Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGA |
Resumo: | A pesquisa a seguir foi realizada com base na análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Limoeiro, no qual foi detectada a necessidade de aprofundamento em estudos sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais, que passavam quase despercebidos pelos profissionais da escola. Com base no estudo das leis que tratam do tema, foi possível identificar a evolução das mesmas no que se refere ao suporte dos alunos deficientes, mas também identificar o fato de que a legislação apenas não é capaz de mobilizar e organizar o espaço escolar, e que ela resulta muitas vezes na simples inserção do aluno deficiente na escola, sem que algum trabalho seja feito para que ele desenvolva suas capacidades. Com base no estudo de obas que tratam sobre inclusão e educação especial, foi possível perceber que apenas a inserção do aluno deficiente no ambiente escolar do ensino regular não promove, por si só, a inclusão, e que em função de suas necessidades especiais, esses alunos necessitam de um atendimento educacional diferenciado, para que sua inclusão no ensino regular não comprometa seu desenvolvimento físico e cognitivo, com o objetivo principal da promoção de sua autonomia. |
id |
UFMG_dfd420b92022021a142af6f5e2249555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X4RGA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Aline Gabriele PereiraUrlécia Maria de Magalhães Leite Souza2019-08-10T03:37:58Z2019-08-10T03:37:58Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGAA pesquisa a seguir foi realizada com base na análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Limoeiro, no qual foi detectada a necessidade de aprofundamento em estudos sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais, que passavam quase despercebidos pelos profissionais da escola. Com base no estudo das leis que tratam do tema, foi possível identificar a evolução das mesmas no que se refere ao suporte dos alunos deficientes, mas também identificar o fato de que a legislação apenas não é capaz de mobilizar e organizar o espaço escolar, e que ela resulta muitas vezes na simples inserção do aluno deficiente na escola, sem que algum trabalho seja feito para que ele desenvolva suas capacidades. Com base no estudo de obas que tratam sobre inclusão e educação especial, foi possível perceber que apenas a inserção do aluno deficiente no ambiente escolar do ensino regular não promove, por si só, a inclusão, e que em função de suas necessidades especiais, esses alunos necessitam de um atendimento educacional diferenciado, para que sua inclusão no ensino regular não comprometa seu desenvolvimento físico e cognitivo, com o objetivo principal da promoção de sua autonomia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação especialEducação inclusivaInclusão em educaçãoEscolas Organização e administraçãoEducação especialEducação inclusivaProjeto Político PedagógicoEducação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdfapplication/pdf1028134https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4RGA/1/tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdffa1cbb8a114f44fad1d22ba4b901b067MD51TEXTtcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf.txttcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf.txtExtracted texttext/plain84002https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4RGA/2/tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf.txt987a0525782ef86b49033b9df4e504aeMD521843/BUBD-9X4RGA2019-11-14 05:47:08.007oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X4RGARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:47:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência |
title |
Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência |
spellingShingle |
Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza Educação especial Educação inclusiva Projeto Político Pedagógico Educação especial Educação inclusiva Inclusão em educação Escolas Organização e administração |
title_short |
Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência |
title_full |
Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência |
title_fullStr |
Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência |
title_full_unstemmed |
Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência |
title_sort |
Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência |
author |
Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza |
author_facet |
Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aline Gabriele Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza |
contributor_str_mv |
Aline Gabriele Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação inclusiva Projeto Político Pedagógico |
topic |
Educação especial Educação inclusiva Projeto Político Pedagógico Educação especial Educação inclusiva Inclusão em educação Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação especial Educação inclusiva Inclusão em educação Escolas Organização e administração |
description |
A pesquisa a seguir foi realizada com base na análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Limoeiro, no qual foi detectada a necessidade de aprofundamento em estudos sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais, que passavam quase despercebidos pelos profissionais da escola. Com base no estudo das leis que tratam do tema, foi possível identificar a evolução das mesmas no que se refere ao suporte dos alunos deficientes, mas também identificar o fato de que a legislação apenas não é capaz de mobilizar e organizar o espaço escolar, e que ela resulta muitas vezes na simples inserção do aluno deficiente na escola, sem que algum trabalho seja feito para que ele desenvolva suas capacidades. Com base no estudo de obas que tratam sobre inclusão e educação especial, foi possível perceber que apenas a inserção do aluno deficiente no ambiente escolar do ensino regular não promove, por si só, a inclusão, e que em função de suas necessidades especiais, esses alunos necessitam de um atendimento educacional diferenciado, para que sua inclusão no ensino regular não comprometa seu desenvolvimento físico e cognitivo, com o objetivo principal da promoção de sua autonomia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T03:37:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T03:37:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4RGA/1/tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4RGA/2/tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa1cbb8a114f44fad1d22ba4b901b067 987a0525782ef86b49033b9df4e504ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971382409101312 |