Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389 |
Resumo: | A democratização do ensino superior brasileiro, aliado ao processo de expansão das universidades públicas, da primeira década do século XXI, até o tempo presente, vêm contribuindo para que os jovens e adultos acessem a formação universitária, embora os estudos revelem que a conclusão do curso de graduação tem sido permeada de obstáculos e incertezas. Portanto, a “afiliação”, que nos remete aos estudos do sociólogo francês Alain Coulon, consiste num desafio a ser encarado pelos docentes universitários que têm lecionado para esse novo público de estudantes, originários das camadas populares. Contudo, não podemos esquecer que esse fenômeno emergente também requer providências institucionais, com vistas à garantia da permanência, da qualidade das aprendizagens e das vivências acadêmicas dos estudantes. Desse contexto, emergiu o estudo em questão, que tem como objetivo problematizar a afiliação de egressos de uma modalidade da Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que têm ingressado na universidade pública. Relativamente aos dilemas do acesso em que o trabalho, os conhecimentos prévios insuficientes, a falta de tempo para os estudos e as dificuldades do primeiro ano da vida universitária são os maiores dilemas para os estudantes jovens e adultos, sugere-se algumas estratégias para a acolhida e à prática profissional dos docentes universitários face à condição dos novos estudantes do ensino superior. |
id |
UNEB-2_16fb9e7c6d97db5493143e52871a1de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1389 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitáriaExpansãoEJAAcessoAfiliaçãoDocência universitáriaA democratização do ensino superior brasileiro, aliado ao processo de expansão das universidades públicas, da primeira década do século XXI, até o tempo presente, vêm contribuindo para que os jovens e adultos acessem a formação universitária, embora os estudos revelem que a conclusão do curso de graduação tem sido permeada de obstáculos e incertezas. Portanto, a “afiliação”, que nos remete aos estudos do sociólogo francês Alain Coulon, consiste num desafio a ser encarado pelos docentes universitários que têm lecionado para esse novo público de estudantes, originários das camadas populares. Contudo, não podemos esquecer que esse fenômeno emergente também requer providências institucionais, com vistas à garantia da permanência, da qualidade das aprendizagens e das vivências acadêmicas dos estudantes. Desse contexto, emergiu o estudo em questão, que tem como objetivo problematizar a afiliação de egressos de uma modalidade da Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que têm ingressado na universidade pública. Relativamente aos dilemas do acesso em que o trabalho, os conhecimentos prévios insuficientes, a falta de tempo para os estudos e as dificuldades do primeiro ano da vida universitária são os maiores dilemas para os estudantes jovens e adultos, sugere-se algumas estratégias para a acolhida e à prática profissional dos docentes universitários face à condição dos novos estudantes do ensino superior.UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 121-147reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389/917da Silva, Neiltoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1389Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:49Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária |
title |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária |
spellingShingle |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária da Silva, Neilton Expansão EJA Acesso Afiliação Docência universitária |
title_short |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária |
title_full |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária |
title_fullStr |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária |
title_full_unstemmed |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária |
title_sort |
Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária |
author |
da Silva, Neilton |
author_facet |
da Silva, Neilton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Neilton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expansão EJA Acesso Afiliação Docência universitária |
topic |
Expansão EJA Acesso Afiliação Docência universitária |
description |
A democratização do ensino superior brasileiro, aliado ao processo de expansão das universidades públicas, da primeira década do século XXI, até o tempo presente, vêm contribuindo para que os jovens e adultos acessem a formação universitária, embora os estudos revelem que a conclusão do curso de graduação tem sido permeada de obstáculos e incertezas. Portanto, a “afiliação”, que nos remete aos estudos do sociólogo francês Alain Coulon, consiste num desafio a ser encarado pelos docentes universitários que têm lecionado para esse novo público de estudantes, originários das camadas populares. Contudo, não podemos esquecer que esse fenômeno emergente também requer providências institucionais, com vistas à garantia da permanência, da qualidade das aprendizagens e das vivências acadêmicas dos estudantes. Desse contexto, emergiu o estudo em questão, que tem como objetivo problematizar a afiliação de egressos de uma modalidade da Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que têm ingressado na universidade pública. Relativamente aos dilemas do acesso em que o trabalho, os conhecimentos prévios insuficientes, a falta de tempo para os estudos e as dificuldades do primeiro ano da vida universitária são os maiores dilemas para os estudantes jovens e adultos, sugere-se algumas estratégias para a acolhida e à prática profissional dos docentes universitários face à condição dos novos estudantes do ensino superior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389/917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 121-147 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658517250048 |