A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBFXV |
Resumo: | O presente trabalho aborda a problemática da relação família/escola tendo como foco específico um aluno da Escola Municipal Francisca de Paula, que está cursando o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental e que apresenta um quadro de dificuldade de aprendizagem. O trabalho aborda, sobretudo, a atuação da família do aluno no decorrer do processo de aprendizagem, detectando possíveis fatores afetivos, hereditários, sociais, familiares, dentre outros; que possam estar impedindo o sucesso desse aluno no processo de aprendizagem. Para tanto foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, de cunho interpessoal, cujo objetivo foi provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem a criança e sua relação social. Em conclusão, podemos referir que a problemática específica da dificuldade do aluno G., conforme apresentado, parte da falta de proximidade e consequentemente uma provável negligência da família, no que se refere às questões escolares. |
id |
UFMG_dea474cdc17dd03ceb88ffdcf9a752ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBFXV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcilaine Soares Inacio GomesDebora Pereira de Avelar2019-08-09T22:35:59Z2019-08-09T22:35:59Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBFXVO presente trabalho aborda a problemática da relação família/escola tendo como foco específico um aluno da Escola Municipal Francisca de Paula, que está cursando o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental e que apresenta um quadro de dificuldade de aprendizagem. O trabalho aborda, sobretudo, a atuação da família do aluno no decorrer do processo de aprendizagem, detectando possíveis fatores afetivos, hereditários, sociais, familiares, dentre outros; que possam estar impedindo o sucesso desse aluno no processo de aprendizagem. Para tanto foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, de cunho interpessoal, cujo objetivo foi provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem a criança e sua relação social. Em conclusão, podemos referir que a problemática específica da dificuldade do aluno G., conforme apresentado, parte da falta de proximidade e consequentemente uma provável negligência da família, no que se refere às questões escolares.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoDistúrbios da aprendizagemComunidade e escolaRelação Família / Escola Dificuldades de AprendizagemA influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdfapplication/pdf522265https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBFXV/1/a_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdf0028fa47c4a79dd62edf7e5e3d3d48c6MD51TEXTa_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdf.txta_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdf.txtExtracted texttext/plain69052https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBFXV/2/a_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdf.txtcf63fb4cf0e34babd0e8c727f375fed3MD521843/VRNS-9NBFXV2019-11-14 06:10:07.886oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBFXVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:10:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade |
title |
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade |
spellingShingle |
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade Debora Pereira de Avelar Relação Família / Escola Dificuldades de Aprendizagem Educação Distúrbios da aprendizagem Comunidade e escola |
title_short |
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade |
title_full |
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade |
title_fullStr |
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade |
title_full_unstemmed |
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade |
title_sort |
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade |
author |
Debora Pereira de Avelar |
author_facet |
Debora Pereira de Avelar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcilaine Soares Inacio Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debora Pereira de Avelar |
contributor_str_mv |
Marcilaine Soares Inacio Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Família / Escola Dificuldades de Aprendizagem |
topic |
Relação Família / Escola Dificuldades de Aprendizagem Educação Distúrbios da aprendizagem Comunidade e escola |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Distúrbios da aprendizagem Comunidade e escola |
description |
O presente trabalho aborda a problemática da relação família/escola tendo como foco específico um aluno da Escola Municipal Francisca de Paula, que está cursando o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental e que apresenta um quadro de dificuldade de aprendizagem. O trabalho aborda, sobretudo, a atuação da família do aluno no decorrer do processo de aprendizagem, detectando possíveis fatores afetivos, hereditários, sociais, familiares, dentre outros; que possam estar impedindo o sucesso desse aluno no processo de aprendizagem. Para tanto foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, de cunho interpessoal, cujo objetivo foi provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem a criança e sua relação social. Em conclusão, podemos referir que a problemática específica da dificuldade do aluno G., conforme apresentado, parte da falta de proximidade e consequentemente uma provável negligência da família, no que se refere às questões escolares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T22:35:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T22:35:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBFXV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBFXV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBFXV/1/a_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBFXV/2/a_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0028fa47c4a79dd62edf7e5e3d3d48c6 cf63fb4cf0e34babd0e8c727f375fed3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589384155430912 |