Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGA
Resumo: A pesquisa a seguir foi realizada com base na análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Limoeiro, no qual foi detectada a necessidade de aprofundamento em estudos sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais, que passavam quase despercebidos pelos profissionais da escola. Com base no estudo das leis que tratam do tema, foi possível identificar a evolução das mesmas no que se refere ao suporte dos alunos deficientes, mas também identificar o fato de que a legislação apenas não é capaz de mobilizar e organizar o espaço escolar, e que ela resulta muitas vezes na simples inserção do aluno deficiente na escola, sem que algum trabalho seja feito para que ele desenvolva suas capacidades. Com base no estudo de obas que tratam sobre inclusão e educação especial, foi possível perceber que apenas a inserção do aluno deficiente no ambiente escolar do ensino regular não promove, por si só, a inclusão, e que em função de suas necessidades especiais, esses alunos necessitam de um atendimento educacional diferenciado, para que sua inclusão no ensino regular não comprometa seu desenvolvimento físico e cognitivo, com o objetivo principal da promoção de sua autonomia.
id UFMG_dfd420b92022021a142af6f5e2249555
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X4RGA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aline Gabriele PereiraUrlécia Maria de Magalhães Leite Souza2019-08-10T03:37:58Z2019-08-10T03:37:58Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGAA pesquisa a seguir foi realizada com base na análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Limoeiro, no qual foi detectada a necessidade de aprofundamento em estudos sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais, que passavam quase despercebidos pelos profissionais da escola. Com base no estudo das leis que tratam do tema, foi possível identificar a evolução das mesmas no que se refere ao suporte dos alunos deficientes, mas também identificar o fato de que a legislação apenas não é capaz de mobilizar e organizar o espaço escolar, e que ela resulta muitas vezes na simples inserção do aluno deficiente na escola, sem que algum trabalho seja feito para que ele desenvolva suas capacidades. Com base no estudo de obas que tratam sobre inclusão e educação especial, foi possível perceber que apenas a inserção do aluno deficiente no ambiente escolar do ensino regular não promove, por si só, a inclusão, e que em função de suas necessidades especiais, esses alunos necessitam de um atendimento educacional diferenciado, para que sua inclusão no ensino regular não comprometa seu desenvolvimento físico e cognitivo, com o objetivo principal da promoção de sua autonomia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação especialEducação inclusivaInclusão em educaçãoEscolas Organização e administraçãoEducação especialEducação inclusivaProjeto Político PedagógicoEducação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdfapplication/pdf1028134https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4RGA/1/tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdffa1cbb8a114f44fad1d22ba4b901b067MD51TEXTtcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf.txttcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf.txtExtracted texttext/plain84002https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4RGA/2/tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf.txt987a0525782ef86b49033b9df4e504aeMD521843/BUBD-9X4RGA2019-11-14 05:47:08.007oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X4RGARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:47:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
title Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
spellingShingle Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza
Educação especial
Educação inclusiva
Projeto Político Pedagógico
Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
title_short Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
title_full Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
title_fullStr Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
title_full_unstemmed Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
title_sort Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
author Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza
author_facet Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aline Gabriele Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza
contributor_str_mv Aline Gabriele Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Projeto Político Pedagógico
topic Educação especial
Educação inclusiva
Projeto Político Pedagógico
Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
description A pesquisa a seguir foi realizada com base na análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Limoeiro, no qual foi detectada a necessidade de aprofundamento em estudos sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais, que passavam quase despercebidos pelos profissionais da escola. Com base no estudo das leis que tratam do tema, foi possível identificar a evolução das mesmas no que se refere ao suporte dos alunos deficientes, mas também identificar o fato de que a legislação apenas não é capaz de mobilizar e organizar o espaço escolar, e que ela resulta muitas vezes na simples inserção do aluno deficiente na escola, sem que algum trabalho seja feito para que ele desenvolva suas capacidades. Com base no estudo de obas que tratam sobre inclusão e educação especial, foi possível perceber que apenas a inserção do aluno deficiente no ambiente escolar do ensino regular não promove, por si só, a inclusão, e que em função de suas necessidades especiais, esses alunos necessitam de um atendimento educacional diferenciado, para que sua inclusão no ensino regular não comprometa seu desenvolvimento físico e cognitivo, com o objetivo principal da promoção de sua autonomia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T03:37:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T03:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4RGA/1/tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4RGA/2/tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fa1cbb8a114f44fad1d22ba4b901b067
987a0525782ef86b49033b9df4e504ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971382409101312