo de trabalho. Buscamos, no processo de trabalho, no seu acontecendo, o que denominamos a Pedagogia do Lar/Oficina, as dimensões educativas do trabalho domiciliar. Buscamos, assim, entender as dimensões contraditórias deste processo educativo, ou seja, como a relação capital/trabalho, nesse momento histórico atual, tem trazido a precarização das relações contratuais de trabalho, mas simultaneamente tem criado também condições, particularmente nas relações estabelecidas dentro do lar-oficina, no processo de organização do trabalho domiciliar, uma relação da trabalhadora com o saber que recupera o domínio do saber sobre o trabalho total, associado a uma maior capacidade criativa. |
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Antonia Vitoria Soares AranhaMagda Maria Bello de Almeida NevesEloisa Helena SantosAntonio Julio de Menezes NetoRosangela Maria Pereira2019-08-14T09:35:40Z2019-08-14T09:35:40Z2004-08-20http://hdl.handle.net/1843/HJPB-62TJ9AEste trabalho investiga as transformações que, principalmente nos últimos anos, tem levado relevante número de costureiras da fábrica para o trabalho em suas próprias residências. Procuramos entender como as trabalhadoras domiciliares da indústria de confecção de Divinópolis, as faccionistas, vivenciam as novas condições marcadas por formas flexíveis de trabalho e a partir daí as relações estabelecidas entre trabalho domiciliar, qualificação profissional e o saber produzido no processo de trabalho. A hipótese da investigação é de que a precarização das relações de trabalho não provocam, automaticamente, a precarização do conhecimento mobilizado, construído e adquirido pela trabalhadora faccionista no processo de trabalho. Buscamos, no processo de trabalho, no seu acontecendo, o que denominamos a Pedagogia do Lar/Oficina, as dimensões educativas do trabalho domiciliar. Buscamos, assim, entender as dimensões contraditórias deste processo educativo, ou seja, como a relação capital/trabalho, nesse momento histórico atual, tem trazido a precarização das relações contratuais de trabalho, mas simultaneamente tem criado também condições, particularmente nas relações estabelecidas dentro do lar-oficina, no processo de organização do trabalho domiciliar, uma relação da trabalhadora com o saber que recupera o domínio do saber sobre o trabalho total, associado a uma maior capacidade criativa.Ce travail étudie les transformations qui, principalement dans les dernières années, emment un nombre significatif des couturières de l'usine pour le travail dans leurs résidences. Nous recherchons comprendre comme les ouvrières domiciliaires de l'industrie de la confection de Divinópolis, les faccionistas, vivent profondément les nouvelles conditions marquées pour les formes flexibles du travail et à partir des relations établies entre le travail domiciliaire, la qualification professionnel et le savoir produit dans le procès du travail. Lhypothèse de lenquête est due de labsente de formalité des relations du travail que ne provoquent pas, automatiquement, la precarité de la connaissance mobilisée construite et acquise pour louvrière faccionista dans le procès du travail. Nous cherchons dans le procés du travail, in loco, ce que nous nommons la Pedagogia do Lar/Oficina, les dimensions éducatives du travail domiciliaire. Nous recherchons ainsi, comprendre les dimensions contradictoires de ce procès éducatif, soit, comme la relation capital/travail, a ce moment historique courant, il a apportée labsente de formalité des relations du travail, mais simultanément on a créé également des conditions, en particulier dans les relations établies à l'intérieur de la maison-atelier, dans le procés dorganisation du travail domiciliaire, une relation de louvrière avec le savoir quelle récupère le domaine du savoir sur tout le travail, associé à lune plus grande capacité créatrice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOficinasEducaçãoTrabalho EducaçãoLar e escolaDivinópolisTrabalho domíciloCostureirasPedagogia do lar/oficina: produção, mobilização e aquisição do conhecimento no trabalho das costureiras faccionistas de Divinópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALros_ngela_maria.pdfapplication/pdf1764454https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-62TJ9A/1/ros_ngela_maria.pdf9aa1f769be032e0bd1cddeb7a1926447MD51TEXTros_ngela_maria.pdf.txtros_ngela_maria.pdf.txtExtracted texttext/plain448193https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-62TJ9A/2/ros_ngela_maria.pdf.txt630de80bbb0fa921742d907e408a74ffMD521843/HJPB-62TJ9A2019-11-14 17:11:37.399oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-62TJ9ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:11:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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