Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada,Edla Grisard Caldeira de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200007
Resumo: Refletindo acerca do papel do psicólogo escolar, este artigo apresenta uma intervenção sistêmica em uma das escolas do município de São José, Santa Catarina. Partindo da teoria sistêmica e da psicologia histórico-cultural, considerou-se a necessidade de ampliar a visão de “indivíduo dotado de problemas” para o entendimento dos sistemas diretos no qual o aluno vive: família e escola. Assim, famílias, professores e alunos participaram de alguns encontros com a psicóloga a fim de criar outros significados para a dificuldade apresentada na escola. O objetivo das intervenções foi circular a responsabilidade do “problema” entre os membros que participaram dos encontros. O artigo possibilita aos especialistas em educação novas maneiras de intervir nas escolas sem estigmatizar ou rotular o aluno.
id ABRAPEE-1_360193d1fb7f389cd9e561530b2109f6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572003000200007
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamenteIntervenção sistêmicaDificuldade de aprendizagemRelação famílias-escolaRefletindo acerca do papel do psicólogo escolar, este artigo apresenta uma intervenção sistêmica em uma das escolas do município de São José, Santa Catarina. Partindo da teoria sistêmica e da psicologia histórico-cultural, considerou-se a necessidade de ampliar a visão de “indivíduo dotado de problemas” para o entendimento dos sistemas diretos no qual o aluno vive: família e escola. Assim, famílias, professores e alunos participaram de alguns encontros com a psicóloga a fim de criar outros significados para a dificuldade apresentada na escola. O objetivo das intervenções foi circular a responsabilidade do “problema” entre os membros que participaram dos encontros. O artigo possibilita aos especialistas em educação novas maneiras de intervir nas escolas sem estigmatizar ou rotular o aluno.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200007Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572003000200007info:eu-repo/semantics/openAccessAndrada,Edla Grisard Caldeira depor2010-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572003000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente
title Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente
spellingShingle Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente
Andrada,Edla Grisard Caldeira de
Intervenção sistêmica
Dificuldade de aprendizagem
Relação famílias-escola
title_short Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente
title_full Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente
title_fullStr Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente
title_full_unstemmed Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente
title_sort Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente
author Andrada,Edla Grisard Caldeira de
author_facet Andrada,Edla Grisard Caldeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrada,Edla Grisard Caldeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção sistêmica
Dificuldade de aprendizagem
Relação famílias-escola
topic Intervenção sistêmica
Dificuldade de aprendizagem
Relação famílias-escola
description Refletindo acerca do papel do psicólogo escolar, este artigo apresenta uma intervenção sistêmica em uma das escolas do município de São José, Santa Catarina. Partindo da teoria sistêmica e da psicologia histórico-cultural, considerou-se a necessidade de ampliar a visão de “indivíduo dotado de problemas” para o entendimento dos sistemas diretos no qual o aluno vive: família e escola. Assim, famílias, professores e alunos participaram de alguns encontros com a psicóloga a fim de criar outros significados para a dificuldade apresentada na escola. O objetivo das intervenções foi circular a responsabilidade do “problema” entre os membros que participaram dos encontros. O artigo possibilita aos especialistas em educação novas maneiras de intervir nas escolas sem estigmatizar ou rotular o aluno.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572003000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604503392256