Esse ambiente não é para todo mundo: as condições de inserção e de permanência de egressos/as da EJA no ensino superior público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neilton Castro da Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQRM6
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central descrever e analisar em que medida se deu a inserção de egresso/a da EJA no Ensino Superior em instituição pública, de forma específica, em dois dos 24 Campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nosso esforço centrou-se nanecessidade de compreender como foi construída a trajetória de cada sujeito, de modo a evidenciar os elementos constitutivos que atuaram em torno da inserção ao Ensino Superior e, sobretudo, da permanência. A pesquisa foi realizada à luz de sete conceitos teóricos, a saber:Ator Plural (Lahire); Da relação com a Escola e com o Saber; Sentido; Mobilização (Charlot) e Suporte (Martuccelli). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas narrativas, realizadas com oito pessoas, sendo três do sexo masculino e cinco do feminino, de idade entre 24 e 48 anos, matriculadas em quatro diferentes cursos de licenciatura (História, Letras, Matemática e Pedagogia), da UNEB Campus X e XVIII. De início é possível afirmar que as trajetórias aqui analisadas, dadas as suas configurações, são distintas daquelas já apresentadas, em geral, pelaSociologia da Educação. Podemos destacar, como achado da pesquisa, o papel da socialização secundária, defendida por Lahire, como um conjunto de experiências potencialmente importante, pois, por meio delas, é possível a constituição de disposições, nesse caso, escolares.A investigação aponta que os sujeitos geralmente partem de um lugar de escassez de informações acerca da universidade, principalmente a respeito das regras do jogo acadêmico. No entanto, mostra como, apesar do fraco Capital Escolar adquirido anteriormente, eles têm seapropriado de estratégias e suportes para garantir a sua permanência na universidade. Ficou evidenciado que o sentido atribuído ao processo e, dessa forma a capacidade de mobilizaremse em torno do objetivo, potencializaram a entrada e a permanência desses sujeitos nos cursosaos quais se encontravam matriculados. Além disso, os dados afirmaram também que a condição de egresso/a da EJA não os torna inferiores aos/às demais estudantes, como sugere o senso comum.
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Os dados foram obtidos por meio de entrevistas narrativas, realizadas com oito pessoas, sendo três do sexo masculino e cinco do feminino, de idade entre 24 e 48 anos, matriculadas em quatro diferentes cursos de licenciatura (História, Letras, Matemática e Pedagogia), da UNEB Campus X e XVIII. De início é possível afirmar que as trajetórias aqui analisadas, dadas as suas configurações, são distintas daquelas já apresentadas, em geral, pelaSociologia da Educação. Podemos destacar, como achado da pesquisa, o papel da socialização secundária, defendida por Lahire, como um conjunto de experiências potencialmente importante, pois, por meio delas, é possível a constituição de disposições, nesse caso, escolares.A investigação aponta que os sujeitos geralmente partem de um lugar de escassez de informações acerca da universidade, principalmente a respeito das regras do jogo acadêmico. No entanto, mostra como, apesar do fraco Capital Escolar adquirido anteriormente, eles têm seapropriado de estratégias e suportes para garantir a sua permanência na universidade. Ficou evidenciado que o sentido atribuído ao processo e, dessa forma a capacidade de mobilizaremse em torno do objetivo, potencializaram a entrada e a permanência desses sujeitos nos cursosaos quais se encontravam matriculados. Além disso, os dados afirmaram também que a condição de egresso/a da EJA não os torna inferiores aos/às demais estudantes, como sugere o senso comum.This study describes and analyzes, as its central objective, the extent of the insertion of Adult Education alumni in public Higher Education; specifically in 2 of the 24 Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campuses. Our effort concentrates on the necessity of comprehendinghow each subject path was built, highlighting the constitutive elements that acted around the insertion in Higher Education and, especially, around the permanence of the students. The study was realized in the light of seven theoretical concepts, namely: Plural Actor (Lahire); Relationwith Knowledge in the School; Sense; Mobilization (Charlot) and Support (Martuccelli). The data were collected by means of narrative interviews, realized with eight people, three males and five females, from 24 to 48 years old, enrolled in four different teaching courses (History, Languages, Mathematics and Pedagogy) of UNEB campuses X and XVIII. At first, it is possible to affirm that the paths analyzed here, given their configurations, are distinct from the ones already presented, in general, by Sociology of Education. We can highlight, as discovered on the study, the role of secondary socialization, defended by Lahire, as a set of experiencespotentially important, since, with them it is possible to constitute, in this case, scholar provisions. The investigation points out that subjects usually come from places with scarcity of information about universities, mainly concerning the academic ground rules. However, it shows how, despite the weak educational capital previously acquired, the students have been appropriating strategies and supports to guarantee their permanence in the university. It is shown that the sense assigned to the process and, therefore the mobilization capacity around an objective, maximized the entrance and the permanence of these subjects in the courses in which they were enrolled. Furthermore, the data also state that the condition of Adult Education alumni do not make them inferior to the other students, as common view suggestsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalEstereótipo (Psicologia)EducaçãoUniversidades e faculdadesEducação de adultosTrajetóriaSuporteVida universitáriaEJAEsse ambiente não é para todo mundo: as condições de inserção e de permanência de egressos/as da EJA no ensino superior públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final.pdfapplication/pdf1373606https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQRM6/1/tese_final.pdf89523cd163239b23fc7d360262f79ba3MD51TEXTtese_final.pdf.txttese_final.pdf.txtExtracted texttext/plain547578https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQRM6/2/tese_final.pdf.txt6f11e906d7f88b18772c43b17455b403MD521843/BUOS-AQQRM62019-11-14 19:37:51.29oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQQRM6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:37:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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