Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Neilton
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389
Resumo: A democratização do ensino superior brasileiro, aliado ao processo de expansão das universidades públicas, da primeira década do século XXI, até o tempo presente, vêm contribuindo para que os jovens e adultos acessem a formação universitária, embora os estudos revelem que a conclusão do curso de graduação tem sido permeada de obstáculos e incertezas. Portanto, a “afiliação”, que nos remete aos estudos do sociólogo francês Alain Coulon, consiste num desafio a ser encarado pelos docentes universitários que têm lecionado para esse novo público de estudantes, originários das camadas populares. Contudo, não podemos esquecer que esse fenômeno emergente também requer providências institucionais, com vistas à garantia da permanência, da qualidade das aprendizagens e das vivências acadêmicas dos estudantes. Desse contexto, emergiu o estudo em questão, que tem como objetivo problematizar a afiliação de egressos de uma modalidade da Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que têm ingressado na universidade pública. Relativamente aos dilemas do acesso em que o trabalho, os conhecimentos prévios insuficientes, a falta de tempo para os estudos e as dificuldades do primeiro ano da vida universitária são os maiores dilemas para os estudantes jovens e adultos, sugere-se algumas estratégias para a acolhida e à prática profissional dos docentes universitários face à condição dos novos estudantes do ensino superior.
id UNEB-2_16fb9e7c6d97db5493143e52871a1de7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1389
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitáriaExpansãoEJAAcessoAfiliaçãoDocência universitáriaA democratização do ensino superior brasileiro, aliado ao processo de expansão das universidades públicas, da primeira década do século XXI, até o tempo presente, vêm contribuindo para que os jovens e adultos acessem a formação universitária, embora os estudos revelem que a conclusão do curso de graduação tem sido permeada de obstáculos e incertezas. Portanto, a “afiliação”, que nos remete aos estudos do sociólogo francês Alain Coulon, consiste num desafio a ser encarado pelos docentes universitários que têm lecionado para esse novo público de estudantes, originários das camadas populares. Contudo, não podemos esquecer que esse fenômeno emergente também requer providências institucionais, com vistas à garantia da permanência, da qualidade das aprendizagens e das vivências acadêmicas dos estudantes. Desse contexto, emergiu o estudo em questão, que tem como objetivo problematizar a afiliação de egressos de uma modalidade da Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que têm ingressado na universidade pública. Relativamente aos dilemas do acesso em que o trabalho, os conhecimentos prévios insuficientes, a falta de tempo para os estudos e as dificuldades do primeiro ano da vida universitária são os maiores dilemas para os estudantes jovens e adultos, sugere-se algumas estratégias para a acolhida e à prática profissional dos docentes universitários face à condição dos novos estudantes do ensino superior.UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 121-147reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389/917da Silva, Neiltoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1389Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:49Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
title Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
spellingShingle Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
da Silva, Neilton
Expansão
EJA
Acesso
Afiliação
Docência universitária
title_short Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
title_full Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
title_fullStr Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
title_full_unstemmed Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
title_sort Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária
author da Silva, Neilton
author_facet da Silva, Neilton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Neilton
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão
EJA
Acesso
Afiliação
Docência universitária
topic Expansão
EJA
Acesso
Afiliação
Docência universitária
description A democratização do ensino superior brasileiro, aliado ao processo de expansão das universidades públicas, da primeira década do século XXI, até o tempo presente, vêm contribuindo para que os jovens e adultos acessem a formação universitária, embora os estudos revelem que a conclusão do curso de graduação tem sido permeada de obstáculos e incertezas. Portanto, a “afiliação”, que nos remete aos estudos do sociólogo francês Alain Coulon, consiste num desafio a ser encarado pelos docentes universitários que têm lecionado para esse novo público de estudantes, originários das camadas populares. Contudo, não podemos esquecer que esse fenômeno emergente também requer providências institucionais, com vistas à garantia da permanência, da qualidade das aprendizagens e das vivências acadêmicas dos estudantes. Desse contexto, emergiu o estudo em questão, que tem como objetivo problematizar a afiliação de egressos de uma modalidade da Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que têm ingressado na universidade pública. Relativamente aos dilemas do acesso em que o trabalho, os conhecimentos prévios insuficientes, a falta de tempo para os estudos e as dificuldades do primeiro ano da vida universitária são os maiores dilemas para os estudantes jovens e adultos, sugere-se algumas estratégias para a acolhida e à prática profissional dos docentes universitários face à condição dos novos estudantes do ensino superior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1389/917
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 121-147
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658517250048